Faculdade de Pedagogia presencial ou EAD

Tempo de leitura: 3 minutos

Trabalhar para oferecer educação de qualidade e, assim, formar cidadãos… Esse é o principal papel do pedagogo. Aliás, ele está presente dentro e fora das salas de aula ou escolas, também trabalha em setores públicos ou empresas. O pedagogo ajuda a formar pessoas melhores e que poderão ajudar o país. Profissão importante, não é mesmo? Saiba mais sobre a carreira e a faculdade de pedagogia presencial ou EAD neste post.

Mercado promissor na pedagogia

Primeiramente, se você pensa em fazer uma faculdade de pedagogia presencial ou EAD, saiba que o mercado está sempre em alta! Muitos alunos já terminam o curso com emprego garantido. Afinal, desde 2017, existe uma lei que regulamenta a profissão. Em outras palavras, só quem tem um diploma de pedagogia pode dar aulas nos primeiros anos de ensino da criança. Ou seja, é preciso fazer a faculdade.

E se você imagina que ser pedagogo é apenas brincar com as crianças em sala de aula está enganado. Este profissional é essencial no desenvolvimento das crianças. Mais do que educar, esse querido mestre prepara os pequenos para a vida! Afinal, é o professor que ensina desde coisas simples como dividir os brinquedos até a alfabetização e a leitura das primeiras palavras. Inclusive, quando um professor vê que aquela criança que ele ensinou a ler se tornar um profissional de sucesso e uma pessoa do bem, a sensação é de missão cumprida!

Áreas de atuação na pedagogia

Mas não só de sala de aula vive um pedagogo! Além de ser professor, quem faz uma faculdade de pedagogia tem outras grandes áreas. A administração é uma delas. Ele pode trabalhar em setores do governo, por exemplo, para estabelecer e fiscalizar a legislação de ensino no país. Pode orientar professores e escolas como um todo. E o pedagogo está habilitado inclusive para trabalhar com educação inclusiva e a distância (EAD).

Outra área bastante nova na pedagogia é a empresarial. Digamos que o pedagogo desenvolve projetos educacionais nas empresas. Sem falar que ele também é quem coloca tudo em prática. Além disso, o pedagogo também pode trabalhar em museus e fazer com que essa viagem ao passado seja bem legal.

Por quê museus? São lugares que recebem uma quantidade muito grande de pequenos visitantes a todo momento. Então é preciso ter profissionais preparados para receber este público. Por isso o pedagogo se dá muito bem, pois é preciso ter uma linguagem voltada às crianças.

Perfil do profissional de pedagogia

Nem precisa dizer que ele precisa ter paixão por ensinar e ser muito didático, não é mesmo? Além, é claro, de ter facilidade no relacionamento com crianças e pré-adolescentes. Como vai trabalhar muitas vezes com crianças pequenas, é preciso que ele tenha paciência com a adaptação e diferenças de personalidade. Assim como entender a individualidade de cada aluno.

A Faculdade de Pedagogia

A faculdade de Pedagogia presencial ou EAD pode durar até 4 anos. Em algumas universidades, para quem escolhe a modalidade presencial tem a vantagem de ter conteúdos também flexíveis, ou seja, 60% de atividades presenciais e 40% de atividades on-line. Conheça a licenciatura em Pedagogia flexível neste link. Mas se você prefere estudar do seu jeito no formado 100% EAD, também é uma ótima escolha! Conheça uma faculdade de Pedagogia EAD clicando aqui.

O que estudar?

História da Educação, Estrutura e Funcionamento da Educação Básica, Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, além de Língua Brasileira de Sinais (Libras), são disciplinas que fazem parte da matriz curricular da faculdade de Pedagogia.

Agora que você já sabe tudo de pedagogia e se acha uma pessoa paciente, didática e ama crianças, que tal assistir ao vídeo abaixo para conhecer melhor essa profissão tão importante para o futuro do nosso país? Então é só dar play e aprender um pouco mais:

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.