Engenharia Civil: construindo o futuro

Engenharia Civil: construindo o futuro

Tempo de leitura: 3 minutos

Só para exemplificar… imagine o desenvolvimento de uma cidade sem obras e construções? Difícil, né! Aliás, é o engenheiro que está por trás dos edifícios, estradas, pontes e toda a infraestrutura do dia a dia. O profissional dessa área tem uma mente brilhante e participa de todas as fases de uma construção, desde o planejamento até o tipo de acabamento. Saiba mais como é fazer a carreira e a faculdade de engenharia civil, seja EAD ou presencial!

A princípio, saiba que fazer uma construção, seja ela qual for, não é uma tarefa simples. Em primeiro lugar precisa de segurança e de muitos conhecimentos técnicos para saber quais materiais usar ou onde construir. Inclusive, um bom projeto leva em conta desde a composição dos solos, as condições dos terrenos até as partes hidráulica e elétrica. Sem dúvida, essa grande responsabilidade torna a profissão muito respeitada e bem remunerada.

Carreira do engenheiro civil

De acordo com um levantamento de consultorias de RH, a engenharia civil está entre as profissões mais bem pagas com um salário médio acima de R$ 10 mil por mês. Além disso, o setor de construção civil no Brasil gera 10 milhões de empregos e movimenta 9,9% do Produto Interno Bruto (PIB).

Por isso, fazer faculdade nessa área pode proporcionar uma carreira brilhante! Em resumo, você pode estudar nas modalidades presencial e EAD – semipresencial. Só para ilustrar, na primeira tem que ir diariamente para as aulas, já na segunda somente um dia na semana tem aula na universidade e o restante é on-line. 

Quer saber o mais legal? Existe uma grande busca por profissionais da área, pois há setores vitais que não podem parar. Por exemplo, as obras de saneamento, estradas, túneis e geração de energia. Além disso, o engenheiro civil tem várias oportunidades para fazer o que gosta.

Áreas de atuação

Se acaso você quer ser engenheiro civil, veja onde poderá trabalhar!

Construção civil

Acompanha a construção e reforma de casas, prédios e grandes instalações, como estádios esportivos, indústrias e aeroportos. Ele projeta, gerencia e executa.

Estruturas e fundações

Cuida do projeto, da edificação e da escolha dos materiais mais adequados para as estruturas e fundações. Dentre eles, madeira, aço ou concreto, calculando tudo o que é preciso e o tamanho da obra que dará apoio à construção.

Infraestrutura e transporte

Projeta e constrói rodovias, ferrovias, viadutos, portos, metrôs, túneis, viadutos, entre outros. Além disso, avalia o tráfego, métodos viários, sinalização e toda logística do trânsito.

Hidráulica e recursos hídricos

Faz projetos, acompanha e realiza obras de barragens, canais, reservatórios, sistemas de irrigação, drenagem ou obras costeiras.

Saneamento

Desenvolve e constrói obras de saneamento básico, como redes de captação e distribuição de água e estações de tratamento de água e esgotos.

Gerência de recursos prediais

O engenheiro civil cuida dos padrões de qualidade, ordem e ocupação do espaço. Aliás, ele busca fazer um bom trabalho de gerenciamento para aproveitar ao máximo todos os recursos da obra.

Faça Engenharia Civil

Uma vez que você se identificou com a área que tal estudar para ser um engenheiro civil de sucesso?! Aliás, é importante estudar em uma universidade reconhecida pela sua qualidade. Clique aqui e se inscreva para o vestibular.

Por fim, confira o infográfico que mostra por que a Unoeste é uma instituição top!

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.