Faculdade de Medicina Veterinária: formação de qualidade!

Faculdade de Medicina Veterinária: formação de qualidade!

Tempo de leitura: 18 minutos

Certamente, é difícil imaginar alguém que não se beneficie com a presença de um animal. Eles já são considerados parte da família, deixam os ambientes mais alegres e promovem a interação entre as pessoas da casa. Só para ilustrar, o último censo pet mostra que existem 149,6 milhões de animais de estimação no Brasil. De acordo com o Instituto Pet Brasil, do número total, 58,1 milhões são cães; 41 milhões aves; 27,1 milhões gatos; 20,8 milhões peixes e 2,5 milhões répteis e pequenos mamíferos. Nesse sentido, fazer uma Faculdade de Medicina Veterinária top garante uma formação que contribui com o bem-estar animal. Confira! 

Em resumo, saiba que a Faculdade de Medicina Veterinária da Unoeste foi a primeira da região, com início em 1993, e já formou milhares de profissionais. Inclusive, se você ama os animais e se imagina nessa profissão a universidade é o seu destino certo. Isto é, vivenciar os cinco anos mais incríveis da sua vida em uma instituição completa, com ambientes inovadores e professores altamente qualificados. 

Bolsas e financiamentos da Unoeste

Conceito MEC 

Em síntese, é legal você ter em mente que a Faculdade de Medicina Veterinária está entre as melhores do país. Você sabia que o curso possui Conceito Preliminar de Curso 4? E olha que o conceito vai só até 5, o que isso os ótimos resultados que a universidade conquista nas avaliações do Ministério da Educação (MEC). 

Por falar em conceitos dos cursos, é bom você ficar sempre atento a esse dado, oks?! Ele é importante não apenas como informação, mas também deve ser um fator determinante para você escolher onde estudar, porque um curso que não tem reconhecimento do MEC não é válido.  

Imagina só esse cenário… Você passar cinco anos na facul e, ao final, descobrir que seu diploma não tem validade? É melhor nem pensar nisso, não é mesmo?! Por isso, esteja sempre atento ao dado, e também na data da última atualização, uma vez que a avaliação do curso é a cada três anos e, apesar de ter preliminar no CPC, o conceito pode ser definitivo. Ah, e se você quer entender melhor cada conceito, tem um post especial. Clique aqui e confira!  

Bolsas e financiamentos da Unoeste

Universidade destaque! 

Assim como a nota da Veterinária, a Unoeste no geral também garante bons resultados, viu?! No Estado de São Paulo, ela é a 2º melhor universidade particular. Esses conceitos são conforme o último Índice Geral de Cursos (IGC), divulgado pelo MEC. Nesse mesmo sentido, a Faculdade de Medicina Veterinária também é destaque na última edição do Guia da Faculdade Estadão, com 4 estrelas. 

Aprendendo Vet 

Para aprender a cuidar dos animais, mais do que qualquer coisa, você precisará ter dedicação, além de curiosidade e empenho, claro! Aliás, a Faculdade de Medicina Veterinária da Unoeste usa formas diferentes de ensinar, o que torna o seu aprendizado mais leve e dinâmico. E vamos de spoiler!  

Mesmo que esteja em sala de aula, você vai poder debater com os colegas sobre os conteúdos. Além disso, não vai pensando que você só vai usar papel e caneta não, viu? Na Unoeste, a tecnologia está totalmente ao seu alcance. 

Por mais que tenha teoria para aprender, o que é necessário, isso vai acontecer de um jeito que foge do convencional. Só para exemplificar, pode fazer estudos de caso ou falar sobre as suas ideias. Que tal?  

O que estuda em uma Faculdade de Veterinária? 

De fato, você vai aprender tudo sobre os animais, desde a anatomia deles até como cuidar de diferentes doenças. É provável que você tenha aulas sobre pets, como cachorros e gatos, e até animais silvestres, como ema ou avestruz. Irado, não é mesmo? Sem dúvida, será uma jornada de muitas descobertas. 

Nesse sentido, que tal aprender sobre as técnicas mais usadas em uma cirurgia, quais medicamentos dar ao animal e como identificar a doença do animal? Uma vez que você escolher essa área, vai se surpreender com a infinidade de conteúdos para aprender. Ah, e quer saber o mais legal? A Unoeste não se prende somente aos livros, são várias formas que fogem do convencional! 

Estrutura completa 

Em resumo, contando com as áreas experimentais, a Unoeste tem mais de 5 milhões de metros quadrados. A Faculdade de Agrárias possui ambientes exclusivos localizados no Campus 2 e na Fazenda Experimental da universidade. Em contraste com a teoria, você vai encontrar muita prática pelo caminho. Nesse sentido, terá ao alcance laboratórios e recursos tecnológicos para aprender. Vai ser, literalmente, mão na massa! E pra te dar um spoiler disso, conheça um pouco desses espaços. 

Bolsas e financiamentos da Unoeste

Hospital Veterinário 

Com toda a certeza, o Hospital Veterinário (HV) é onde você vai passar uma boa parte do seu tempo. Já no começo do curso poderá acompanhar de pertinho a rotina desse local, mas no último ano você literalmente coloca em prática tudo que aprendeu!. É provável que você se conecte ao local com uma facilidade incrível, afinal, é no HV que o bem-estar animal está em primeiro lugar. 

Só para exemplificar, são atendidos pequenos e grandes, além de animais silvestres. Fundado há mais de 20 anos, o HV atende cerca de 4 mil animais por ano e já se tornou referência na região do Oeste Paulista e nos estados do Paraná e Mato Grosso do Sul. 

Desse modo, são prestados para os tutores da comunidade serviços de clínica médica, cirurgia e exames laboratoriais. Inclusive, existem no hospital os setores de patologia clínica, parasitologia, microbiologia e diagnóstico por imagem. Aliás, tem ainda anatomia patológica, anestesiologia e reprodução animal. 

Centro Zootécnico 

De fato, o Centro Zootécnico é cheio de animais saudáveis e bem cuidados. Sabe por quem? Acertou se você respondeu pelos próprios alunos e professores! Esse espaço, que também fica no Campus 2 da Unoeste, proporciona ao futuro veterinário o contato com vários animais e plantações. É lá que você poderá colocar em prática o que aprendeu em vários setores. Nesse local, tem desde vacas de leite, ovelhas e até porquinhos. 

Fazenda Experimental 

Da mesma forma que o Centro Zootécnico é um laboratório ao ar livre, a Fazenda Experimental também é! Aliás, é nela que você terá contato com o campo. Com toda a certeza, esse local é diferenciado. Saca só: são 125 hectares, ou seja, mais de 1 milhão de metros quadrados que vão garantir uma imersão total na aprendizagem prática. 

Assim sendo, para que você aprenda lá, terá de ir até Presidente Bernardes (SP), pois é lá que a fazenda se encontra. Mas óh, não precisa de preocupar em como vai se deslocar até lá, pois a Unoeste te leva onde for preciso! Dessa forma, pode ter aulas e também fazer o seu Trabalho de Conclusão de Curso na fazenda. Em outras palavras, tem plantações, cavalos, bois e até búfalos para aprender a veterinária com muito prazer. 

Bolsas e financiamentos da Unoeste

Tecnologia x Faculdade de Veterinária 

Se liga nisso aqui… A Unoeste é uma das poucas instituições que tem um espaço de simulação exclusivo aos estudantes da área, o Laboratório de Simulação e Treinamento de Habilidades de Medicina Veterinária, o famoso LabSim Vet. Nesse sentido, com um simulador canino e outros simuladores, será possível aprender práticas da rotina veterinária. Por exemplo, fazer o acesso venoso periférico, intubar um animal ou até fazer uma lavagem gástrica. Incrível, não é mesmo? 

Já deu pra perceber que a cada dia na facul vai ser uma novidade e que você poderá se organizar para aprender o máximo possível, né? Dessa forma, os horários das aulas práticas ficam no ambiente virtual do aluno. É lá que você vai conseguir visualizar até o tema da sua aula prática. Aliás, conseguirá se inscrever também, em um de seus horários livres, para participar de outras iniciativas, e essas horas poderão ser utilizadas como atividades complementares. 

Sala Betha 

Acima de tudo, a Faculdade de Medicina Veterinária da Unoeste busca formas diferenciadas de ensinar. Nesse sentido, é óbvio que a tecnologia está muito presente, e a Sala Betha é um exemplo disso. Nesse espaço aqui, você terá mesas interativas, realidade aumentada e até peças em 3D para visualizar toda a anatomia de um animal. 

Só para ilustrar, tudo começa com a realidade aumentada. Depois disso tem sempre na mesa um celular, uma carta e uma peça em 3D. Com o celular, você vai conseguir enxergar o que tem na carta. Com a realidade aumentada, você vai comparar com aquilo que está vendo na mesa. E com a peça impressa, em 10 minutos, já terá toda uma perspectiva em vários ângulos. Seja como for, a Sala Betha traz inúmeras possibilidades de unir tecnologia e educação. 

Estrutura top para aprender 

Análises de Alimentos 

Esse laboratório é cheio de sabor! Inclusive, é nele que você descobrirá todas as características de um alimento. 

Biologia Geral 

Certamente, nesse lugar, você aprenderá sobre a origem da vida! Aliás, você sabia que uma célula ou molécula é o início de tudo? Que tal aprender como ela nasce e do que ela é formada? Além disso, aqui você também conseguirá entender todo o caminho que ela percorre e a ligação com outros organismos e o ambiente. 

Anatomia Animal 

Neste lab você vai muito além da teoria, viu?! Prepare-se para entender a fundo sobre a anatomia dos animais, inclusive com muita prática! 

Biologia Celular e Molecular 

Certamente, nesse lugar você vai aprender sobre a origem da vida! Aliás, sabia que uma célula ou molécula é o início de tudo? Que tal aprender como ela nasce, do que ela é formada. Além disso, entenderá todo o caminho que ela percorre e a ligação com outros organismos e o ambiente. 

Bolsas e financiamentos da Unoeste

Laboratório de Bioquímica 

Uma vez que tudo tem uma reação química, que tal aprender mais sobre os processos envolvidos quando se fala de organismos vivos? 

Técnicas Histopatológicas e Embriológicas 

Mesmo que o nome possa te assustar, esse local é um celeiro de descobertas. Em outras palavras, é nele que você vai ficar por dentro de tudo sobre os tecidos biológicos, os embriões e as doenças dos órgãos e células. 

Entomologia 

Você já encontrou algum louva-a-deus? Pois bem… Ele é considerado um inseto! Aliás, é importante para a sua futura profissão também conhecer sobre eles. Nesse sentido, é neste lab que você vai compreender o impacto deles no meio ambiente. Além disso, também aprenderá sobre como cuidar para que eles não atrapalhem na produção animal. 

Genética 

No momento em que estudará sobre a estrutura de todas as células, você vai ganhar um outro olhar sobre os seres vivos. Sabe aquela aula de ciências que fala sobre os genes dos nossos pais e com quem a gente se parece? Então, você vai descobrir um pouco mais desse universo da genética! 

Fecundação In Vitro 

Só para ilustrar, esse espaço é dedicado à produção de embriões bovinos in vitro. Olha só, ele é recheado de equipamentos modernos que simulam a condição fisiológica do animal, idêntica ao que ocorre em uma fecundação normal no animal in vivo. 

Imunologia 

Já nesse lab você vai entender sobre os exames que identificam as doenças infecciosas e as alternativas de tratamento.  

Nutrição Animal 

De maneira idêntica aos seres humanos, também é importante saber o que tem dentro de uma ração. Ou seja, nessas aulas você terá a chance de aprender como analisar os alimentos importantes para a dieta dos animais. 

Parasitologia 

Pensou que tinha acabado? Calma que tem mais estrutura top! Neste lab, você vai conhecer tudo sobre os exames parasitológicos de sangue e de fezes, identificação de parasitos (endo e ectoparasitas), além de outros nas áreas de grandes e pequenos, animais de laboratório e silvestres. 

Bolsas e financiamentos da Unoeste

Fisiologia e Biofísica 

Preparado para ampliar o conhecimento dos processos fisiológicos humanos, bem como sua relação e impacto nos diferentes órgãos e tecidos? Nesse sentido, prepare-se para atividades práticas que visam o estudo das biomoléculas constituintes do organismo e os aspectos regulatórios relacionando sua importância com o estudo das doenças 

Biotério de produção animal 

Já esse espaço aqui é destinado à cria e recria de animais de laboratório, como ratos, camundongos, coelhos, enfim. Essas espécies são utilizadas nas aulas da graduação, pós-graduação (mestrado e doutorado) e nos projetos de pesquisa. 

Comitês de Ética 

Em contraste com todas as formas de aprendizado, como futuro veterinário você também poderá ser um ótimo pesquisador. Inclusive, na Unoeste, todas as pesquisas são respaldadas por comitês que garantem os estudos de forma segura. Isso significa obedecer todas as legislações e regras de cada área. Essa postura traz credibilidade aos projetos desenvolvidos. 

Rede de Bibliotecas 

A Rede de Bibliotecas da Unoeste conta com mais de 255 mil exemplares, além de bibliotecas virtuais com quase 18 mil títulos. Se você gosta da pesquisa, pode entrar no Portal da Capes que é conhecido em todo o mundo. Lá tem muita coisa sobre todas as áreas do conhecimento. 

Veterinária na comunidade 

Sem dúvidas, você vai aprender muita coisa na facul, mas é importante também já sentir como será o dia a dia da sua futura profissão, não é mesmo? Nesse sentido, a Unoeste incentiva atividades para que você tenha contato com a veterinária e com as pessoas, que provavelmente poderão se tornar suas futuras clientes. Dessa forma, será uma excelente chance de aprender na prática e ajudar a comunidade.  

Só para você ter uma ideia, na Unoeste tem um projeto que ajuda na castração de animais e até realiza doação de ração. Imagine chegar em um lugar, identificar o problema do local e ajudar nessa resolução! É uma oportunidade incrível de vivenciar a veterinária e ainda contribuir com o bem-estar dos pets, o que vai fazer com que você fique ainda mais apaixonado pela profissão. 

Aliás, não é novidade que o cão é o melhor amigo do homem. Mas e se essa relação for mais do que amizade?! É justamente com essa proposta do Projeto Afilhado de 4 Patas. Só para ilustrar, os universitários de todas as graduações se tornam padrinhos dos os animais do canil da universidade. O objetivo é que os padrinhos passeiem com os seus afilhados pelo Campus 2, pelo menos 2h na semana. A ideia deu tão certo, que todos os cães do local possuem dois estudantes responsáveis pelo momento de lazer. 

Bolsas e financiamentos da Unoeste

Veterinária na veia 

No momento em que você escolhe fazer a Faculdade de Medicina Veterinária, na Unoeste são 1001 possibilidades. Antes de mais nada, saiba que o Centro Acadêmico de Medicina Veterinária Dr. José Giometti, ou apenas, Cagio, é uma entidade estudantil. A ideia aqui é ter ajuda para as atividades do dia a dia e um contato ainda mais próximo com os professores e a coordenação. Já as ligas acadêmicas são uma forma diferenciada de aprender sobre as várias áreas da veterinária. Surpreendentemente, é o up que faltava para você mergulhar nesse universo incrível dos animais! 

Atlética de Veterinária 

A Faculdade de Medicina Veterinária também incentiva a prática esportiva, momento de lazer e eventos culturais. O curso conta a Atlética Veterinária Unoeste Presidente Prudente, também chamada por Família Guaxinim. Dessa forma, os alunos se organizam para a participação em treinos em várias modalidades esportivas e eventos como os jogos Intercursos e Intercalouros. Bora mostrar seu talento como atleta? 

Diferencial da Faculdade de Medicina Veterinária Unoeste! 

Além da infraestrutura completa que você já recebeu um mega spoiler, o corpo docente é formado por 100% de mestres, doutores e pós-doutores. A graduação também oferece aos alunos atividades inovadoras de ensino e aprendizagem por meio de ambientes tecnológicos, inclusive eles têm a chance de acompanhar cirurgias em tempo real diretamente do centro cirúrgico de pequenos e grandes animais. 

Desde o início da graduação, os alunos mantêm contato com a futura profissão com a participação em ações de extensão que fortalecem a formação humanista e ética, como a Feira de Doação de Animais e a Castração é a Solução

Outro ponto forte do curso é a abertura semestral de editais para o processo seletivo de monitoria nas disciplinas com aulas práticas disponibilizadas pelo professor responsável. Ah, sem falar também que a Medicina Veterinária da Unoeste foi a primeira do país a abrir residência na área e, hoje, contempla o aprimoramento profissional nas áreas de clínicas médicas e cirúrgicas de Pequenos e Grandes Animais, Diagnóstico por imagem, Patologia Veterinária, Reprodução Animal, Patologia Clínica e Medicina Veterinária Preventiva e Anestesiologia. 

Pensou que para por aí? Se enganou! São desenvolvidos vários projetos de ensino, pesquisa e extensão, além da educação continuada, já que o médico veterinário tem a oportunidade de realizar especializações, mestrado em Ciência Animal e doutorado em Fisiopatologia Animal na própria Unoeste. 

Localização 

A Faculdade de Agrárias está localizada no Campus 2 da Unoeste, que fica às margens da Rodovia Raposo Tavares. Com 120 alqueires, o ambiente é a maior infraestrutura de todo o complexo educacional e foi projetado com aproveitamento de grandes áreas verdes. 

Bolsas e financiamentos da Unoeste

Mercado de trabalho para o veterinário 

Você sabia que a profissão do veterinário foi regulamentada há mais de 50 anos? Isso quer dizer que ela tem o apoio e o direcionamento do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV). De tal forma que existem muitas espécies de animais, a atuação é muito ampla. Só para você ter uma ideia, são mais de 80 áreas de trabalho. Quer outra informação interessante? O veterinário é muito importante no desenvolvimento econômico e social do Brasil. Inclusive, ele também ajuda com a saúde pública e na prevenção de zoonoses. Dessa forma, o veterinário pode trabalhar em uma fazenda cuidando de cavalos e até em um órgão municipal. 

Suporte universitário 

Só para ilustrar, na Unoeste o aluno tem tudo o que precisa. Se você não tiver indo bem nas aulas ou precisar arrumar um estágio, a universidade ajuda! Conheça melhor o Sucesso do Aluno

Já o Serviço Universitário de Apoio Psicopedagógico acolhe, orienta e aconselha o acadêmico quando tem dificuldade para aprender. A Unoeste possui psicólogos em todos os campi e o agendamento é na área do aluno. 

Bolsas e financiamentos da Unoeste

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.