Conheça as especialidades que existem na Medicina

Tempo de leitura: 12 minutos

Certamente, em algum dia de sua vida você já pensou em ser um médico. Inclusive, quando criança, aposto que você já brincou de consultório médico. Mas, será que você lembra qual especialidade da medicina mais se identificava nessa época? Aliás, será que você consegue falar quais existem? De acordo com o Conselho Federal de Medicina (CFM), no Brasil, são 55 especialidades da Medicina. Conheça abaixo quais são elas.

Embora pareçam muitas, cada uma tem sua especificidade, e assim, todas são muito importantes. Para ilustrar, se você precisa de um atendimento para uma situação você irá procurar por um médico especifico. Por exemplo, se a pessoa tem um problema no coração, ela deve procurar um cardiologista. Mas, caso tenha um problema nos olhos, a busca será por um oftalmologista. E assim por diante…

Especialidades da Medicina

Para ajudar, abaixo estão listadas as 55 áreas médicas. Acompanhe quais são elas e suas definições:

Alergia e Imunologia

Certamente você conhece alguém que espirra com muita frequência… O espirro pode ser um sinal de alergia. E um médico voltado a tratar essas doenças pode ser a solução! Essa área também cuida do sistema imune e ainda indica tratamentos de prevenção.

Cardiologia

Batimento do coração acelerado nem sempre é paixão! Por isso, para não deixar dúvidas, é preciso consultar um cardiologista. Esse médico trata de doenças e problemas relacionados ao coração e à circulação sanguínea. Aliás, com coração não se brinca!

Dermatologia

Cabelos caindo, unhas quebradiças, mancha na pele… Calma, um dermatologista pode te ajudar! Ao mesmo tempo em que ele trata as mais de 3 mil doenças dermatológicas, o dermatologista também tem muitos tratamentos estéticos…

Endocrinologia

É provável que você conheça alguém bem próximo que um dia já precisou resolver questões ligadas ao hormônio, metabolismo, obesidade, hipertensão, diabetes e outras situações comuns… Em todos esses casos a indicação é passar pelo endocrinologista!

Gastroenterologia  

Sabe aquele amigo que sempre acredita que exagerou na comida? Queimação no estômago, arrotos, dor de cabeça e mais sintomas, avisa ele que pode não ser apenas um desconforto estomacal. O gastroenterologista é o médico que realiza o tratamento da gastrite e outras doenças.

Geriatria

A idade chega para todo mundo, não é mesmo? E nada melhor do que chegar na terceira idade na melhor forma. O cuidado com a saúde serve para todos. Esse médico atua não só no envelhecimento, mas também na prevenção de problemas que surgem com o tempo.

Ginecologia e Obstetrícia

Presta atenção nesse momento! Quando uma mulher faz recomendações sobre esse profissional, é certeza que as amigas vão seguir. Afinal, elas se cuidam como ninguém! E durante a gravidez a relação com esse médico é ainda mais frequente… Então, quando um ginecologista é recomendado por uma mulher, certeza que é boa indicação até no FBI!

Infectologia

Com a pandemia da Covid-19 esse profissional ficou ainda mais em evidencia. Infecções virais, por bactérias, fungos ou de caráter epidemiológico, como as leishmanioses e dengue, são exemplos de atuação desse profissional.

Mastologia  

Apesar de as mulheres serem a maioria dos pacientes atendidos pelo mastologista, alguns homens necessitam dessa especialidade também. Ficar atento às mudanças do corpo é fundamental em todas as idades, mas o acompanhamento deve ser constante após os 40 anos. 

Neurologia

Todo mundo já teve na vida uma noite mal dormida. Uma sequencia de noites assim já vale uma consulta com um neurologista… Esse profissional atende demandas ligadas ao sistema nervoso. Então, se a dor de cabeça está frequente, bora consultar esse médico!

Oftalmologia

Para quem gosta ou precisa fazer o uso de aparelhos eletrônicos, marcar presença em consulta rotineiras com esse profissional é uma dica grandiosa. Cuidado para não deixar passar batido aquela olhada no paquera. E não só para quem precisa usar óculos, mas também qualquer queixa relacionada aos olhos.

Oncologia Clínica

O câncer não tem idade e nem sexo! Para qualquer dúvida, a consulta com um médico é importantíssima. De qualquer forma, conhecer o seu corpo e estar atento às mudanças ajuda no diagnóstico precoce.

Ortopedia e Traumatologia

Aposto que você ao menos uma vez na vida ficou sabendo de um jogador que se machucou em campo. Pois bem, o ortopedista é o cara que vai ajudar a curar a lesão desse jogador. Aliás, é bem possível que todos já recorreram ao ortopedista pelo menos uma vez na vida, não mesmo?!

Otorrinolaringologia

Se amarra em ouvir bem as fofocas da vida alheia? Então, se cuide. O otorrino é o profissional que cuida de toda a estrutura do ouvido, do nariz e da garganta. Não vai deixar passar os assuntos sem ouvir direitinho…

Pediatria

Todo mundo já “ameaçou” uma criança sapeca dizendo que a levaria ao médico para tomar injeção. Mas porquê traumatizar uma pessoa dessa forma, minha gente! Brincadeiras à parte, o pediatra só ajuda e ele acompanha a criança até mesmo antes do seu nascimento! Então para de atrapalhar o serviço dele!

Pneumologia

Tosse seca, rouquidão e falta de ar são apenas alguns dos problemas que um pneumologista pode te ajudar a resolver. Qualquer sensação estranha envolvendo o pulmão e até mesmo um cansaço frequente, esse é o profissional certo para investigar o que está acontecendo.

Psiquiatria

Não! Se passou pela sua cabeça que o psiquiatra é o médico que cuida de “doido”, você está bem enganado. Esse profissional atende pacientes com dependência química, depressão, ansiedade, síndrome do pânico, entre tantas outras condições que envolvem a saúde mental. Aliás, como está a sua saúde mental? Não vacile, hein!

Reumatologia

Já ouviu alguém reclamar de ‘dor na junta’? Geralmente é uma expressão usada pelos mais vividos e quer dizer dor nas articulações. Portanto, caso sinta dor ou dificuldade ao se movimentar, procure por ajuda médica. Ah! Não é uma doença da idade, não, ok? Muitas crianças e jovens podem desenvolver os sintomas.

Urologia

É necessário e ponto! Nada de achar que vai ferir sua masculinidade, afinal, a saúde é muito mais importante do que qualquer pensamento. O urologista é o profissional que cuida do sistema reprodutor do homem e das vias urinárias de homens e mulheres.

Especialidades Cirúrgicas

Se você consegue se enxergar trabalhando em centros cirúrgicos, algumas especialidades da medicina vivem essa rotina. Para isso, basta você optar por uma delas: anestesiologista; cirurgias cardiovascular, oncológica, pediátrica, vascular e também plástica. Ou então, cirurgias de mão, cabeça e pescoço, aparelho digestivo, cirurgia geral, torácica, clínica médica, endoscopia ou neurocirurgia.

Mais especialidades médicas

Acupuntura

Embora muitos acreditem que seja apenas para tirar a dor, essa área têm inúmeros benefícios. A aplicação de agulhas é realizada em pontos do corpo e pode tratar diversas doenças. De fato é uma área interessante.

Angiologia

São inúmeros os motivos que podem levar a pessoa a procurar por um angiologista. Esse profissional cuida das artérias, veias e vasos linfáticos. Para entender, um dos atendimentos que essa especialidade pode fazer é o tratamento das varizes, por exemplo.

Coloproctologia

O nome é um pouco complicado, mas só o nome mesmo. Esse especialista cuida de problemas no intestino grosso, delgado, ânus e reto, bem como pode fazer cirurgias nessas regiões. Dentre as doenças que ele trata é hemorroida.

Genética Médica

Para que o diagnóstico dessa especialidade seja completo, aqui é investigada toda sua vida e de seus familiares. Só para exemplificar, quem pretende ter filhos e tem histórico de alguma doença na família, consultar este profissional é essencial.

Fisiatria ou reabilitação

Dores na coluna, tendinite, bursite, artrose, artrite, entre outras doenças estão entre as mais frequentes no consultório do fisiatra. Esse especialista trata o indivíduo de forma integral. Desta forma, além dos procedimentos médicos de tratamento, o paciente também receberá prescrição de outros métodos que podem dar mais qualidade de vida em seu dia a dia. Sente dor? Então bora também procurar um fisiatra! Até porque esse especialista trabalha em conjunto com outras áreas…

Hematologia e Hemoterapia

Médico, de forma geral, é bom que não tenha problema em ver sangue… Mas essa especialidade, em especial, não pode ter de jeito nenhum! Para entender, o hematologista estuda todas as particularidades do sangue. Ele trata de pacientes com anemia, plaquetas baixas, entre outras condições…

Homeopatia

É uma forma de terapia alternativa. O homeopata faz o uso das mesmas substâncias que provocam as doenças para aliviar os sintomas. Uma prática que ganhou muitos adeptos ao logo dos anos. 

