As melhores dicas para ser um estudante autodidata!

Tempo de leitura: 5 minutos

Estudante autodidata de cabelos longos e trançados, caderno aberto na cabeça e lápis na boca

É provável que você já tenha ouvido sobre pessoas autodidatas que são muito curiosas e aprendem sozinhas. Aliás, você sabia que tem muita gente famosa autodidata? Isso inclui desde o Bill Gates que criou a Microsoft, o Albert Einstein, até o Walt Disney que transformou a fantasia em filmes. A propósito, é possível estimular algumas habilidades e se tornar um estudante autodidata! Ainda mais se a sua praia é fazer uma faculdade EAD. Já pensou… ser independente nos estudos e conquistar o diploma dos sonhos? Se liga nesse post que tem dicas preciosas para você!

O que é autodidata?

Só para ilustrar, você quer aprender inglês e, daí, começa a maratonar filmes e séries nesse idioma, primeiro com legenda e depois sem. Aproveita também para exercitar o cérebro e fixar o inglês com muitos exercícios que encontra. Aos poucos percebe que toda essa tática deu resultado e o inglês já não é um bicho de 7 cabeças. É justamente essa prática de ensinar a si mesmo que se refere o termo autodidata.

Em primeiro lugar, saiba que todo o seu tempo de estudo ou a forma de aprender é administrada por você. Imagine só, fazer os seus horários e ainda escolher onde estudar. Ah! Tem mais! O autodidata aprende com exemplos ou referências que podem ser pessoas com um conhecimento bem legal. Inclusive, essas características estão presentes em uma faculdade a distância. Afinal, você tem todo o conteúdo das aulas on-line e ainda pode falar com quem tem algo a agregar para você!

Quais assuntos mais te interessam?

Você é apaixonado por livros e passa horas e horas viajando na literatura brasileira. Que tal fazer uma faculdade de Letras EAD? Certamente, aprender sobre algo que gosta é bem mais legal e traz grandes resultados. Afinal, essa é uma das primeiras coisas a se fazer para ser um estudante autodidata: escolher assuntos mais interessantes! Mas, não se preocupe se encontrar alguns temas que não chamam tanta atenção pelo caminho… A dica de ouro nesse caso é olhar a matéria por outros ângulos e achar um ponto de vista mais interessante!

Seja o protagonista do seu aprendizado!

É provável que você já tenha assistido um filme que tem um personagem principal que se mete em grandes aventuras ou se torna o herói de todos. Digamos que para ser um estudante autodidata você seja essa figura principal. Em outras palavras, toda a dinâmica de estudos, desde os horários até onde estudar, fica por sua conta.

Acima de tudo, para se tornar um estudante autodidata precisa se programar para aprender tudo o que precisa. E, tem mais! Não se prenda somente às aulas que ficam disponíveis no seu ambiente de estudos… vá além… seja um grande explorador. Busque livros, estudos científicos e até troque uma ideia com profissionais da área. É provável que encontre tudo isso em uma faculdade EAD de excelência que tem 1001 recursos para você!

Muita curiosidade!

Ao passo que você é a curiosidade em pessoa, saiba que está no caminho certo para ser autodidata. Nesse sentido, se quer aprender mais, também deve buscar o conhecimento de muitas maneiras. Lembra-se da dica anterior? Por exemplo, se fizer uma faculdade de Agronomia EAD, seja curioso e queira entender tudinho sobre o reino vegetal. E não é só isso… converse com agricultores, troque ideias com empresários, enfim, seja uma pessoa que busca o conhecimento a todo o momento.

Tenha a tecnologia como sua aliada

Consegue imaginar o mundo sem internet ou computador? Com toda a certeza, a tecnologia chegou na vida de todo mundo causando uma revolução e muita praticidade. De tal forma que também se tornou uma importante aliada para aprender, ainda mais se você quer ser um estudante autodidata. Só para exemplificar, já pensou fazer uma aula top de Biomedicina EAD com muita tecnologia e visualizar tudo em 3D? É provável que também tenha acesso a um ambiente virtual customizado e bem interativo para estudar. Quer saber o mais legal? Com tudo isso você pode deixar o seu aprendizado bem mais interessante. Já pensou… ainda aproveitar uma biblioteca on-line cheia de conhecimento para você? Basta clicar naquele livro que você tanto deseja!

Foco e motivação

Tanto para quem quer emagrecer alguns quilos, quanto para quem deseja aprender sozinho, o foco e a motivação são fundamentais! Mesmo que em algum momento do caminho bata aquele desânimo, é a sua determinação que vai te ajudar a seguir adiante. Para ser autodidata, a motivação será a sua parceira diária. Completou uma disciplina? Bora para a outra! Mandou super bem na prova, que tal descobrir ainda mais informações sobre aquele assunto. A ideia aqui é não deixar a peteca cair!

Por que ser um estudante autodidata?

Agora que você já viu todas essas dicas, saiba que ser autodidata é uma ajuda extra para ir bem em uma faculdade EAD. Essa habilidade pode te ajudar no vestibular ou conseguir uma nota top no Enem que vale bolsa de estudo, já pensou? Se você já se convenceu que quer ser um estudante autodidata, saiba que durante a faculdade vai trabalhar ainda mais essa habilidade. No fim das contas, terá uma característica a mais quando partir para o mercado de trabalho. Só para finalizar, a última dica é esse post que também pode ajudar a mandar bem nos estudos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *