Empregos em alta nas áreas da tecnologia e informática

Tempo de leitura: 4 minutos

Empregos em alta: homem vestido com terno e com um computador com carinha feliz na cabeça

Em um passado não muito distante, a tecnologia era quase que um tabu para muita gente. Hoje, pessoas de qualquer idade tem uma ligação com a tecnologia que está em praticamente todas as atividades do dia a dia. Em resumo, não se vive mais sem tecnologia! Por consequência, essa é a área que mais cresce no mundo… Em outras palavras, os empregos estão em alta nas áreas da tecnologia e informática. E você, que tal seguir nesta carreira promissora?!

Fato é que o profissional de informática e tecnologia tem vaga garantida em diferentes setores. Só para ilustrar, em 2020, uma pesquisa do LinkdIn Brasil mostrou que das 15 profissões em crescimento, oito eram do setor. Inclusive, tem mais vagas do que profissionais qualificados. Aliás, a demanda por esses profissionais é tanta que os salários podem ser mais de R$ 20 mil.

Empregos em alta

De acordo com o relatório Empregos em Alta do LinkedIn, a tecnologia é uma das categorias que não pararam de crescer mesmo na crise econômica causada pela pandemia. Os dados mostram, por exemplo, que 20% dos cargos abertos em 2020 eram para funções remotas. Sendo o maior número de vagas remotas das 15 categorias de empregos em alta.

Ainda, o trabalho remoto, de forma geral, gerou mais demanda para profissionais da área. Isso porque, a prática do home office gerou um aumento no volume de dados compartilhados. De tal forma que subiu também a procura por profissionais especializados em computação em nuvem, infraestrutura de TI, gerenciamento de dados e segurança da informação. Além de tudo isso, não pode esquecer da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que entrou em vigor em setembro de 2020.

Para exemplificar, os cargos mais comuns, conforme o relatório, são: engenheiro(a) de software, desenvolvedor(a) de backend, desenvolvedor(a) de jogos, desenvolvedor(a) de frontend, consultor(a) de design de produto, designer de interface do usuário, desenvolvedor(a) de web e analista de segurança cibernética.

Contrata-se profissionais de tecnologia

Vagas e mais vagas de emprego nas áreas de computação e Tecnologia da Informação (TI)… Essa é a realidade! Mas, e daí, existe algum problema nisso? Certamente, existe!

É que a tendência para os próximos anos é um aumento ainda maior no número de oportunidades de trabalho e empregos no setor. No entanto, a Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom) revela um desequilíbrio entre a grande quantidade de vagas disponíveis e a falta de mão de obra.

Até 2024, o setor deverá abrir cerca de 290 mil novas vagas. Se de um lado a previsão de oferta de vagas é gigantesca, do outro o número de estudantes que concluem cursos de graduação nas áreas de Computação e TI é muito baixo. Afinal, conforme o Censo da Educação Superior de 2019 do MEC/Inep, a quantidade de formandos em 2019 não ultrapassou 21 mil profissionais.

Prepare-se para o mercado de trabalho

Será que existe uma fórmula mágica para resolver essa equação: muitas vagas x poucos candidatos para ocupá-las? Nesse interim, certo é que vivemos um momento onde o “Empreendedorismo de Palco” e os “Ilusionistas do Empreendedorismo” disseminam a ideia de que é simples e fácil tornar-se um profissional qualificado nas áreas de tecnologia. Basta fazer alguns cursos na internet e pronto. Ideia que é a mais pura ilusão!

Assim como tantas outras profissões que demandam tempo, dedicação, esforço e determinação, tornar-se um profissional qualificado e especialista na área de Computação também tem suas exigências. Fazer uma faculdade foi, é e sempre será o melhor e mais garantido caminho para preparar profissionais de qualidade. Como diz aquele velho ditado popular: não existe almoço de graça. Estude, estude e estude.

Formação na área de tecnologia

Em conclusão, você já percebeu que o setor da tecnologia é um dos melhores para se investir em carreira, não é mesmo? Mas, atenção! Se você pretende mergulhar neste universo, acima de tudo é fundamental buscar uma formação de excelência. Por isso, escolha um curso com ótimo conceito pelo MEC (Ministério da Educação) e uma universidade que também seja muito bem avaliada. Assim, o sucesso estará garantido!

Conheça as oportunidades de formação superior neste link.  Quer saber mais sobre as graduações que podem transformar o seu futuro na área de informática e computação? Então clique nos seguintes cursos: Ciência da ComputaçãoSistemas de InformaçãoAnálise e Desenvolvimento de SistemasJogos Digitais. 

Mas se você já é da área e quer se especializar? Então veja as oportunidades aqui.

Colaboração: Emerson Silas Dória, coordenador de cursos de graduação e pós-graduação da Fipp (Faculdade de Informática de Presidente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *