Faculdade de Enfermagem insere estudantes na prática desde o início do curso

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Os profissionais da área da saúde são, sem dúvidas, heróis da vida! Entre eles está a figura do enfermeiro exercendo papel fundamental em diferentes ambientes voltados ao atendimento à saúde. Normalmente, é ele que tem o primeiro contato com o paciente e que fortalece o aspecto humanístico nestes locais onde as pessoas mais precisam de atenção… Ser enfermeiro é gostar de cuidar, é saber olhar o próximo com todas as suas especificidades e fragilidades.    

Por ser um profissional essencial em todas as equipes de saúde, sua demanda é global e, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), faltam 5,9 milhões de enfermeiros no mundo. Nesta luta contra o novo coronavírus, a atuação da enfermagem ganhou ainda mais visibilidade, pois está na linha de frente da pandemia, seja dentro dos hospitais, unidades de saúde, instituições de longa permanência para idosos (casas de repouso), atendimentos domiciliares, dentre outros espaços de assistência.

No entanto, para atender as necessidades do setor, é indispensável a qualificação profissional. Por isso, investir em formação de qualidade é o primeiro passo para quem busca essa carreira. A tradicional Faculdade de Enfermagem da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista) está entre as melhores do país, com curso nos campi de Presidente Prudente e Jaú.

Conceito MEC e suas excelentes avaliações

Sem dúvida, conhecer a qualidade do curso que você pretende se formar é de extrema importância para o seu futuro profissional. Por isso, antes de escolher, confira as avaliações realizadas por órgãos públicos e privados de confiança! Por exemplo, a Faculdade de Enfermagem da Unoeste tem excelente avaliação pelo Ministério da Educação (MEC): conceito 4, de escala que vai de 1 a 5.

O curso também teve destaque na última avaliação do Ranking Universitário Folha (RUF 2019), sendo o 8º melhor particular no Brasil e o 3º no estado de São Paulo. Já pelo Guia da Faculdade Estadão, Enfermagem Unoeste foi estrelado com 4 estrelas, apontado também como o melhor da região oeste paulista e um dos melhores do estado.

Vale destacar que a Unoeste também está entre as melhores universidades particulares: é a 3ª melhor do Estado de São Paulo e a 12ª do Brasil, conforme o último Índice Geral de Cursos (IGC) divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) no fim de 2019, que deu conceito 4 para a universidade, em escala que vai até 5.

Então, antes de tomar a sua decisão pela instituição e pelo curso, pesquise sobre como eles são avaliados. Mais informações sobre o que significa cada conceito do MEC você confere aqui.

Melhor estrutura para a formação em enfermagem

Quando o assunto é estrutura universitária, a Unoeste se destaca entre as principais do Brasil. Contando com as áreas experimentais, a maior universidade do oeste paulista soma mais de 5 milhões de metros quadrados, entre os campi de Presidente Prudente, Jaú e Guarujá. Somente para a área da saúde, são mais de 70 laboratórios didáticos, os quais possuem modernos equipamentos e recursos tecnológicos de ponta que fortalecem o processo de ensino e de aprendizagem. Abaixo você confere detalhes de algumas das principais estruturas.

Simulação Realística na Enfermagem

Entre os destaques da estrutura dos cursos da saúde da Unoeste estão os Laboratórios de Habilidades e Simulação (LHabSim), presentes nos três campi e que são referência em ensino. Neles os estudantes são treinados para desenvolver habilidades clínicas e de comunicação. Estas ações são programadas obedecendo aos protocolos e as estações com modelos e simuladores que são separados em salas específicas para o melhor aproveitamento didático pelos professores e estudantes. Os simuladores permitem alta fidelidade e reproduzem atividades semelhantes a humanos.

O diferencial deste laboratório é a metodologia utilizada para o ensino dos futuros profissionais de saúde, pois durante a universidade eles têm a oportunidade de simular quase todas as situações clínicas que serão experimentadas na vida real, incluindo-se a simulação de parto, atendimentos a situações de emergência e o manejo de situações comportamentais que podem ocorrer durante a assistência à saúde.

É de fato um ambiente hospitalar, por isso possui equipamentos que vão de estetoscópios a computadores de alto desempenho alocados em ambientes com câmeras e equipamentos de som com alta fidelidade. Dentre eles, os que mais chamam a atenção são os simuladores humanos de aparência realista.

Com os equipamentos de alta tecnologia e com metodologia de trabalho adequada, esse laboratório é referência no país e na América Latina. Para o melhor aproveitamento de toda a tecnologia adotada, o espaço conta com uma equipe capacitada em simulação realística, composta por profissionais da medicina, enfermagem, psicologia e técnico de enfermagem. Saiba mais sobre o LHabSim de Presidente Prudente.

Sala Betha

A Sala Betha está localizada no campus I e é o espaço que reúne tecnologias de ponta, como: mesas interativas, realidade aumentada, holografia, peças impressas em 3D, celulares, tabletes e projetores de alta definição. Recursos que possibilitam, por exemplo, acompanhar uma cirurgia em tempo real em diferentes perspectivas.

Os cenários, dentro da metodologia proposta, começam com realidade aumentada, e sempre na mesa tem um celular, uma carta e uma peça impressa em 3D. Com o celular, o aluno vê o que tem na carta; com a realidade aumentada começa a comparar com aquilo que está vendo na mesa e com a peça impressa, assim, em 10 minutos ele já tem toda uma perspectiva em vários ângulos. A Sala Betha permite inúmeras possibilidades, integrando sempre a tecnologia e a educação.

Laboratório de Anatomia Humana

Os futuros enfermeiros têm aulas práticas em modernos Laboratórios de Anatomia Humana, os quais contam com investimentos, até o momento, de mais de R$ 1 milhão em simuladores de órgãos, ossos e membros humanos. Esses espaços também disponibilizam peças humanas para a real visão do aluno.

Casa Simulada

Trata-se de um cenário de aula prática para visita domiciliar enquanto ferramenta da equipe de saúde, fortalecendo os pilares da humanização no atendimento, estabelecendo um vínculo consistente entre o binômio paciente/família e o serviço de saúde, condição fundamental para a excelência no padrão de atendimento e a garantia de boa qualidade de vida ao paciente.

Enfermagem na prática

Cuidar das pessoas faz parte do cotidiano do estudante de Enfermagem desde o início do curso.Uma das características principais do curso da Unoeste é mostrar o mundo real ao aluno a partir do 3º termo. Então, as disciplinas promovem atividades na Atenção Básica,  hospitais de referência  (HR, Hospital  e maternidade estadual,  UPAs, Serviço de Atendimento Móvel (192), enfim…

Durante a graduação, o futuro enfeiro tem contato com pacientes por meio de atendimentos em Estratégia Saúde da Família (ESFs), Unidades Básicas de Saúde (UBS), casas de repouso, ambulatórios, hospitais, além de ações de extensão na comunidade.

Outra característica dos cursos da área da saúde da Unoeste, que se torna um diferencial na prática profissional, é o desenvolvimento de habilidade para o trabalho em equipe multiprofissional. Assim, em diversas situações o estudante de enfermagem está em contato com o aluno da medicina, nutrição, fisioterapia, entre outros.

Por meio de parceria com o Poder Público, a universidade oferece ao estudante a possibilidade de participar do trabalho que é desenvolvido pelo município nas ESFs, contribuindo nos atendimentos e proporcionado uma formação de qualidade.

Assim, os futuros enfermeiros atuam na maioria das ESFs, realizando visitas domiciliares, participam de grupos de pacientes e colaboram com trabalhos diários das unidades em ações de acolhimento e cuidados de enfermagem. Desenvolvem, ainda, projetos de Educação em Saúde e participam de propostas de melhoria do processo de trabalho das equipes por meio dos encontros de Educação Permanente com profissionais das unidades.