Nefrologia

A principal recomendação dessa especialidade é beber muita água. Os rins têm a função de realizar uma limpeza no sangue a todo momento. Parecido com dois grãos de feijões, eles controlam a quantidade de água e sal no corpo humano.

Nutrologia

Engana-se quem acredita que o nutrólogo e o nutricionista façam a mesma coisa. Essa especialidade médica atende diretamente em hospitais em demandas de tratamento contínuos e não apenas na mudança de alimentação. Ele encontra e trata doenças nutricionais, por exemplo, e também tem forte atuação na prevenção.

Patologia

Estudar os fluídos e tecidos corporais estão entre as funções desse profissional. Você vai reconhecer ele em algumas séries e filmes policiais, onde têm a intenção de solucionar as causas das mortes de alguns personagens. Por outro lado, também realizam diversas análises.

Patologia Clínica

Patologia clínica e/ou medicina laboratorial realiza exames ajudar nos diagnósticos das doenças. Esse profissional pode ser a luz no fim do túnel em diversos casos.

Radiologia e Diagnóstico por Imagem

É basicamente um fotógrafo que consegue ver as pessoas por dentro. Esse profissional faz análises de imagens dos pacientes para propor o melhor tratamento. Também estuda instrumentos, técnicas e processos para os diagnósticos.

Radioterapia

A função da radioterapia é usar as radiações para o tratamento de tumores. Parece até nome de superpoder e de fato é algo extraordinário, que salva vidas. O termo raio X vai ser mais fácil de você entender.

Medicina e suas vertentes

Ainda não acabou! Já deu pra perceber que a medicina é muito ampla, né? Algumas especialidades apresentam no próprio nome as funções a serem exercidas. Emergência, família e comunidade, medicina do trabalho, tráfego, esportiva e física. Tem ainda a medicina intensiva (UTI), medicina legal e perícia médica, nuclear, preventiva e social. Mais informações, clique aqui.

Qual área da Medicina me encaixo?

Para ajudar você a responder essa pergunta, listamos algumas dica. Confira!

Suas habilidades

Primeiramente, é preciso que você entenda quais são suas habilidades, em qual especialidade você tem mais facilidade para se desenvolver. Se acaso a dúvida ainda persistir, pense qual área você poderia passar horas trabalhando. Só para ilustrar, você conseguiria ficar quanto tempo em um laboratório ou uma cirurgia? Não se esqueça de sua capacidade de resolver problemas rapidamente ou como você se sairia em situações de emergências.

Cada especialidade vai exigir competências e, por isso, cabe a você identificar se elas fazem parte de seu perfil. Em síntese, é preciso conhecer a si mesmo e garantir que seus pontos fortes se destaquem.

Conheça a especialidade

Antes de tudo é preciso que você conheça a rotina da área em que deseja atuar. Por isso é tão importante aproveitar ao máximo os estágios da faculdade de medicina… Lá você pode conhecer de perto a rotina das principais especialidades.

Na Medicina existe a necessidade de estar atualizado, portanto, os estudos não param. Outro ponto, os horários podem ser bem flexíveis para algumas áreas e nem tanto para outras, cabe a você avaliar o seu perfil.

Pense em seus planos

Após conhecer as especialidades, pense em seus planos, quais são seus objetivos de vida, além de atuar na área. Ou seja, pense em tudo que você considera importante, como formação, relacionamentos, família, lazer. Portanto, estude todas as possibilidades.

Procure algo que estimule você

Acima de tudo, é fundamental que você escolha algo que te motive. Sem dúvida, fazer o que realmente gosta não tem preço.

Em suma, são diversas especialidades na medicina e em todas é possível conquistar o sucesso profissional. Por isso, pesquise, analise e decida com clareza.

Formação continuada!

Primeiramente, você precisa saber que um curso de Medicina têm duração 6 anos. Depois de formado, além de ingressar no mercado de trabalho o profissional pode ingressar na residência médica. Outra possibilidade são os cursos de pós-graduação lato sensu, que são as especializações e MBAs, além da pós stricto sensu, que oferta programas de mestrados e doutorados.

Em suma, para quem ainda não iniciou no ensino superior, a primeira dica é escolher por uma instituição que seja referência em ensino e estrutura. Portanto, para ter mais informações sobre um dos mais tradicionais curso de Medicina, clique aqui.

Gostou de saber mais sobre as especialidades da Medicina? Aliás, que tal dar uma conferida na estrutura de um curso de Medicina? Clique aqui e saiba mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *