Faculdade de Geografia: o que faz o geógrafo?

Tempo de leitura: 2 minutos

Três homens e uma mulher observam um mapa sob uma mesa

Já está mais do que comprovado que as relações entre a sociedade e o meio ambiente estão diretamente ligadas nas transformações do espaço, correto? Sem dúvidas, essa relação traz outras consequências… Para reduzir os possíveis efeitos, profissionais como o geógrafo são fundamentais. Só para exemplificar, eles podem contribuir desde questões voltadas ao meio ambiente até mesmo assuntos sociais, como no planejamento de uma cidade, por exemplo. Gostou? Então saiba mais sobre a faculdade de geografia.

O geógrafo e o clima

Esse profissional vai além… Aliás, você já reparou como o tempo e o clima interferem na dinâmica da atividade humana? Esse é um dos motivos que tornam o monitoramento do clima essencial no dia a dia. Aliás, quem é que não quer saber se há ou não previsão de chuva para o fim de semana?! Essa informação pode mudar seus planos… Conhecer o tempo e o clima de determinadas regiões também são essenciais para os setores da indústria e das agrárias.

Mas o clima é apenas mais um aspecto dominado por quem faz a faculdade de Geografia. Essa profissão é importante para toda a nação, pois ela está relacionada ao meio ambiente, planejamento urbano, turismo, aspectos políticos e sociais, e muito mais.

Como é a faculdade de Geografia?

Quem faz esse curso estuda relevo, clima, solos, vegetações e sistemas hidrográficos de uma região ou país. Além disso, também aprende relações entre o meio natural e os grupos sociais, bem como analisa questões sociais e políticas de uma comunidade.

Acesse este link e conheça mais sobre uma faculdade de Geografia EAD. Mas se você prefere frequentar uma universidade, tem ainda a opção de curso flexível, sendo 40% de aulas on-line e 60% presencial. Clique aqui e saiba mais.

A verdade é que a geografia sempre foi importante no planeta. No entanto, essa área tem se tornado cada vez mais essencial. Isso porque o profissional formado numa faculdade de Geografia também tem grande contribuição nas questões ambientais, ao lado de outras áreas importantíssimas na preservação da natureza, por exemplo.

O geógrafo é ainda responsável por planejamentos nos diversos setores de uma cidade, assim como agrário, ambiental, gestão, consultoria e pesquisa.

Mercado de trabalho para o geógrafo

Se você pensa em fazer a faculdade de geografia, além de trabalhar como professor nos ensinos básico ou superior, ainda pode atuar em setores públicos, como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) e prefeituras. Outras oportunidades de trabalho são em editoras, na área de cartografia ou na consultoria ambiental. A profissão traz diversos caminhos para seguir…

Gostou da profissão? Então assista ao vídeo e saiba mais como é estudar Geografia e quais os caminhos que poderá seguir na carreira:

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.