Mais extensão acadêmica

Além das atividades mencionadas, a Faculdade de Enfermagem da Unoeste promove ações extensivas por meio de eventos temáticos, como Semana de Enfermagem, Simpósios, Cursos de Férias, entre outros. Outra oportunidade é a participação em ligas acadêmicas, as quais aproximam o estudante da área que ele pretende atuar.

Dentre as ligas acadêmicas estão: Saúde da Mulher; Saúde da Criança e Adolescente; de Oncologia; de Emergência; Multiprofissional de Terapia Intensiva; de Cardiologia; e de Psiquiatria.

Laboratório de Habilidades de Enfermagem

Neste ambiente, os professores desenvolvem atividades dinâmicas por meio de equipamentos e cenários que simulam a prática profissional, reforçando o conteúdo teórico aprendido em sala de aula. O espaço viabiliza estudos específicos que capacitam o acadêmico para a realização de procedimentos clínicos.

Ambulatório Médico

O Ambulatório Médico da Unoeste “Professora Ana Cardoso Maia de Oliveira Lima”, localizado ao lado do Hospital Regional de Presidente Prudente, oferece um espaço de atividades acadêmicas e, ao mesmo tempo, atende às necessidades das pessoas carentes por meio de parceria com a prefeitura. É que dos quase 4 mil m² de área construída, 1,7 mil m² são compartilhados com o Centro Municipal de Especialidades (CS1), atendendo usuários dos serviços públicos de saúde.

Para o ambulatório, a Unoeste investiu em equipamentos de ponta e estrutura completa. A parceria com o Poder Público agrega em mais um cenário de prática na área da saúde e de estágio supervisionado, envolvendo todos os cursos da saúde da Unoeste, como a Enfermagem, já que o CS1 oferece atendimentos multidisciplinares.

O Centro Municipal de Especialidades conta com 34 consultórios e três salas para o Banco de Leite. Além de sediar a unidade de saúde do município, o Ambulatório Médico da Unoeste possui salas de aula para os estudantes, auditórios, biblioteca e outras estruturas acadêmicas.

Mais estrutura

Além dos espaços destacados acima, a Faculdade de Enfermagem da Unoeste utiliza outros laboratórios para atividades práticas e de pesquisa, dentre eles estão os seguintes:

Biologia Celular e Molecular: visa o estudo da vida, desde o seu surgimento, composição e constituição, até a sua história evolutiva, aspectos comportamentais, relação com outros organismos e com o ambiente.

Fisiologia/Biofísica: amplia o conhecimento dos processos fisiológicos humanos, bem como sua relação e impacto nos diferentes órgãos e tecidos, além das atividades práticas que visam o estudo das biomoléculas constituintes do organismo, e ainda os aspectos regulatórios relacionando sua importância com o estudo das doenças.

Patologia: tem por objetivo a execução do processo macroscópico de peças de biópsias pré-selecionadas e estudos microscópicos de lâminas de processos patológicos.

Técnicas Histopatológicas e Embriológicas: possibilita que os acadêmicos identifiquem a constituição histológica, embriológica e patológica de órgãos e sistemas e os aspectos envolvidos nas estruturas e características celulares.

Bioquímica: permite o desenvolvimento de habilidades de estudo nas reações químicas de processos biológicos que ocorrem nos organismos vivos.

Histologia: permite o estudo da constituição histológica de órgãos e sistemas e os aspectos envolvidos nas estruturas e características celulares.

Rede de Bibliotecas

A Rede de Bibliotecas da Unoeste conta com mais de 255 mil exemplares, além de bibliotecas virtuais com quase 18 mil títulos. Para os pesquisadores, a universidade também oferece o Portal de Periódicos da Capes, que é uma base mundialmente conhecida, com periódicos relevantes em todas as áreas do conhecimento. São 136 bases disponíveis com artigos na íntegra.

Ensino e aprendizagem

A matriz curricular do curso da Unoeste contempla a proposta das Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Enfermagem e suas atividades teóricas, práticas e de estágios são desenvolvidas dentro de três ciclos de aprendizagem: Fundamentos de Enfermagem, Ciclo Processo de Cuidar e Prática Profissional.

