Zootecnia: bem-estar animal e das pessoas em 1º lugar

Tempo de leitura: 15 minutos

Mulher abaixada de camisa xadrez e calça jeans segura um frango nas mãos e está rodeada por mais aves

Certamente comer bem é uma das maiores riquezas da vida. Mas, você sabe de onde vem os alimentos que encontra nos supermercados? Com toda a certeza a zootecnia é a carreira que cuida para que você tenha a mão produtos de qualidade. Nesse caso, a zootecnia coloca o bem-estar humano e animal em 1º lugar.

Quer saber mais? Então se liga nesse post para saber tudo sobre a zootecnia. Em primeiro lugar, o profissional da área trabalha para melhorar a qualidades dos alimentos. Em segundo lugar, ele também ajuda a aumentar a quantidade desses produtos de origem animal. Além disso, garante que tudo esteja bem limpinho para que nada chegue contaminado. Em outras palavras, você vai cuidar tanto do bem-estar das pessoas, quanto dos animais.

Formação em Zootecnia

Uma vez que você leu essas informações e se identificou está na hora de escolher onde estudar. Saiba que a Zootecnia Unoeste forma profissionais que poderão trabalhar em diferentes áreas. Além disso, as habilidades que conquistar com certeza vai atender as demandas do mercado.

Clique aqui e saiba mais sobre essa graduação que está entre as melhores do Brasil.

Não apenas os professores que estão no mercado para te dar aulas, a estrutura da Zootecnia Unoeste é fantástica. Inclusive, ela é reconhecida em todo o país como excelente e tem muita coisa para você! Em resumo: você terá muitos laboratórios, espaços com animais e até uma fazenda para aprender.

Conceito MEC

A Zootecnia Unoeste está entre as melhores do país. Você sabia que o curso tirou nota 4 no último Enade? Dessa forma, isso reflete os ótimos resultados que a universidade conquista nas avaliações do MEC.

Ao propósito veja os conceitos dos cursos e das instituições de ensino no portal e-MEC. Não apenas para se informar, você pode usar essa consulta na hora de escolher onde estudar. E fique atento nas datas da última atualização, principalmente do CPC e CC. Lembre-se que a avaliação do curso é a cada três anos e que apesar de ter “preliminar” no CPC, este conceito pode ser definitivo. Entenda cada conceito neste post.

Em contraste com essa nota da Zootecnia, saiba que a Unoeste está entre as melhores universidades particulares. Além disso ela é a 3ª melhor do Estado de São Paulo e a 12ª do Brasil. Esses conceitos são conforme o último Índice Geral de Cursos (IGC) divulgado pelo MEC.

A Zootecnia também é destaque na última edição do Guia da Faculdade Estadão com 5 estrelas.

Metodologia de ensino

Para que você aprenda a lidar com a terra e com a cadeia animal deve se dedicar. Aliás, a Faculdade de Zootecnia da Unoeste usa formas diferentes de ensinar que torna o seu aprendizado mais leve e dinâmico.

Mesmo que você esteja em sala de aula vai poder debater com os colegas sobre os conteúdos. Além disso, não precisa aprender só com papel e caneta, pois a tecnologia está ao seu alcance.

Por mais que tenha teoria para aprender, isso acontece de um jeito que foge do convencional. Só para exemplificar, pode fazer estudos de caso ou falar sobre as suas ideias.

Estrutura completa

Em contraste com a teoria, você vai encontrar muita prática pelo caminho. Nesse sentido, terá ao alcance laboratórios e recursos tecnológicos para aprender. Conheça um pouco desses espaços.

Microscópio em primeiro plano com alunas ao fundo realizando aula em laboratório

Centro Zootécnico

Só para ilustrar, imagine um lugar com vários animais e plantações. Assim é o Centro Zootécnico que está no Campus 2 da universidade. É lá que você pode colocar em prática o que aprendeu em vários setores. Nesse local tem desde vacas de leite, ovelhas até porquinhos.

Fazenda Experimental

Da mesma forma que o Centro Zootécnico é um laboratório ao ar livre, a Fazenda Experimental também é! Aliás, é lá que o estudante está em contato com o campo. Com toda a certeza, esse local é um diferencial! São 125 hectares, ou seja, mais de 1 milhão de metros quadrados que garantem uma imersão total na aprendizagem prática.

Para que você aprenda lá, tem que ir até Presidente Bernardes (SP), pois é lá que a fazenda se encontra. Mas não se preocupe que a Unoeste te leva onde for preciso! Dessa forma, pode ter aulas e também fazer o seu Trabalho de Conclusão de Curso na fazenda. Em outras palavras, tem plantações, cavalos, bois e até búfalos para aprender a zootecnia com muito prazer.

Ao mesmo tempo, a Fazenda Experimental recebe encontros com produtores rurais. São os conhecidos Dia de Campo das agrárias. No momento em que a Unoeste abre as suas porteiras, existe uma troca de conhecimento fantástica.

Criação de peixes

Árvores ao fundo de três tanques de piscicultura com alunos na lateral em um dos tanques

Uma vez que você quer trabalhar na zootecnia precisa conhece os diversos tipos de produção animal . Dessa forma, a Unoeste tem espaços diferenciados para a criação de peixes, conhecida como piscicultura.

Enfim, é uma área de 22 mil metros quadrados com 22 tanques que produzem cerca de 60 mil alevinos por ano. Dentre as espécies estão o pacu, o piauçu, a curimba, a carpa colorida e a tilápia. Além das aulas com esses animais, você também pode fazer estágio. Em resumo vai aprender como cria, cuida e abete os peixes.

Não apenas peixes tem nesse lugar viu! O setor tem uma criação de rãs que são utilizadas para estudos de reprodução e engorda. Além disso, com o Laboratório de Abate você terá aquele olhar sobre o processamento dos pescados.

Laboratórios para aprender zootecnia

Biologia Celular e Molecular

Certamente nesse lugar você vai aprender sobre a origem da vida! Aliás, sabia que uma célula ou molécula é o início de tudo? Que tal aprender como ela nasce, do que ela é formada. Além disso, entenderá todo o caminho que ela percorre e a ligação com outros organismos e o ambiente.

Genética

No momento em que você estudará sobre a estrutura de todas as células vai ganhar um outro olhar sobre os seres vivos. Sabe aquela aula de ciências que fala sobre os genes dos nossos pais e com quem a gente se parece? Então, você vai descobrir um pouco mais desse universo da genética!

Embriologia

É provável que você saiba que quando somos gerados, antes mesmo de nascermos somos um pequeno embrião. No mundo animal também é assim! Aliás, é nesse laboratório que vai nos mínimos detalhes, desde o desenvolvimento até problemas que acontecem no meio do caminho.

Fisiologia/Biofísica

Já pensou em conhecer como funciona o corpo humano? Com esse laboratório você vai entender toda essa fisiologia e o impacto nos órgãos e tecidos. Outra coisa legal é poder estudar as biomoléculas e a relação delas com as doenças.

Aluno de jaleco branco no Laboratório de Entomologia olha inseto no microscópio

Técnicas Histopatológicas e Embriológicas

Mesmo que o nome possa te assustar, esse local é um celeiro de descobertas. Em outras palavras é nele que vai saber tudo sobre os tecidos biológicos, os embriões e as doenças dos órgãos e células.

Bioquímica

Uma vez que tudo tem uma reação química. Que tal aprender mais sobre os processos envolvidos quando se fala de organismos vivos?

Histologia

Mesmo que você ainda não entenda sobre o que se refere esse espaço, saiba que é nele que aprenderá sobre a formação dos órgãos e células.

Anatomia Animal

Não apenas a teoria, mas muita prática. Com esse laboratório vai entender a fundo sobre a anatomia dos animais.

Botânica

Em primeiro lugar, você sabia que as plantas também são seres vivos? Dessa forma, com esse espaço vai entender tudo sobre o reino vegetal.

Entomologia

Se acaso já encontrou um louva-a-deus saiba que ele é considerado um inseto! Aliás é importante para a futura profissão também conhecer sobre eles. Nesse sentido, nesse laboratório que você vai compreender o impacto deles no meio. Além disso, também aprenderá sobre como cuidar para que eles não atrapalhem na produção animal.

Nutrição Animal

De maneira idêntica aos seres humanos também é importante saber o que tem dentro de uma ração. Ou seja, durante essas aulas terá a chance de aprender como analisar os alimentos importantes para a dieta dos animais.

Fitopatologia e Microbiologia

Que tal estudar sobre a doenças das plantas e como cuidar para que elas estejam sempre saudáveis? Pois bem, nessa aula vai descobrir tudo sobre esse universo.

Laboratório de Química

Você se lembra das aulas de químicas da escola com aquelas experiências interessantes? Mas tenha calma se não chegou a ver isso naquela época. Esse laboratório foi criado especialmente para você compreender sobre a análise e as reações químicas!

Bioquímica

Mistura a química com a biologia e terá como resultado a bioquímica. Então, nesse laboratório terá a chance de estudar sobre as reações que envolvem essas duas áreas.

Solos

Saiba que é importante conhecer o solo onde onde o seu animal pisa? Aliás, é lá que pode estar plantada o alimento dele. Nesse sentido, esse espaço você aprenderá a encontrar as informações importantes. Além disso, ganhará habilidades para tornar o solo ainda melhor.

Tecnologia de Alimentos

Esse laboratório é cheio de sabor! Inclusive, nele que você descobrirá todas as características de um alimento.

Áreas de atuação para o zootecnista

Já parou para pensar onde você irá trabalhar como zootecnista? É fato que esse profissional coloca o bem-estar das pessoas e dos animais em primeiro lugar. Entretanto, que tal conhecer mais sobre a diversas opções que terá pela frente. De acordo com o Conselho Federal de Medicina Veterinária que regulamenta essa profissão, a atuação é variada. Confira:

  • Nutrição e manejo alimentar dos animais de produção, pets e silvestres;
  • Melhoramento genético animal;
  • Agronegócio e cadeia produtiva;
  • Gestão das propriedades rurais;
  • Conservação dos recursos animais e ambientais;
  • Manejo e conservação de pastagens;
  • Comportamento e bem-estar animal;
  • Manejo da fauna e de animais silvestres;
  • Construções e instalações para animais de produção, pets e silvestres;
  • Sistemas de criação de organismos aquáticos;
  • Ensino e pesquisa em produção animal;
  • Planejamento e administração de eventos agropecuários;
  • Zootecnia de Precisão, que utiliza recursos tecnológicos para obter condições ideais de manejo e produtividade dos animais.

Agora que já sabe o que poderá fazer, que tal descobrir os locais em que poderá trabalhar? Se liga aí:

  • Indústrias de Ração e de outros produtos animais;
  • Propriedades Rurais;
  • Laboratórios;
  • Criatórios de animais de produção;
  • Zoológicos;
  • Instituições de Ensino e Pesquisa;
  • Cooperativas rurais e de crédito;
  • Exposições e feiras agropecuárias.

Zootecnia na comunidade

Sem dúvidas você vai aprender muita coisa na faculdade, mas é importante também sentir na pele a futura profissão. Nesse sentido, a Unoeste incentiva atividades para que você tenha contato com a zootecnia e com as pessoas. Serão excelentes chances de aprender na prática e ajudar a comunidade. Que demais não é mesmo!

Só para você ter uma ideia. Na Unoeste tem um projeto que ajuda os produtores rurais chamado Pequena Propriedade Produtiva Sustentável (PPPS). Imagine chegar em um lugar, identificar o que pode ser melhorada e fazer com que isso aconteça! É uma oportunidade incrível de vivenciar a zootecnia e ainda melhorar a renda de muitas pessoas.

Dúvidas nas aulas

Ninguém é obrigado a saber tudo! Você pode ser fera em uma matéria, mas naquela outra precisar de uma ajudinha. Por isso, na zootecnia você tem a mão aquela ajuda se enroscar em algum conteúdo. Em primeiro lugar tem a tutoria que é feita pelos próprios alunos. Em segundo lugar existe a monitoria que é para as aulas práticas em laboratório.

Zootecnia sentida na pele

Assim que você se formar, a Zootecnia Unoeste ainda te dá a chance de vivenciar a profissão aqui mesmo na universidade. É o conhecido Programa de Capacitação Técnica em Zootecnia. O nome é um pouco grande, mas em resumo você terá um ano para ajudar na rotina da instituição. Um detalhe importante é que para concorrer as vagas precisa ter até 2 anos de formado.

Mas se os planos depois de terminar os estudos são outros. Dá para vivenciar a zootecnia com os estágios. Inclusive, você pode escolher entre os setores de nutrição, reprodução, higiene e produção. Outra coisa legal é que os professores estão sempre por perto para auxiliar no que for preciso.

Pesquisa na universidade

Se você quer ser um cientista aqui também é seu lugar. Mas se gosta apenas de muita teoria a pesquisa também te traz oportunidades na Unoeste. Inclusive, você pode ganhar bolsas só para fazer o que gosta, seja da instituição ou de outros locais.

Experiências em laboratório, a campo e muito teoria são sinônimos de iniciação científica. Sabe o que isso significa? Que você vai mudar a sua forma de pensar ao explorar os caminhos da ciência.

Intercâmbio de ideias

No curso de Zootecnia da Unoeste os professores ajudam os alunos a pesquisar a fundo sobre inúmeros assuntos. Outra informação interessante é que você pode fazer isso em parceria com outros alunos da saúde.

E tem mais! Essa relação pode ir até o mestrado ou doutorado. Enfim, saiba que essas descobertas podem fazer a diferença na sua vida.

Rede de Bibliotecas

A Rede de Bibliotecas da Unoeste tem mais de 255 mil livros, além de bibliotecas virtuais com quase 18 mil . Se você gosta da pesquisa, pode entrar no Portal da Capes que é conhecido em todo o mundo. Lá tem muita coisa sobre todas as áreas do conhecimento.

Aluna em pé de calça jeans e blusa branca olha um livro nas mães e está no corredor da biblioteca com estantes de livros dos dois lados

Suporte Universitário

Só para ilustrar, aqui na Unoeste o aluno tem tudo o que ele precisa. Se você não tiver indo bem nas aulas ou precisa arrumar um estágio, a universidade ajuda!

Núcleo de Apoio ao Estudante (NAE)

O NAE acolhe o estudante com as coordenações e os professores. Também passa para os pais tudo o que eles precisam saber. O setor também ajuda o aluno na construção da carreira com a Central de Estágios. Para isso são divulgadas de estágios e emprego. Além de ajuda a fazer currículos e dar dicas para entrevistas de emprego. Saiba mais no site.

SUAPp

Já o Serviço Universitário de Apoio Psicopedagógico acolhe, orienta e aconselha o acadêmico quando tem dificuldade para aprender. A Unoeste possui psicólogas em todos os campi e o agendamento é na área do aluno.

Localização

A Faculdade de Agrárias está localizada no campus 2 da Unoeste, que fica às margens da Rodovia Raposo Tavares. Com 120 alqueires, o ambiente é a maior infraestrutura de todo o complexo educacional e foi projetado com aproveitamento de grandes áreas verdes. 

Foto aérea do campus 2 da Unoeste

Entretenimento na universidade

A Unoeste possui uma preocupação com a formação do acadêmico que vai além da sala de aula, incentivando em suas dependências a prática da atividade física. No campus I, o Palácio de Esportes é destaque pela sua estrutura e diversidade de atividades: abriga quadra poliesportiva, arquibancadas, salas para aulas aeróbicas, piscina semiolímpica, além Academia Unoeste.

Atlética de Zootecnia

A Faculdade de Zootecnia também incentiva a prática esportiva, momento de lazer e eventos culturais. O curso conta a Atlética Zootecnia Unoeste Presidente Prudente (AZUPP). Por meio desse grupo, os alunos se organizam para a participação em treinos em várias modalidades esportivas e eventos como os jogos Intercursos e Intercalouros.

Quer saber mais?

Esse vídeo fala um pouquinho mais sobre a Zootecnia na Unoeste. Aperte o play e aproveite!

Se identificou com a Zootecnia e quer saber tudinho sobre o curso na Unoeste é só acessar aqui para mais informações!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *