A Engenharia Mecânica da Unoeste te prepara com excelência!  

A Engenharia Mecânica da Unoeste te prepara com excelência!  

Tempo de leitura: 8 minutos

Ei, me diz aqui: você já se imaginou viajando para o espaço? Fala sério mesmo… Você teria coragem? Vamos supor que as suas respostas foram não, apesar de às vezes parecer uma maravilha estar longe de tudo e todos, não é mesmo?! De qualquer forma, se as suas respostas foram não, como eu disse pra gente supor, você pode sim estar envolvido em uma viagem espacial, mesmo que seja bem aqui de baixo, em terra firme. E entre as graduações que podem te permitir isso, está a Engenharia Mecânica. Se você ficou surpreso, se prepare, porque por aqui, além de curiosidades sobre o curso, vou te apresentar um top, que é o da Unoeste. Então, bora de leitura! 

Engenharia Mecânica não aprende só mecânica? 

Juro que essa pergunta me gera um misto de sensações que oscila entre querer rir e surtar! He, he, he… Brincadeiras à parte, não, não. Na engenharia mecânica não se aprende só sobre carros. É claro que você saberá tudo sobre o universo dos veículos, mas a área é bastante ampla. Inclusive, com a evolução e o surgimento de novas tecnologias que são incorporadas à rotina do engenheiro mecânico, pode ter certeza de que área de atuação não faltará. 

Engenharia Mecânica da Unoeste!  

Só para você começar a entender o quão amplo é o campo de atuação da engenharia mecânica, na Unoeste a matriz do curso apresenta disciplinas para você aprender a desenvolver projetos de máquina, ferramentas eletromecânicas e muito mais. Certamente, conhecimento para atuar em diferentes ramos industriais e comerciais não faltará. Ficou com dúvida? Se liga num spoiler das disciplinas que farão parte do seu dia a dia como estudante de Engenharia Mecânica da Unoeste! 

  • Automação Industrial; 
  • Circuitos Digitais; 
  • Desenho Técnico e Computacional; 
  • Eletroquímica e Química Industrial; 
  • Geometria Analítica e Álgebra Linear; 
  • Gerenciamento de Projetos; 
  • Máquinas de Fluxo e Sistemas Fluidomecânicos; 
  • Metrologia; 
  • Programação de Computadores Aplicada; 
  • Sistemas Dinâmicos e Térmicos; 
  • Transferência de Calor e Massa.  

Essas são só algumas disciplinas da Engenharia Mecânica da Unoeste. Durante os 5 anos de graduação, ou seja, 10 semestres, vêm muito mais por aí… Só para exemplificar, você aprenderá diferentes fundamentos, como de mecânica, eletricidade e eletromagnetismo, programação, física moderna, entre outros. Será uma jornada de muito aprendizado! 

Aliás, eu não sei se ficou bem explicadinho, mas só para que não haja dúvidas, na Unoeste você receberá uma base de conhecimentos em matemática e física e logo em seguida o chicote começa a estalar. Mentira, é brincadeira! Porém, depois dessa base, têm início as disciplinas mais técnicas de engenharia mecânica. Se você ficou curioso, é só conferir a matriz curricular do curso todo.  

Atualizada! 

Eu vou reforçar aqui: a Engenharia Mecânica da Unoeste é atualizada! Com a tendência de sistemas automáticos e carros elétricos, como aluno da Unoeste você já vai se preparando para esse universo e aprendendo essas tecnologias, tudo para além de conseguir acompanhar as transformações no mercado de trabalho, contribuir também para o avanço das tecnologias. Ah, e se durante os seus 5 anos de facul surgirem novas tendências no mercado, pode ficar tranquilo que os professores estão sempre atentos, oks?! 

Aprendizado + habilidades 

Certamente, o que vai absorver de aprendizado na faculdade de Engenharia Mecânica da Unoeste você já conseguiu entender, e agora vai tomar um spoiler também sobre as habilidades que vai desenvolver durante os 5 anos de graduação… Você conseguirá compreender e solucionar os problemas da área. E isso será por meio de novos métodos, técnicas e ferramentas, sendo capaz, inclusive, de projetar, coordenar, planejar, implantar e até mesmo realizar a operação de manutenção de sistemas eletromecânicos. 

