Faculdade EAD, presencial, semipresencial ou flexível

Tempo de leitura: 6 minutos

Faculdade EAD, presencial, semipresencial ou flexível: Uma mão segurando uma lâmpada e ao fundo um quadro verde com desenho de um capelo em cima da lâmpada

Você já conhece todos os benefícios de investir em uma faculdade, não é mesmo?! Mais chances de emprego, melhor salário, além de todo conhecimento que com toda certeza serão fundamentais, tanto para a profissão, quanto para a sua vida pessoal. Depois de saber disso tudo, você decide que, sim, quer uma formação superior. Então vem outra pergunta: vai fazer uma faculdade EAD, presencial, semipresencial ou flexível? Alguns destes termos você já conhece bem, mas aqui vamos te mostrar as principais diferenças.

Faculdade a distância ou presencial

Provavelmente você já sabe, mas não custa nada reforçar, EAD é a educação a distância, realizada por meio de plataformas digitais, e o aluno não frequenta o campus para assistir às aulas. Ou seja, os professores aparecem na telinha do notebook, computador, celular, entre outros… As aulas podem ser ao vivo ou não.  Aqui já apontamos as duas principais características da educação a distância: estudar do seu jeito, do local e no horário que preferir!

Já no curso presencial você frequenta aulas na universidade, no período escolhido, ou seja, manhã, noite ou integral. Tem ainda contato com os seus colegas de sala e utiliza outros ambientes como laboratórios, áreas de convivência, enfim. Aqui o professor também está em contato direto com o aluno. Desta forma conseguimos resumir as principais características desse ensino.

Dito isso, surge novamente a pergunta: qual das duas modalidades? Calma que abaixo você saberá mais detalhes dessas formas de educação disponíveis. Mas de antemão, saiba que tudo é uma questão de preferência e você precisa encontrar a que mais se encaixa em seu perfil. Aliás, dentro dessas modalidades ainda é possível fazer cursos flexíveis ou semipresenciais.   

Vantagens da faculdade EAD

Por certo você já entendeu as principais diferenças, mas agora quer saber as vantagens de fazer EAD ou presencial. Só para exemplificar, apontaremos aqui algumas características.  Seguindo a ordem alfabética, vamos começar com a educação a distância!

Em primeiro lugar destacamos a Flexibilidade. O aluno simplesmente decide o melhor horário e local de estudos. Então, por exemplo, se o estudante está no horário de almoço no trabalho e quiser aproveitar daquele momento para estudar, pode fazer isso do seu celular!

Outro destaque é para a Economia. Isso porque a mensalidade da educação a distância geralmente é menor do que no presencial. Além disso, o aluno ainda não tem gastos com transporte, moradia em outra cidade e alimentação, por exemplo.

Em terceiro lugar, podemos apontar acesso ilimitado aos Conteúdos. Ou seja, o aluno não perde nenhuma matéria. Pois tudo fica disponível no ambiente virtual para ser acessado a qualquer momento, quantas vezes o aluno precisar.

Como nem tudo são flores, importante saber que na educação a distância também é preciso ter disciplina para entregar as atividades no prazo. Manter o foco também é primordial, pois existe maior possibilidade de se distrair, afinal, você poderá estudar da sua cama (e ela pode te “obrigar” a descansar os olhos). Outro fator que pode ser um empecilho é a internet.

Vantagens da faculdade presencial

Reservar um período do seu dia não é problema para você, então está pensando melhor no curso de graduação presencial, não é mesmo?! Essa também é uma ótima escolha! Vamos lá nas três vantagens dessa modalidade:

Resolver as dúvidas na hora é um atrativo interessante do curso presencial, principalmente para os apressadinhos de plantão. Saiba que o Feedback imediato do professor é uma das principais vantagens para quem frequente presencialmente a sala de aula.

Da mesma forma que você tem olho no olho com o professor, você também mantem o contato com os amigos de sala. E ter amigos é tudo, né?! Futuramente dará muito valor em seu Network (rede de relacionamento) construído.

Aproveitar da Estrutura Física da universidade é um diferencial. Laboratórios, pesquisas, estágios, e, claro, os momentos de diversão, né, minha gente! Afinal, quem nunca pensou em dar aquela relaxada com a galera nos quiosques do campus universitário?! Mas não pode matar aula, hein!   

E como não existe nada perfeito, estudar presencial também tem suas dificuldades. Começando pelo mínimo de frequência nas aulas para não ser reprovado… Resumindo, nada de deixar para depois. Aqui é horário marcado e pronto! Fora isso, assim como no ensino a distância, você precisa de disciplina e foco para chegar onde deseja.

Curso flexível ou semipresencial

Lembra que você tem quatro possibilidades de estudos, né? Você pode fazer uma faculdade EAD, presencial, semipresencial ou flexível. Agora vamos falar dessas duas últimas… Para começar, o que diferencia o ensino flexível do semipresencial é a quantidade de aulas on-line.

O curso flexível, em algumas faculdades, segue a portaria do MEC nº 2.117, de dezembro de 2019. Lá diz que a graduação presencial pode ter 40% de aulas a distância e 60% presencial. Em outras palavras, quer dizer que uma faculdade presencial pode ter matérias realizadas on-line, mas sempre de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais. Por isso chamado de curso flexível. Se ainda ficou confuso para você, clique aqui e confira este post sobre essa forma de estudo. Agora, caso queira conhecer alguns cursos flexíveis, então clique neste link.

Por outro lado, a faculdade semipresencial funciona no formato EAD, com a maior parte das disciplinas on-line. Porém, requer a presença do aluno no campus acadêmico em algumas oportunidades, geralmente para atividades práticas em laboratórios ou estágios, enfim. É também uma excelente escolha para quem precisa fazer seus horários de estudo, pois normalmente a atividade presencial ocorre uma única vez na semana.

E ai, já entendeu tudo sobre Faculdade EAD, presencial, semipresencial ou flexível? Você só precisa analisar o que é melhor para a sua rotina! Antes, continue a leitura porque temos mais dicas importantes….

Qual faculdade fazer?

Seja como for, não importa se escolha uma faculdade EAD, presencial, semipresencial ou flexível, a sua melhor decisão é estudar! No momento em que você tem essa meta como objetivo de vida, seu futuro profissional já está marcado para o sucesso. Mas é claro que você precisa fazer a sua escolha de acordo com o sua rotina e realidade.

Conceito MEC

Por fim, saiba que a sua escolha pelo curso e modalidade de ensino também deve levar em conta a qualidade da instituição. Uma faculdade muito bem avaliada diz muito sobre o seu futuro. Lembrando que são muitas notas do Ministério da Educação: CC, CPC, IGC e Enade. Saiba o que significa cada conceito do MEC neste post e depois é só escolher uma faculdade EAD, presencial, semipresencial ou flexível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *