Enem: confira 7 dicas de como usar a sua nota

Tempo de leitura: 4 minutos

Fazer uma faculdade e ter uma carreira de sucesso podem ser alguns dos seus objetivos. Sem dúvida, o primeiro passo para que tudo dê certo é estudar! Aliás, o Enem é uma das portas de entrada para o ensino superior. Veja neste post 7 dicas de como usar a sua nota do Enem e brilhar nesse mundão afora.

Em princípio, saiba que não adianta apenas se inscrever, pagar a taxa e fazer a prova de qualquer jeito. Já que você escolheu prestar esse exame é legal se esforçar para tirar uma boa nota. Daí sim terá várias possibilidades. Dá só uma olhadinha!

Nota do Enem abre portas com estudante segurando o diploma e amigos ao lado fazendo o sinal de joia

1 – Faça do Enem a sua prova de vestibular

Só para ilustrar! Nesse caso, várias instituições particulares usam a nota do Enem como critério de seleção. Dessa forma, você não precisa prestar o vestibular e o seu ingresso também depende do seu desempenho. Cá entre nós? Tenho certeza que vai se sair muito bem e entrar naquela universidade que tanto quer! Já que esse é o seu objetivo, clique aqui para saber como usar a nota em um vestibular on-line.

2 – Bolsa de estudos de universidades particulares

Do mesmo modo que você pode usar a nota do Enem como vestibular, também pode aproveitar para ganhar bolsas de estudos de até 80%. Aliás, já pensou que a sua nota top pode ajudar a fazer aquele curso que você tanto quer? Nesse sentido, se você prestou o Enem de 2020, realizado em 2021, essa é a chance. Não perca tempo e acesse já esse link para saber como participar!

3 – Enem x Fies

Desde que você mande muito bem no Enem, também pode usá-lo para conseguir o Fies. Esse tipo de financiamento do Governo Federal te ajuda a estudar em instituições particulares. Por outro lado, depois que se formar e conquistar aquele emprego legal, vai pagando a faculdade aos poucos. Saiba mais sobre o Fies neste link.

4 – Prouni patrocina os seus estudos

No momento em que você decide a futura profissão é preciso correr atrás para estudar. Aliás, a falta de grana não pode fazer você adiar esse sonho. Sabia que com uma boa nota do Enem dá para concorrer a uma bolsa do Prouni? Surpreendentemente, você tem uma lista com várias instituições de ensino particulares que dão essa bolsa que pode ser de 100% ou 50%. Só para lembrar, precisa de no mínimo 450 pontos e não zerar na redação!

5 – Enem x universidade pública

Com toda a certeza você já tem em mente onde quer estudar. A propósito, se for uma universidade pública pode usar a sua nota do Enem para o conhecido Sisu. Em outras palavras, esse sistema do MEC oferece vagas para vários cursos em todo o país. Seja como for, é fundamental que você não seja treineiro e nem tire zero na redação, ok? Clique aqui para conhecer mais sobre o Sisu.

6 – Concursos públicos x Enem

Ainda, que tal usar a nota do Enem para conseguir um emprego? Com toda a certeza o seu bom desempenho também pode abrir portas para o mercado de trabalho. De tal forma que algumas instituições já adotam a nota do Enem como critério de seleção. Só para ilustrar, o Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar da Paraíba usa essa nota como critério da 1ª fase do processo seletivo.

7 – Estude no exterior com a sua nota do Enem

Em contraste com todas essas dicas que você já leu, o Enem pode te levar longe! Por causa de uma parceria do MEC com universidades portuguesas, você pode fazer faculdade em Portugal e entrar nessas instituições com a sua nota do Enem. Esse programa chama Enem Portugal e aqui você tem todas as orientações sobre ele. Nos Estados Unidos você também pode usar a sua nota do Enem para entrar em instituições como a Universidade de Nova York (NYU).

Seja como for a sua escolha, uma coisa é certa: o Enem te dá muitas possibilidades. De tal forma que para mandar bem vai depender exclusivamente de você! Isso mesmo, se esforce e se dedique para conquistar o que tanto deseja. Mas se você ainda tem dúvida sobre qual profissão escolher, dá uma olhadinha nessas dicas. Em primeiro lugar, você pode saber qual profissão combina mais com a sua personalidade aqui. Em segundo lugar, esse post te ajuda a saber como escolher a profissão. Por fim, confere esse conteúdo especial para arrasar no Enem!

Comments

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *