Tempo de leitura: 6 minutos
Fazer uma faculdade e ter uma carreira de sucesso podem ser alguns dos seus objetivos. Sem dúvida, o primeiro passo para que tudo dê certo é estudar! Aliás, você sabe para que serve a Nota do Enem? Já te dou aquele super spoiler… Ela é uma das portas de entrada para o ensino superior. Aproveite agora e confira as melhores dicas para usá-la e brilhar nesse mundão afora.
Em princípio, já pega essa dica de ouro… Tenha em mente que não adianta apenas se inscrever, pagar a taxa e fazer a prova de qualquer jeito. Já que você escolheu prestar esse exame é legal se esforçar para tirar uma boa nota. Daí sim terá várias possibilidades. Dá só uma olhadinha!
O que é o Enem?
Uma vez que você já ouviu esse nome por aí, saiba que o Enem é a sigla do Exame Nacional do Ensino Médio. Inclusive, essa prova surgiu em 1998 pelo Inep em parceria com o MEC. Por muitos anos, essa nota avaliava o desempenho dos estudantes de ensino médio. Só que com o passar do tempo, ela se tornou ainda mais funcional. Isso significa, a substituição de vestibulares até a utilização em outros processos seletivos.

1 – Faça do Enem a sua prova de vestibular
Só para ilustrar! Nesse caso, várias instituições particulares usam a nota do Enem como critério de seleção. Dessa forma, você não precisa prestar o vestibular e o seu ingresso também depende do seu desempenho. Cá entre nós? Tenho certeza que vai se sair muito bem e entrar naquela universidade que tanto quer! Já que esse é o seu objetivo, que tal ver na prática para que serve a Nota do Enem em um vestibular? É só clicar aqui!
2 – Bolsa de estudos de universidades particulares
Do mesmo modo que você pode usar a nota do Enem como vestibular, também pode aproveitar para ganhar bolsas de estudos surpreendentes. Aliás, já pensou que a sua nota top pode ajudar a fazer aquele curso que você tanto quer? Nesse sentido, se você prestou o último Enem, essa é a chance. Não perca tempo e acesse já esse link para saber como participar!
3 – Enem x Fies
Desde que você mande muito bem no Enem, também pode usá-lo para conseguir o Fies. Esse tipo de financiamento do Governo Federal te ajuda a estudar em instituições particulares. No entanto, depois que se formar e conquistar aquele emprego legal, você terá que pagar a faculdade aos poucos. Saiba mais sobre o Fies neste link.




4 – Prouni patrocina os seus estudos
No momento em que você decide a futura profissão é preciso correr atrás para estudar. Aliás, a falta de grana não pode fazer você adiar esse sonho. Sabia que com uma boa nota do Enem dá para concorrer a uma bolsa do Prouni? Surpreendentemente, você tem uma lista com várias instituições de ensino particulares que dão essa bolsa que pode ser de 100% ou 50%. Só para lembrar, precisa de no mínimo 450 pontos e não zerar na redação!
5 – Enem x universidade pública
Com toda a certeza você já tem em mente onde quer estudar. A propósito, se for uma universidade pública pode usar a sua nota do Enem para o conhecido Sisu. Em outras palavras, esse sistema do MEC oferece vagas para vários cursos em todo o país. Seja como for, é fundamental que você não seja treineiro e nem tire zero na redação, ok? Clique aqui para conhecer mais sobre o Sisu.
6 – Concursos públicos x Enem
Já pensou em usar a nota do Enem para conseguir um emprego? Com toda a certeza o seu bom desempenho também pode abrir portas para o mercado de trabalho. De tal forma que algumas instituições já adotam a nota do Enem como critério de seleção. Só para ilustrar, o Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar da Paraíba usa essa nota como critério da 1ª fase do processo seletivo.
7 – Estude no exterior com a sua nota do Enem
Em contraste com todas essas dicas que você já leu, o Enem pode te levar longe! Por causa de uma parceria do MEC com universidades portuguesas, você pode fazer faculdade em Portugal e entrar nessas instituições com a sua nota do Enem. Esse programa chama Enem Portugal e aqui você tem todas as orientações sobre ele. Nos Estados Unidos você também pode usar a sua nota do Enem para entrar em instituições como a Universidade de Nova York (NYU).
Como calcular a nota do Enem?
Agora que você já sabe para que serve a Nota do Enem é interessante ficar por dentro de como ela é calculada. Dessa forma, você pode prever situações e enxergar quais áreas precisa se dedicar mais. Em resumo, existem dois tipos de cálculos: média geral e média por peso. Entenda mais sobre elas!
Antes de tudo, tenha em mente que na média geral você soma as notas de todas as áreas e da redação. Em seguida, pega esse valor e divide por 5. Prontinho…. A sua média estará nas suas mãos!
Já a Nota do Enem por peso é preciso ficar de olho qual o peso que a faculdade que você quer atribui para as matérias. Certamente, os pesos maiores serão aqueles que têm mais a ver com o curso. Só para ilustrar, os pesos podem ir de 1 a 3. Então, é preciso multiplicar a nota de cada matéria pelo peso atribuído pela faculdade. Depois, você soma todos os resultados e divide esse valor pela soma dos pesos.
Enem x futuro!
Seja como for a sua escolha, uma coisa é certa: o Enem te dá muitas possibilidades e por isso é muito importante saber para que serve a nota do Enem. De tal forma que para mandar bem vai depender exclusivamente de você! Isso mesmo, se esforce e se dedique para conquistar o que tanto deseja. Mas se você ainda tem dúvida sobre qual profissão escolher, dá uma olhadinha nessas dicas. Em primeiro lugar, você pode saber qual profissão combina mais com a sua personalidade aqui. Em segundo lugar, esse post te ajuda a saber como escolher a profissão. Por fim, confere esse conteúdo especial para arrasar no Enem!
Aliás, separei um material exclusivo que te dá vários motivos para fazer uma faculdade! Basta clicar no botão abaixo!