Pesquisa na universidade

No que tange à pesquisa, são oferecidas oportunidades de realização de projetos de iniciação científica nas diferentes áreas de atuação profissional, incluindo a possibilidade de bolsas institucionais e de agências de fomento. Para quem pretende se aprofundar neste universo, o curso de Enfermagem da Unoeste conta com corpo docente capacitado para orientar os estudantes nos mais diversos temas pretendidos, além da possibilidade de envolvimento em estudos em parceria com pesquisadores de outros cursos da área da saúde, e até do mestrado ou doutorado da universidade. Descobertas científicas podem fazer a diferença na vida das pessoas!

Mercado de trabalho para enfermagem

Se você gosta de cuidar do próximo, sabe trabalhar em equipe, é atencioso e paciente, então enfermagem pode ser a sua profissão! E engana-se quem pensa que o enfermeiro só trabalha em hospital… A área está cada vez mais diversificada e o mercado é abrangente para quem quer atuar também fora desses ambientes também.

O enfermeiro pode trabalhar em clínicas de estética; na enfermagem forense, prestando assistência a vítimas de violência e auxiliando nas investigações; na geriatria, atendendo idosos em suas próprias residências, casas de repouso ou clínicas; na psiquiatria; na pediatria; na enfermagem do trabalho; além do ensino e da pesquisa científica, com a continuação dos estudos para atuar em universidades e centros de pesquisa.

E o empreendedorismo? Atualmente o enfermeiro tem se dedicado mais a entender sobre gerenciar sua própria carreira, sabia? Isso porque, o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) publicou a Resolução 568/2018 que regulamenta o funcionamento dos consultórios e clínicas de enfermagem. Com isso, esses profissionais estão autorizados a atuarem de forma autônoma, ampliando o atendimento à clientela no âmbito individual, coletivo e domiciliar.

Entretenimento

Certamente que a vida universitária não se resume a estudar! Por isso, a universidade possui uma preocupação com a formação do acadêmico que vai além da sala de aula, incentivando em suas dependências a prática da atividade física. No campus I, o Palácio de Esportes é destaque pela sua estrutura e diversidade de atividades: abriga quadra poliesportiva, arquibancadas, salas para aulas aeróbicas, piscina semiolímpica, além Academia Unoeste. Conheça o complexo esportivo da universidade neste link.

Na Unoeste, o estudante também é incentivado a momentos de lazer com os eventos culturais e jogos universitários. Participar de uma atlética é uma das possibilidades que trazem grandes experiências… Além da prática esportiva, o estudante pode construir uma rede de contatos. Fundada em 2019, a Atlética Unoeste reúne acadêmicos de todos os cursos de graduação e pós-graduação.  

Suporte universitário

Olhar o aluno como um todo, em todas as suas especificidades, também é papel da universidade. É fato que existem vários fatores externos que podem interferir no aprendizado, por isso os acadêmicos da Unoeste têm outros suportes como o Núcleo de Apoio ao Estudante (NAE) e o Serviço Universitário de Apoio Psicopedagógico (SUAPp).

O NAE promove o acolhimento do estudante de forma integral em conjunto com as coordenações e os professores, fornecendo inclusive informações gerais aos pais ou responsáveis. Está presente durante todo o curso, ajudando os acadêmicos na construção de carreiras através da Central de Estágios, que tem o objetivo do ingresso deste aluno no mercado de trabalho através da divulgação de vagas para estágios e efetivas, auxiliando-os também na elaboração de currículos e dicas para entrevistas de emprego. Saiba mais no site.

Já o Serviço Universitário de Apoio Psicopedagógico visa acolher, orientar e aconselhar o acadêmico sobre as possíveis dificuldades no processo de aprendizagem. A universidade conta com psicólogas em todos os campi e o agendamento pode ser feito no site da Unoeste, Área do Aluno, na aba “Serviços”, no ícone SUAPp.

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.