Em resumo, quando estiver com o diploma em mãos, será possível desenvolver atividades como engenharia de produto, processos de manufatura, projeto ferramental, arranjo físico de equipamentos, planejamento, programação, manutenção e expedição de produtos, controle de qualidade, manutenção de máquinas e instalações eletromecânica, sistemas de refrigeração industrial, projeto, inspeção e manutenção de caldeiras, tanques e tubulações para indústria em geral, e muito mais!  

Ah, e além disso, poderá ainda estar à frente de assistência técnica, auditoria, fiscalização, análise e elaboração de projetos industriais em frigoríficos, usinas de açúcar e álcool, indústria de óleos e gorduras vegetais e outras matérias-primas para produtos alimentícios. Dúvido que você ainda esteja pensando que a formação em Engenharia Mecânica da Unoeste é restrita! 

E o mercado de trabalho? 

Tem muito aprendizado e muitas habilidades durante os 5 anos da faculdade de Engenharia Mecânica da Unoeste, assim como também um amplo mercado de trabalho te espera. Para você ter uma ideia, o profissional é requisitado pelas empresas que trabalham com energias alternativas, automação de sistemas, internet das coisas, bancos, setor público, aeronáutica, pesquisa e desenvolvimento.  

Se não ficou muito entendido pelas empresas, se liga nas áreas em que poderá atuar: metalúrgica e química, mineração e extração de petróleo e gás e de saneamento, indústria de máquinas e implementos agrícolas, ferramentas e equipamentos industriais, indústrias sucroalcooleira e energética, têxtil, de bioengenharia e de tecnologia, entre outras. Ufa! Não vai faltar trampo, não é mesmo?! 

Inclusive, quando estiver com o diploma da faculdade de Engenharia Mecânica da Unoeste poderá atuar em diferentes localidades. Mas óh, no estado de São Paulo tem um dos maiores parques industriais do Brasil. E em diferentes localidades do país, como na Bahia, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e também em SP, tem polos da indústria petroquímica. Aliás, não só por aqui, é possível até stalkear o mercado na gringa também. E se você não manja muito do inglês, é bom ficar de olho em uma faculdade que oferece o curso no precinho. E na Unoeste tem

Qual o salário de um engenheiro mecânico? 

É óbvio que se você leu sobre os aprendizados, habilidades e mercado de trabalho, deve estar curioso para saber o quanto de grana vai cair na conta ao final do mês. Segundo pesquisa do site salario.com.br, a média salarial do engenheiro mecânico é de mais de R$ 10 mil. E óh, o teto salarial ultrapassa os R$ 18,5 mil. É uma grana boa, hein! Ah, esse valor é levando em consideração o regime de trabalho CLT. Nesse mesmo sentido, como tem diferentes áreas de atuação, pode ter também alterações nos seus rendimentos. E os valores vão depender ainda da empresa em que estiver atuando. Porém, de qualquer forma, com certeza você receberá um bom salário! 

Estrutura show! 

Fala sério… A grana é boa e o mercado de trabalho é bem amplo. Por isso, você precisa estar bem preparado. Então, não vai ter como, preciso falar novamente da faculdade de Engenharia Mecânica da Unoeste. A estrutura, você não tem ideia… Mas agora vai ter! Além de mestres e doutores que são engenheiros mecânicos com experiência de mercado, a estrutura física é de impressionar. A Unoeste conta com os labs de Materiais, Metrologia e Ciências Térmicas; Motores; Manufatura; Instrumentação Eletrônica; e Simulações e Métodos Computacionais. 

Ainda falando dos laboratórios, além de bancadas didáticas, eles têm equipamentos e ferramentas profissionais, como mecânico, máquinas de solda, motor a combustão, prensa hidráulica, forno para desenvolvimento de ligas metálicas, microscópios e muitos outros itens. Tudo isso para que você desenvolva os projetos do curso, como um carro do tipo Fórmula. Aliás, um segredinho: já tem um projeto desse sendo desenvolvido por alunos do curso. E isso permitirá que eles participem de competições internacionais de estudantes de engenharia. Show, não é mesmo?! 

Partiu, facul?!  

Eu não tenho dúvida de que você tem todos os motivos para dar play na facul de Engenharia Mecânica. Agora, já sabe sobre os aprendizados, habilidades, mercado de trabalho e conhece uma universidade que é conceito máximo pelo Ministério da Educação (MEC), que é a Unoeste. E de quebra, ainda vou deixar aqui alguns sites sobre engenharia para você se aprofundar ainda mais na área. Fala sério, a Unoeste faz absolutamente tudo. E aí, partiu, facul?! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *