Entre as melhores Faculdades de Medicina do país

Tempo de leitura: 13 minutos

Faculdade de Medicina - Em uma simulação, alunos realizam procedimentos de atendimento a um paciente vítima de acidente

Desde que você nasceu já teve contato com um médico. Certamente, no seu dia a dia já precisou fazer algum exame ou passar por uma consulta quando algo não estava bem. Se você admira esses profissionais que se dedicam a cuidar das pessoas, a medicina também pode ser a profissão certa para você! Seja para atendimentos gerais ou cuidar do coração ou de um rim, o médico sempre quer o melhor para os seus pacientes. Dessa maneira, se você pretende fazer sucesso nessa área, então a Medicina da Unoeste é uma ótima opção!

Em primeiro lugar, a Unoeste tem uma das melhores estruturas acadêmicas do país. Foi, ainda, a primeira instituição no oeste paulista a oferecer o curso de Medicina, em 1987, em Presidente Prudente. Para você ter uma ideia, já formou mais de 4 mil médicos para o Brasil e o mundo.

Essa experiência de décadas e o ensino de qualidade também estão nas cidades de Jaú e Guarujá. Nesses locais, por exemplo, as faculdades de Medicina são destaques em tecnologia e inovação.

Faculdade de Medicina: Conceito MEC

A Unoeste tem conceito 4, em escala que vai de 1 a 5, conforme o último Índice Geral de Cursos (IGC) divulgado pelo MEC. Assim, a Unoeste é a 2ª melhor universidade particular do Estado de São Paulo e a 11ª particular do Brasil.

Da mesma forma, o curso possui nota elevada pelo órgão máximo da Educação, com Conceito de Curso (CC) 4. Isto é, na visita mais recente os avaliadores do MEC constataram excelência. Os requisitos organização didático-pedagógica, corpo docente e infraestrutura foram elogiados. Entenda cada conceito neste post.

Melhor estrutura de Medicina

Só para ilustrar, a Unoeste tem mais de 5 milhões de metros quadrados. Além disso, cada Faculdade de Medicina conta com cerca de 35 laboratórios. Neles têm tudo o que há de mais moderno para que o aluno aprenda na prática.

Faculdade de Medicina - três alunos realizam manobras de ressuscitação cardiopulmonar no laboratório de simulação

Muito próximo da realidade!

Imagine só… ajudar no nascimento de um bebê ou socorrer uma pessoa na rua que acabou de passar mal. Para um futuro médico esses e outros casos podem estar na rotina. Assim, para melhor preparar o futuro profissional, a Medicina Unoeste possui os Laboratórios de Habilidades e Simulação (LHabSim). Em primeiro lugar, saiba que eles estão nos três campi e são top em ensino. Aliás, são neles que os universitários treinam as suas habilidades clínicas e de comunicação.

Esses laboratórios têm bonecos que parecem pessoas reais. Isso mesmo! Eles choram, gritam e até morrem! Mas eu acho que você como futuro médico vai fazer o possível para não deixar que isso aconteça, né?! Todos os cenários são preparados com muito cuidado para que os professores interajam com você! Aliás, esse laboratório é muito mais do que tecnologia. Com uma equipe de profissionais fantástica, as aulas são dinâmicas e diferenciadas. É neste laboratório que os futuros médicos experimentam quase todas as situações que podem ocorrer na vida real.

É claro que em um hospital tem muitos equipamentos que ajudam a atuação do médico desde estetoscópios até super computadores. Quer saber o mais legal? Os laboratórios de simulação da Unoeste têm tudo isso e muito mais, como câmeras e equipamentos de som que parecem reais. Sem dúvida, esses espaços podem transformar a educação médica do país, pois foram pensados especialmente para isso. Saiba mais sobre o LHabSim de Presidente Prudente.

Tecnologia que forma médicos

Você sabia que a Medicina Unoeste tem um Laboratório de Design Instrucional. Só para exemplificar, é ali que nascem objetos, aplicativos e simuladores virtuais que ensinam desde o corpo humano até técnicas cirúrgicas. Essas ideias surgem das necessidades dos professores e dos alunos. Uma vez que os projetos saem do papel, os estudantes aprendem de várias formas, como em TV Touchscreen ou no celular.

Sala Betha

Acima de tudo, a Medicina Unoeste busca a todo momento formas diferenciadas de ensinar. É claro que a tecnologia está muito presente e a Sala Betha é um exemplo disso. Da mesma forma que estar no centro cirúrgico é fundamental para que o futuro médico vivencie a profissão, a universidade tem meios para que o calouro passe por isso. Ou seja, o aluno terá mesas interativas, realidade aumentada e até peças em 3D para acompanhar uma cirurgia em tempo real .

Só para ilustrar, tudo começa com a realidade aumentada. Depois disso tem sempre na mesa um celular, uma carta e uma peça em 3D. Com o celular, o aluno vê o que tem na carta. Com a realidade aumentada compara com aquilo que está vendo na mesa. E com a peça impressa, em 10 minutos ele já tem toda uma perspectiva em vários ângulos. Seja como for, a Sala Betha traz inúmeras possibilidades de unir tecnologia e a educação.

Ambulatório Médico

Já que o papel do médico é cuidar de pessoas, por que não ensinar o aluno a fazer isso na prática? Sob o mesmo ponto de vista, o Ambulatório Médico “Professora Ana Cardoso Maia de Oliveira Lima” contribui com essas experiências. Ele fica em Presidente Prudente, bem pertinho do Hospital Regional e é lá que também funciona o Centro de Especialidades e o Ambulatório Pós-Covid. Além de ser um espaço para aulas e outras atividades, os universitários contribuem com o bem-estar da comunidade.

Para o ambulatório, a Unoeste investiu para oferecer tudo o que há de mais moderno. Sem falar que a parceria com a prefeitura possibilita aprendizado prático nas aulas e nos estágios. Ao mesmo tempo, também envolve todos os cursos da saúde da Unoeste, pois oferece atendimentos multidisciplinares.

Faculdade de Medicina-fachada do ambulatório médico da Unoeste Prudente

Maior rede de bibliotecas

Imagine como seria ter as principais obras da sua área à sua disposição? Na Unoeste é assim! A Rede de Bibliotecas da Unoeste conta com mais de 255 mil exemplares, além de bibliotecas virtuais com quase 18 mil títulos.

Mas isso não é tudo! Para os pesquisadores, a universidade também oferece o Portal de Periódicos da Capes, que é uma base conhecida no mundo todo. O portal atende todas as áreas do conhecimento. Para esclarecer melhor, são 136 bases disponíveis com artigos na íntegra.

Medicina na prática

Com toda a certeza, o futuro médico vai aprender desde o início da faculdade a cuidar de pessoas. Essa postura é muito forte na Medicina Unoeste, que se preocupa com a comunidade e quer fazer a diferença onde ela está. Seja em Prudente, Jaú ou Guarujá, os alunos estão em Estratégias de Saúde da Família (ESFs), Unidades Básicas de Saúde (UBS), Ambulatórios, hospitais. Inclusive, eles realizam várias ações com a comunidade. Orientação gerais de saúde, exames que avaliam a visão de estudantes, auxílio em campanhas de vacinação e muito mais.

Internato médico

Para que o acadêmico tenha uma formação completa, a Medicina Unoeste tem o conhecido Internato Médico. É nesse local que o universitário passa a maior parte do seu tempo nos últimos dois anos do curso. Em outras palavras, ele conhece várias áreas e contribui com a comunidade, atendendo pessoas e aprendendo como é ser médico. Já que essa vivência é essencial, os professores estão sempre ao lado e oferecem aquele suporte essencial. Nesse sentido, o internato é uma chance única de estar na Atenção Básica, Saúde Mental, Urgência e Emergência, além da Ginecologia e Obstetrícia. Também possibilita acompanhar a Pediatria, Clínica Médica, Clínica Cirúrgica e a Saúde Coletiva.

Aprendizado na Medicina Unoeste

Sobretudo, a Medicina Unoeste ensina de forma inovadora, pois traz disciplinas baseadas em metodologias ativas. Em resumo, o próprio aluno descobre a melhor forma de aprender e o professor está ao lado para mostrar os melhores caminhos, questionar e refletir sobre as suas escolhas.

Do mesmo modo, as Faculdades de Medicina Unoeste usam a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) e a Aprendizagem Baseada em Equipes (TBL). Essa ideia híbrida é aplicada em todas atividades que acontecem desde a sala de aula até os laboratórios. Não apenas para trazer conhecimento técnico, a universidade se importa em proporcionar o desenvolvimento cognitivo dos seus alunos.

Faculdade de Medicina - Professor fazendo auscuta em um robô de simulação e duas alunas observam

Por que fazer Medicina Unoeste?

No momento em que você decide em ser médico, com certeza irá querer uma formação top. Por isso, a Unoeste é ideal para quem busca um perfil diferenciado. Sem dúvida, a universidade tem estrutura, professores e muita prática do início até o fim do curso. Uma vez que você já leu até aqui, sabe que não vão faltar professores, laboratórios e muita tecnologia para você aprender.

A Medicina Unoeste já formou milhares de médicos que estão em todo o mundo. Agora pode ser o momento ideal de começar essa linda trajetória. Clique aqui e fique ligado nos Vestibulares da Medicina Unoeste.

