Faculdade de Enfermagem: prática desde o início do curso

Tempo de leitura: 9 minutos

Os profissionais da área da saúde são, sem dúvida, heróis da vida! E entre eles o enfermeiro têm um papel fundamental nos locais de atendimento à saúde. A princípio, é ele que faz o primeiro contato com o paciente. Portanto, ser enfermeiro é gostar de cuidar! Ou seja, é saber olhar o próximo com todas as suas particularidades. No entanto, para isso, é preciso ter formação adequada. Por isso, o primeiro passo para quem deseja uma ser bem sucedido é se compremeter com os estudos. E assim, a Faculdade de Enfermagem da Unoeste está entre as melhores do país, com curso em Presidente Prudente e Jaú.

Antes de tudo, é importante lembrar que por fazer parte de todas as equipes de saúde, sua demanda é global. Só para ilustrar, na luta contra o novo coronavírus, a atuação da enfermagem ganhou ainda mais destaque, pois está na linha de frente da pandemia, seja dentro dos hospitais e em muitos outros locais.

Ficou interessado em saber tudo sobre a Faculdade de Enfermagem da Unoeste? Neste post, você encontra todas as informações sobre o curso! Acompanhe:

Faculdade Enfermagem: em primeiro plano duas pessoas sentadas de costas um divisória de vidro e uma tela de computador e no fundo um grupo de pessoas simulam um atendimento clínico

Conceito MEC

Primeiramente, a faculdade de Enfermagem Unoeste está entre as melhores do país. Você sabia que o curso têm conceito 4? Lembrando que a avaliação vai até 5. Dessa forma, isso mostra os ótimos resultados que a universidade têm nas avaliações do MEC.

Ao propósito, veja os conceitos dos cursos e das instituições de ensino no portal e-MEC. Não apenas para se informar, você pode usar essa consulta na hora de escolher onde estudar. E fique atento nas datas da última atualização, principalmente do CPC e CC. Lembre-se que a avaliação do curso é a cada três anos e que apesar de ter “preliminar” no CPC, este conceito pode ser definitivo. Para que você entenda cada conceito. Clique aqui.

Assim como a nota da Enfermagem, saiba que a Unoeste é a 2º melhor universidade particular do Estado de São Paulo. Esses dados são conforme o último Índice Geral de Cursos (IGC) divulgado pelo MEC.

Estrutura top

Com toda a certeza, quando se fala de estrutura, a Unoeste é destaque entre as principais do Brasil. Para que você entenda, contando com as áreas experimentais, a maior universidade do oeste paulista soma mais de 5 milhões de metros quadrados, entre os campi de Presidente Prudente, Jaú e Guarujá. Só para exemplificar, na área da saúde, são mais de 70 laboratórios, que possuem modernos equipamentos e recursos tecnológicos que fortalecem o processo de ensino . Confira abaixo tudo sobre a estrutura!

Simulação na Enfermagem

No momento em que você escolhe uma faculdade na área da saúde, precisa vivenciar tudo o que a profissão vai ter. Inclusive, como será o contato com as pessoas e de que maneira vai ajudá-las. Dessa forma, a Unoeste tem os Laboratórios de Habilidades e Simulação (LHabSim).

Para que você entenda, esses laboratórios têm bonecos que parecem pessoas reais. Isso mesmo! Eles choram, gritam e até morrem! Todos os cenários são preparados com muito cuidado para que os professores interajam com você! Aliás, esse laboratório é muito mais do que tecnologia. Com uma equipe de profissionais fantástica, dessa forma, as aulas são dinâmicas e diferenciadas. Quer saber o mais legal? Os laboratórios de simulação da Unoeste têm tudo isso e muito mais, como câmeras e equipamentos de som que parecem reais. Saiba mais sobre o LHabSim de Presidente Prudente.

Sala Betha

Acima de tudo, na Enfermagem Unoeste você aprende de muitas formas. Afinal, a tecnologia está muito presente e a Sala Betha é um exemplo disso. Ou seja, o aluno terá mesas interativas, realidade aumentada e até peças em 3D para acompanhar uma cirurgia em tempo real .

Só para ilustrar, tudo começa com a realidade aumentada. Depois disso tem sempre na mesa um celular, uma carta e uma peça em 3D. Com o celular, o aluno vê o que tem na carta. Com a realidade aumentada compara com aquilo que está vendo na mesa. Além disso, com a peça impressa, em 10 minutos ele já tem toda uma perspectiva em vários ângulos. Seja como for, a Sala Betha traz possibilidades de unir tecnologia e a educação.

Faculdade de Enfermagem: Sala betha

Laboratório de Anatomia Humana

Os futuros enfermeiros têm aulas práticas em modernos Laboratórios de Anatomia Humana, os quais contam com investimentos, até o momento, de mais de R$ 1 milhão em simuladores de órgãos, ossos e membros humanos. Esses espaços também disponibilizam peças humanas para a real visão do aluno.

Casa Simulada

Trata-se de um cenário de aula prática para visita domiciliar enquanto ferramenta da equipe de saúde, fortalecendo os pilares da humanização no atendimento, estabelecendo um vínculo consistente entre o binômio paciente/família e o serviço de saúde, condição fundamental para a excelência no padrão de atendimento e a garantia de boa qualidade de vida ao paciente.

Enfermagem na prática

Cuidar das pessoas faz parte do cotidiano do estudante de Enfermagem desde o início do curso. Assim, uma das características principais do curso da Unoeste é mostrar o mundo real aos alunos. Então, durante a graduação, o futuro enfermeiro tem contato com pacientes por meio de atendimentos. Outra característica dos cursos da área da saúde da Unoeste, que se torna um diferencial na prática profissional, é o desenvolvimento de habilidade para o trabalho em equipe multiprofissional. Assim, em diversas situações o estudante de enfermagem está em contato com diversas áreas.

Mais extensão acadêmica

A Faculdade de Enfermagem da Unoeste promove ações extensivas por meio de eventos temáticos, bem como semana de enfermagem, simpósios, cursos de férias, entre outros. Com a finalidade de incentivar os alunos, uma outra oportunidade é a participação em ligas acadêmicas, as quais aproximam o estudante da área que ele pretende atuar.

Dentre as ligas acadêmicas estão: Saúde da Mulher; Saúde da Criança e Adolescente; de Oncologia; de Emergência; Multiprofissional de Terapia Intensiva; de Cardiologia; e de Psiquiatria.

Laboratório de Habilidades de Enfermagem

Neste ambiente, os professores desenvolvem atividades por meio de equipamentos e cenários que simulam a prática profissional, tudo isso para que o conteúdo teórico aprendido em sala de aula seja reforçado. Aliás, o espaço viabiliza estudos específicos que capacitam o aluno.

Ambulatório Médico

Com toda a certeza, o aluno da Unoeste sai realmente preparado para atuar no mercado. Isso porque, além de todos os espaços a universidade tem ainda o Ambulatório Médico “Professora Ana Cardoso Maia de Oliveira Lima”. Ele fica ao lado do Hospital Regional e também atende pacientes do SUS. Aliás, lá também funciona o Centro Municipal de Especialidades (CS1). O mais legal é que neste ambiente o trabalho em equipe faz parte do dia a dia. Assim, as atividades integram alunos de todos os cursos da área da saúde.

Mais estrutura

Da mesma forma, para não restar dúvidas de tudo que se passa nos corpinhos, os estudantes aprendem em laboratórios comuns da saúde, como, por exemplo:

Biologia Celular e Molecular

Genética

Fisiologia

Bioquímica

Histologia

E muito mais!

Rede de Bibliotecas

Rede de Bibliotecas da Unoeste tem mais de 255 mil livros, além de bibliotecas virtuais com quase 18 mil . Se você gosta da pesquisa, pode entrar no Portal da Capes que é conhecido em todo o mundo. Lá tem muita coisa sobre todas as áreas do conhecimento.

Mercado de trabalho para enfermagem

A atuação do enfermeiro é comum não só em hospitais, mas também em unidades de saúde, clínicas, centros de reabilitação e muito mais. No entanto, este profissional também tem está presente em empresas, instituições de longa permanência (asilos e casas de repouso). Quem faz enfermagem ainda pode se tornar professor em universidade.

Tem mais! A pessoa formada na Faculdade de Enfermagem tem várias possibilidades de se especializar em ramos específicos da profissão e também em áreas correlatas. Só para exemplificar, confira alguns ramos deste profissional:

Enfermagem Obstétrica; Trabalho; Oncológica; de Emergência; em Neonatologia, e ainda mais.

Suporte Universitário

Só para ilustrar, aqui na Unoeste o aluno tem tudo o que ele precisa. Se você não tiver indo bem nas aulas ou precisa arrumar um estágio, a universidade ajuda!

Sucesso do aluno: setor com pessoas ao fundo no computador e lousa em primeiro plano

Sucesso do Aluno

O Sucesso do Aluno acolhe o estudante com as coordenações e os professores. Mas também passa para os pais tudo o que eles precisam saber. O setor também ajuda o aluno na construção da carreira com a Unoeste Carreiras. E, ainda mais! Todas as vagas de estágios e empregos você encontra aqui! Além disso ajuda a fazer currículos e dar dicas para entrevistas de emprego. Saiba mais no site.

SUAPp

Já o Serviço Universitário de Apoio Psicopedagógico acolhe, orienta e aconselha o acadêmico quando tem dificuldade para aprender. Além disso, a Unoeste possui psicólogas em todos os campi e o agendamento é na área do aluno.

Olhar o aluno como um todo, em todas as suas especificidades, também é papel da universidade. É fato que existem vários fatores externos que podem interferir no aprendizado, por isso os acadêmicos da Unoeste têm outros suportes como o Núcleo de Apoio ao Estudante (NAE) e o Serviço Universitário de Apoio Psicopedagógico (SUAPp).

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.