Curso de Agronomia: profissionais essenciais no mundo

Curso de Agronomia: profissionais essenciais no mundo

Tempo de leitura: 5 minutos

O crescimento da população no mundo, a conscientização sobre alimentação saudável e a busca pela sustentabilidade trazem grandes desafios ao setor agrícola. Assim, além da demanda por uma produção que seja suficiente para alimentar todos, o cenário atual também requer diversificação e qualidade dos produtos… Não dá para negar, estamos, sim, em um solo Agro! Por isso, se gosta da área, conheça mais sobre o curso de Agronomia

Só para ilustrar, o Brasil está entre os países mais importantes no cenário global, sendo a agricultura uma das principais bases da economia nacional. É, por exemplo, o maior produtor e exportador de laranja, café, açúcar, e lidera o ranking das vendas externas de carne bovina, frango, além da soja e do milho.  

Afinal, quem é o engenheiro agrônomo? 

O engenheiro agrônomo é o responsável por utilizar técnicas para melhorar a qualidade e a produtividade das lavouras, rebanhos e produtos agroindustriais. Assim, se cresce a demanda por produção de plantações, aumenta também a procura por bons profissionais para trabalhar dentro e fora do campo. Aliás, eles estão em empresas particulares ou públicas; cooperativas; multinacionais; empresas de planejamento; institutos de pesquisa; entre outras oportunidades. 

Para atender o que vem pela frente, é preciso inovar, criar e aprimorar técnicas que garantam mais eficiência, ou seja, que tenham menos perdas, por exemplo; e também que aumentem a renda de produtores rurais.  

Tecnologia no Agro 

E a tecnologia vem para ajudar! Afinal, ela está cada vez mais presente no campo, contribuindo em todas as etapas do agro, desde o plantio à colheita, ou criação de rebanhos até a comercialização da produção vegetal e animal. Se você se identifica com o que leu até agora, saiba que o curso de Agronomia é uma boa opção, ainda mais se desejar uma carreira com grandes chances no mercado.  

Presente e futuro 

Se hoje o Agro é um dos principais fomentos da economia brasileira, o futuro promete ainda mais prosperidade para quem faz o curso de Agronomia… De acordo com o relatório divulgado pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, a temperatura média do planeta subiu 1,1 grau desde a segunda metade do século 19. E mais, deve alcançar 1,5 grau de aquecimento nos próximos 20 anos. 

Aí você pergunta: o que tudo isso tem a ver com a agronomia? Ocorre que as alterações do clima refletem nas atividades do campo. Assim, é preciso encontrar soluções para manter a qualidade da produção, independentemente de estar muito quente ou muito frio. Uma saída encontrada são os sistemas de produção integrados, como a Integração Lavoura-Pecuária (ILP), que trabalham melhor o ambiente de solo com as culturas. 

Seja para um pequeno ou grande produtor, esse sistema pode trazer maior rentabilidade o ano todo, com redução das perdas por conta das estações. Com ele, é possível ter pasto bom para o gado o ano todo! Isso porque, o produtor não deixa de ser pecuarista, mas ele usa a agricultura para recuperar o pasto. 

Enfim, uma tecnologia que vem crescendo a cada ano, principalmente neste momento de escassez hídrica e altas temperaturas. Mais um trabalho para quem faz o curso de Agronomia. 

Como é o Curso de Agronomia? 

Sem dúvida, no curso de Agronomia você será mergulhado em todas as etapas da agropecuária. Isso significa muito conhecimento que envolva desde o plantio, a criação de rebanhos até a comercialização das produções. 

Disciplinas básicas 

Com toda a certeza, o primeiro ano é marcado por disciplinas básicas que serão essenciais para entender todo o resto. Isso significa ter aulas de Bioquímica, Zoologia, Química Orgânica e Inorgânica, Matemática, Física e até Biologia. 

Disciplinas específicas 

O tempo vai passando e você vai conquistando uma bagagem de conhecimento incrível, sem falar que as aulas vão ficando mais práticas e já dá até pra se imaginar no campo. Já pensou em aprender com uma horta à sua disposição? Isso é possível com a disciplina de Horticultura. E que tal entender a estrutura do solo e melhorar as suas características? Nas aulas de Fertilidade e Adubação do Solo você fará tudo isso! É claro que esse é só um aperitivo do que você terá pela frente, mas se curte um spoiler… Se prepare para uma faculdade diferenciada e uma rotina cheia de contato com o campo, com agricultores e muita prática! 

Disciplinas complementares 

É provável que ao pesquisar qual a melhor faculdade, você perceba que tem algumas disciplinas que mudam conforme a instituição. Nesse sentido, a primeira coisa a considerar é quais complementações tem a ver com o momento atual e podem te destaque no mercado. Quer um exemplo? Todo mundo sabe a importância da sustentabilidade, mas como agregar ela às produções agrícolas? Por meio dos sistemas integrados! 

Só para ilustrar, como agrônomo, você poderá ter aulas para agregar a lavoura, pecuária e as florestas. Não seria demais, ver o gado embaixo das sombras dos eucaliptos, comendo um pasto verdinho mesmo em época de seca? Surpreendentemente, uma disciplina complementar que tenha esse foco poderá te dar todo o preparo que precisa para implementar isso em alguma propriedade rural!  

Dica de ouro sobre o curso de Agronomia! 

Em contraste com tudo isso que você já leu, lembre-se que uma faculdade top pode fazer toda a diferença na sua formação. Aliás, pesquise referências sobre ela e, principalmente, se possui bons conceitos perante o MEC. Outro ponto que deve ser levado em conta é qual a estrutura que estará disponível para o seu aprendizado. 

Olha, tem instituição que possui fazenda, campo experimental e até estação meteorológica. Com toda a certeza, tudo é pensado para que ao estar com o diploma em mãos você se sinta seguro para estar à frente de grandes produções e embarcar nessa jornada pelo mundo agro! 

Agora, vou te contar um segredo… Trouxe um material exclusivo aqui embaixo que traz vários motivos para você escolher o curso de Agronomia da Unoeste. Aproveite para conferir agora! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *