Faculdade de Fisioterapia tem uma das melhores estruturas

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

O fisioterapeuta é aquele profissional importante em todas as etapas da vida, seja para dar suporte na reabilitação, prevenção ou promoção de saúde. E não para por aqui… Ele também pode estar inserido em outros ramos correlatos, como no da beleza e do esporte, e até dentro das organizações com projetos voltados aos colaboradores, como ginástica laboral, entre outras iniciativas.

Só nessa introdução já é possível perceber que o campo de atuação para o fisioterapeuta é amplo, mas as boas oportunidades demandam uma excelente formação. O tradicional curso de Fisioterapia Unoeste é referência em ensino de qualidade. Possui estrutura completa, com laboratórios específicos e uma Clínica Escola de Fisioterapia que é referência e atende a comunidade de Presidente Prudente e região.

Na Unoeste, o acadêmico pode escolher entre estudar em período integral, com tempo de conclusão de oito semestres; ou em período noturno, durante dez semestres. 

Conceito MEC

Buscar um curso superior reconhecido por sua qualidade de ensino é fundamental para uma carreira de sucesso. A Faculdade de Fisioterapia da Unoeste tem excelente avaliação pelo Ministério da Educação (MEC): conceito 4, de escala que vai de 1 a 5. O curso também teve destaque na última avaliação do Ranking Universitário Folha (RUF 2019), sendo o 13º melhor particular no Brasil e o 4º no estado de São Paulo.

Vale destacar que a Unoeste também está entre as melhores universidades particulares: é a 3ª melhor do Estado de São Paulo e a 12ª do Brasil, conforme o último Índice Geral de Cursos (IGC) divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) no fim de 2019, que deu conceito 4 para a universidade, em escala que vai até 5. Mais informações sobre o que significa cada avaliação do MEC você confere aqui.

Melhor estrutura de Faculdade de Fisioterapia

O processo de ensino e de aprendizagem, para ser efetivo, requer investimentos constantes em estruturas física, tecnológica e humana. Seja para aulas teóricas ou práticas, a Unoeste oferece o que há de mais atualizado aos seus acadêmicos. Durante os anos de estudos, os alunos têm acesso a equipamentos de última geração e ambientes que aproximam o futuro profissional do mercado de trabalho.

Outro destaque está no corpo docente altamente qualificado, sendo 100% composto por mestres ou doutores, todos com ampla experiência em suas áreas de atuação e também na docência, enriquecendo ainda mais o compartilhamento de conhecimentos.  

Além dos ambientes acadêmicos específicos e de uso comum da área da saúde, os estudantes colocam em prática o aprendizado na Clínica de Fisioterapia, uma completa estrutura onde são oferecidos tratamentos para a comunidade totalmente gratuitos e em diferentes especialidades, como será abordado em tópico exclusivo neste post.

Apenas para entender a dimensão da estrutura da Unoeste, as aulas práticas são realizadas em laboratórios modernos e com recursos tecnológicos de ponta. Conheça quais são:

Fisioterapia 1, 2 e 3: utilizados para as aulas práticas das disciplinas de Cinesioterapia; Métodos e Técnicas de Avaliação em Fisioterapia; Eletrotermofototerapia; Recursos Terapêuticos Manuais; entre outras.

Anatomia Humana: são quatro laboratórios, os quais têm por objetivo o estudo e manuseio de modelos anatômicos e peças cadavéricas conservadas em solução de glicerina, bem como a dissecação e reparação das peças para estudo.

Genética: permite o estudo da constituição citológica de órgãos e sistemas e os aspectos envolvidos nas estruturas celulares, os genes e os mecanismos que garantem a hereditariedade.

Biologia Celular e Molecular: visa o estudo da vida, desde o seu surgimento, composição e constituição, até a sua história evolutiva, aspectos comportamentais, relação com outros organismos e com o ambiente.

Fisiologia/Biofísica: amplia o conhecimento dos processos fisiológicos humanos, bem como sua relação e impacto nos diferentes órgãos e tecidos, além das atividades práticas que visam o estudo das biomoléculas constituintes do organismo, e ainda os aspectos regulatórios relacionando sua importância com o estudo das doenças.

Patologia: tem por objetivo a execução do processo macroscópico de peças de biópsias pré-selecionadas e estudos microscópicos de lâminas de processos patológicos.

Técnicas Histopatológicas e Embriológicas: possibilita que os acadêmicos identifiquem a constituição histológica, embriológica e patológica de órgãos e sistemas e os aspectos envolvidos nas estruturas e características celulares.

Bioquímica: permite o desenvolvimento de habilidades de estudo nas reações químicas de processos biológicos que ocorrem nos organismos vivos.

Histologia: permite o estudo da constituição histológica de órgãos e sistemas e os aspectos envolvidos nas estruturas e características celulares.

Prática na Faculdade de Fisioterapia

A prática profissional durante a graduação está presente desde o 1º termo. Os alunos têm contato com a profissão por meio de atividades de observação nos diversos cenários de atuação da fisioterapia. Essas atividades aumentam em complexidade até o estágio supervisionado, que é oferecido nos últimos termos. Um dos grandes destaques da Unoeste é a Clínica de Fisioterapia.

Simulação Realística

O Laboratório de Habilidades e Simulação (LHabSim) é mais um diferencial na formação dos profissionais de saúde da Unoeste! Referência em ensino e tecnologia na América Latina, neste espaço os estudantes são treinados para desenvolver habilidades clínicas e de comunicação. Estas ações são programadas obedecendo aos protocolos e as estações com modelos e simuladores que são separados em salas específicas para o melhor aproveitamento didático pelos professores e estudantes. Os simuladores permitem alta fidelidade e reproduzem atividades semelhantes a humanos.

O diferencial deste laboratório é a metodologia utilizada para o ensino dos futuros profissionais de saúde, pois durante a universidade eles têm a oportunidade de simular quase todas as situações que serão experimentadas na vida real, incluindo-se a simulação de atendimentos a situações de emergência e o manejo de situações comportamentais que podem ocorrer durante a assistência à saúde.

É de fato um ambiente hospitalar, por isso possui equipamentos que vão de estetoscópios a computadores de alto desempenho alocados em ambientes com câmeras e equipamentos de som com alta fidelidade. Dentre eles, os que mais chamam a atenção são os simuladores humanos de aparência realista. Saiba mais sobre o LHabSim de Presidente Prudente.

Sala Betha

A Sala Betha está localizada no campus 1 e é o espaço que reúne tecnologias de ponta, como: mesas interativas, realidade aumentada, holografia, peças impressas em 3D, celulares, tabletes e projetores de alta definição. Recursos que possibilitam, por exemplo, acompanhar uma cirurgia em tempo real em diferentes perspectivas.

Os cenários, dentro da metodologia proposta, começam com realidade aumentada, e sempre na mesa tem um celular, uma carta e uma peça impressa em 3D. Com o celular, o aluno vê o que tem na carta; com a realidade aumentada começa a comparar com aquilo que está vendo na mesa e com a peça impressa, assim, em 10 minutos ele já tem toda uma perspectiva em vários ângulos. A Sala Betha permite inúmeras possibilidades, integrando sempre a tecnologia e a educação.

Clínica de Fisioterapia

Inaugurada em 1983, a Clínica Escola de Fisioterapia da Unoeste é uma das mais completas da região. Anualmente, a clínica realiza uma média de 16 mil atendimentos. Muito mais que um campo para aprendizagem, esse espaço tornou-se suporte aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) de Presidente Prudente e região, com a prestação de serviços gratuitos em cinco áreas:

Reabilitação cardiorrespiratória – Reabilitação a pacientes com disfunções cardíacas e respiratórias. Laboratório de função pulmonar e moderno ginásio para reabilitação cardíaca

Neurologia adulto – Reabilitação do paciente neurológico com disfunções do sistema nervoso central e periférico.

Pediatria – Reabilitação a crianças e adolescentes com disfunções neurológicos, ortopédicas e psicomotores.

Ortopedia/traumatologia/reumatologia – Reabilitação em pós-operatório, doenças reumáticas, ortopédicas e traumatológicas.

Ginecologia/obstetrícia – Reabilitação à saúde da mulher, voltados à incontinência urinária, mastectomia, gestantes pré e pós-parto.

Ambulatório

O Ambulatório Médico da Unoeste “Professora Ana Cardoso Maia de Oliveira Lima” está localizado ao lado do Hospital Regional de Presidente Prudente e também atende os usuários dos serviços públicos de saúde. Dos quase 4 mil m² de área construída, 1,7 mil m² são compartilhados com o Centro Municipal de Especialidades (CS1). Esse local é um novo cenário de prática na área da saúde e de estágio supervisionado, envolvendo todos os cursos da saúde da Unoeste, inclusive Fisioterapia, já que o CS1 oferece atendimentos multidisciplinares.

Maior Rede de Bibliotecas da região

A Rede de Bibliotecas da Unoeste conta com mais de 255 mil exemplares, além de bibliotecas virtuais com quase 18 mil títulos. Para os pesquisadores, a universidade também oferece o Portal de Periódicos da Capes, que é uma base mundialmente conhecida, com periódicos relevantes em todas as áreas do conhecimento. São 136 bases disponíveis com artigos na íntegra.

Atividades de extensão

Os alunos de fisioterapia da Unoeste estão inseridos em projetos de extensão na comunidade desde o início do curso. São atividades em Estratégias Saúde da Família (ESFs), Unidades Básicas de Saúde (UBSs), eventos de atendimentos gratuitos em regiões carentes, como em mutirões da saúde e demais ações em parceria com instituições públicas e particulares. Um dos programas que se destacam é o de reabilitação equestre, conforme abordado no tópico abaixo.

Reabilitação Equestre – Equoterapia

O Programa Multidisciplinar na Reabilitação Equestre completou 10 anos em 2019 e apresenta excelentes resultados. Iniciado em 2009 na Unoeste, em 2018 a iniciativa ganhou a parceria da Polícia Militar, com as atividades transferidas ao Grupamento de Policiamento Montado, vinculado ao Batalhão de Ações Especiais (Baep). O trabalho de reabilitação atende crianças e adolescentes com algum tipo de deficiência, seja física, intelectual ou necessidades especiais.

Entre os pontos fortes do programa está a multidisciplinaridade, já que estão envolvidos policiais da cavalaria, professores e estudantes dos cursos de Fisioterapia, Psicologia, Fonoaudiologia e Zootecnia, sendo este último voltado para o atendimento animal.

Mercado de trabalho para o fisioterapeuta

A atuação do fisioterapeuta é comum em hospitais, clínicas e centros de reabilitação, mas este profissional também tem amplo espaço em clubes esportivos, empresas, instituições de longa permanência (asilos e casas de repouso), atendimento em residências (home care), na docência e na atenção básica à saúde. E o fisioterapeuta também tem várias possibilidades de especializar-se em ramos específicos da profissão e também em áreas correlatas. Abaixo você confere somente algumas possibilidades do vasto campo que tem a carreira do fisioterapeuta:

  • Fisioterapia esportiva

Na área esportiva, o fisioterapeuta exerce trabalho fundamental em centros esportivos e de treinamentos, com atuação na prevenção e reabilitação de esportistas, pensando no bem-estar do atleta e no melhor desempenho de sua equipe. Este profissional é indispensável neste meio.  

  • Fisioterapia do Trabalho

O objetivo é manter a saúde do trabalhador e prevenir ou tratar lesões ou qualquer outra disfunção decorrente de sua atividade profissional. Já ouviu falar da ginástica laboral? Então, essa atividade também pode ser conduzida por um fisioterapeuta.

  • Osteopatia

Nessa área, o profissional utiliza várias técnicas terapêuticas manuais, entre elas a da manipulação do sistema musculoesquelético (ossos, músculos e articulações), para ajudar no tratamento de doenças e aliviar sintomas de dores.

  • Cardiovascular

Desenvolve intervenções para prevenir os fatores de risco cardiovascular e garantir melhores condições físicas e mentais dos pacientes com doença cardiovascular crônica. Os profissionais atuam também com a recuperação de pacientes após um acidente vascular cerebral, por exemplo.

  • Respiratória

Trata de doenças respiratórias que podem ocasionar disfunções no diafragma, no metabolismo muscular e na oxigenação sanguínea.

  • Fisioterapia no setor da beleza

Chamada de dermatofuncional, essa área está ligada ao setor da beleza e estética. O fisioterapeuta pode se especializar para atuar em tratamentos como redução da gordura localizada, flacidez da pele, estrias, cicatrizes, entre outros.

Entretenimento na universidade

A universidade possui uma preocupação com a formação do acadêmico que vai além da sala de aula, incentivando em suas dependências a prática de atividade física, em diversas modalidades. No campus 1, o Palácio de Esportes é destaque pela sua estrutura e diversidade de atividades: abriga quadra poliesportiva, arquibancadas, salas para aulas aeróbicas, piscina semiolímpica, além da Academia Unoeste. Conheça o complexo esportivo da universidade neste link.

Suporte universitário

Olhar o aluno como um todo, em todas as suas especificidades, também é papel da universidade. É fato que existem vários fatores externos que podem interferir no aprendizado, por isso os acadêmicos da Unoeste têm outros suportes como o Núcleo de Apoio ao Estudante (NAE) e o Serviço Universitário de Apoio Psicopedagógico (SUAPp).

O NAE promove o acolhimento do estudante de forma integral em conjunto com as coordenações e os professores, fornecendo inclusive informações gerais aos pais ou responsáveis. Está presente durante todo o curso, ajudando os acadêmicos na construção de carreiras através da Central de Estágios, que tem o objetivo do ingresso deste aluno no mercado de trabalho através da divulgação de vagas para estágios e efetivas, auxiliando-os também na elaboração de currículos e dicas para entrevistas de emprego. Saiba mais no site.

Já o Serviço Universitário de Apoio Psicopedagógico visa acolher, orientar e aconselhar o acadêmico sobre as possíveis dificuldades no processo de aprendizagem. A universidade conta com psicólogas em todos os campi e o agendamento pode ser feito no site da Unoeste, Área do Aluno, na aba “Serviços”, no ícone SUAPp.

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.