Faculdade de Engenharia Mecatrônica atende área em crescimento

Tempo de leitura: 3 minutos

Dois engenheiros analisam um robô

Você sabia que a maior parte do seu carro é feita por rôbos? Sim, isso é bem real! Agora, imagine uma indústria em que as máquinas são responsáveis por 80% da produção… Acha que é muita maluquice, né? Mas, o mundo da tecnologia, com toda a certeza, não tem limites, pois quando menos se espera; pronto! Surge aquele robô que até então só era possível ver em filmes. Agora, se você gosta dessa área e quer ficar por dentro de tudo, continua com a gente aqui e conheça os detalhes sobre a Faculdade de Engenharia Mecatrônica.

Só para ilustrar, o engenheiro mecatrônico é um profissional que desafia a criatividade, integra as tecnologias de mecânica, eletrônica e da computação. Esse engenheiro busca a automação de equipamentos e de processos. Um bom exemplo é o processo de montagem de um carro.

Na indústria

Só para exemplificar, em uma montadora de veículos, por exemplo, tem robôs para realizar inúmeras atividades, desde soldar e até mesmo para dirigir e confirmar itens de segurança. É demais, né?! Para iniciar a produção dos modelos de carros Polo e Virtus, por exemplo, a Volkswagen instalou 373 novos robôs no setor de solda de chapas de carrocerias em uma de suas principais fábricas. E tudo isso é devido ao profissional formado na faculdade de Engenharia Mecatrônica.

Além disso, a produção de carros é um dos muitos setores que contam com as máquinas na linha de frente. Hoje, os processos industriais acontecem graças aos sistemas mecatrônicos. E esses robôs têm inúmeras vantagens. Eles reduzem custo e o risco de lesões por trabalhos repetitivos, oferecem qualidade para os trabalhadores, para o produto e melhora a competitividade da organização no mercado.

Existem empresas que contratam engenheiros mecatrônicos somente para planejar e criar máquinas que atendam necessidades de cada cliente. E isso não é a realidade somente de grandes empresas, não. Oficinas mecânicas e elétricas, por exemplo, também utilizam dessas tecnologias.

Faculdade

Então, acredite, o engenheiro mecatrônico é o profissional com demanda crescente no cenário global. Por isso, se você pensa em sair na frente com uma carreira cheia de oportunidades no mundo, a Faculdade de Engenharia Mecatrônica é o caminho.

O curso tem a duração de 5 anos e traz muitas atividades práticas, além das matérias comuns da engenharia. Por isso, escolha estudar em uma universidade com estrutura completa! Desde a faculdade você precisa aprender com o que existe de mais moderno na área, concorda?! Então, não se esqueça de pesquisar bastante onde vai estudar, ok.

Mercado de Trabalho

O profissional formado na faculdade de engenharia mecatrônica pode atuar em qualquer área da indústria, no processo de automação. Pode trabalhar, por exemplo, com a geração de transmissão e distribuição de energia elétrica; Indústria automotiva, aeronáutica e naval, e diversas outras. Aliás, pode ainda ter seu próprio negócio, prestar consultoria e serviços para a indústria ou desenvolvendo equipamentos de automação.

Deu para ver que essa profissão é ampla, né?! Mas tem muito mais para você saber sobre a Engenharia Mecatrônica. Então, confira o vídeo que preparamos para você logo abaixo.

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.