Localização

Medicina Prudente

Se você é do interior e mora perto de Presidente Prudente, a Faculdade de Medicina da Unoeste fica no campus 1 e está de portas abertas para você! Ela está localizada no bairro Cidade Universitária que é uma região bem legal da cidade. Aliás, tem tudo bem pertinho para você desde lazer, alimentação e outros serviços.

Medicina Jaú

A Faculdade de Medicina de Jaú foi inaugurada em agosto de 2018, com estrutura ao lado do Hospital Thereza Perlatti. Inclusive, neste ano de 2021 teve mudança para a casa nova… O campus da Unoeste Jaú já é a mais moderna estrutura no ensino superior da região.

Medicina Guarujá

Já a Faculdade de Medicina de Guarujá, que teve início em março de 2019, está instalada em pavimento do Hospital Santo Amaro. Da mesma forma, também possui moderna estrutura. Nesta cidade, portanto, o novo campus tem previsão de ficar pronto no segundo semestre de 2021.

Mercado de trabalho

Desde o primeiro dia de aula, a Medicina Unoeste prepara o aluno para a tão sonhada profissão. Com o passar dos dias e dos termos, ele fica mais seguro e confiante para a futura atuação. Sem falar que todo o contato prático com todas as áreas ajuda na escolha de alguma área específica. Quando se fala em salário, essa carreira é bem atrativa e tem ganhos de mais de R$ 15 mil. Se bem que esse valor pode ser maior e varia com o quanto de horas ou plantões o profissional terá.

Em síntese, o médico pode trabalhar desde hospitais, clínicas até consultórios particulares. Também pode estar em unidades básicas de saúde, na vigilância epidemiológica e sanitária ou atendimentos de urgência e resgates. Quer saber o mais legal? Pode se aventurar para missões humanitárias ou até dar aulas e se tornar pesquisador. Viu, só! São muitas as possibilidades para você que escolher a medicina por amor!

Saiba mais sobre a profissão neste vídeo:

Diversão na universidade

A universidade se preocupa com o bem-estar dos alunos e incentiva a prática da atividade física. No campus 1, por exemplo, o Palácio de Esportes é destaque pela sua estrutura e diversidade de atividades. O local tem quadra , arquibancadas, salas para aulas aeróbicas, piscina semiolímpica, além de academia.

Na Unoeste, o estudante também é incentivado a momentos de lazer com os eventos e jogos universitários. Além disso, a Medicina da Unoeste tem as Atléticas que treinam desde futebol até xadrez! E adivinhem só? Nas competições, a bateria Batezuda anima a galera e incentiva os competidores.

Eles indicam!

A Unoeste já formou médicos que estão em todo o Brasil e no mundo. Saiba um pouquinho da histórias de alguns ex-alunos de sucesso.

Médicos dos atletas

O Dr. Nemi Sabeh Júnior é médico de atletas conhecidos como Marta, Cristiane e Formiga. Há mais de 10 anos ele é ortopedista da Seleção Brasileira de Futebol Feminino. Para ele, a Unoeste foi muito importante no seu sucesso profissional. “É até difícil enumerar tudo o que aprendi neste período na universidade. Acho que a minha própria vida e minha trajetória já responde”.

Grandes hospitais de São Paulo

O Dr. Francisco Sampaio Junior coordena uma das equipes de cirurgia de coluna do Hospital Sírio Libanês de São Paulo. É também chefe de uma das equipes de neurocirurgia da Rede D’Or São Luiz da capital paulista.

Ele tem ótimas recordações da Unoeste. “Sempre me senti muito amparado. Os professores eram muito mais do que isso. A estrutura da universidade, como o Hospital Universitário [atual Hospital Regional], nos dava acesso a materiais de última geração. Realmente tive tudo que uma excelente instituição pode oferecer”.

Experiência internacional

O Dr. Rafael Otto Schneidewind acredita que todo o suporte da Unoeste, principalmente em relação à infraestrutura, foi essencial para sua carreira . Ele fez residência no Hospital Universitäts Klinikun e estágio no Centro do Coração Alemão de Berlim. Também atuou no Centro do Coração Alemão de Berlim), com Roland Hetzer, um dos maiores cardiologistas do mundo.

Medicina no sangue

A Dra. Livia Maria Bernardes de Melo é chefe do Serviço de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital Universitário da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Seguiu os passos do pai, e afirma que a medicina é uma doação e que está no sangue da família.

Sobre sua escolha pela Unoeste, A Dra. Livia afirma que não poderia ter sido melhor. “Ambiente acolhedor, familiar. A infraestrutura é o grande diferencial, poucas instituições possuem coisa parecida. E isso traz uma qualidade de formação que levamos para sempre. Sei que o laboratório de habilidades e simulação é modelo no Brasil, e isso faz muita diferença na formação”.

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.