Como funciona o Prouni: veja o que você precisa saber! 

Como funciona o Prouni: veja o que você precisa saber! 

Tempo de leitura: 7 minutos

Antes de mais nada, saiba que o primeiro passo para conquistar uma carreira de sucesso é fazer uma facul. Aliás, que tal ganhar uma bolsa de estudo para realizar esse sonho? Simm!!! É isso mesmo que você leu… Inclusive, se você precisa de uma mãozinha para bancar as mensalidades do curso, saiba que o Programa Universidade para Todos, o Prouni, pode ser a solução que você procura! Dessa forma, esse post traz todos os detalhes sobre como funciona o Prouni, bem como as melhores dicas para você mandar bem e conquistar uma bolsa de estudo!  

O que é o Prouni 

Em primeiro lugar, saiba que o Prouni é um programa do Governo Federal que ajuda pessoas de baixa renda a ingressarem no ensino superior. Como resultado, essa iniciativa dá bolsas de estudo em cursos de graduação de faculdades particulares do Brasil.  

Só para ilustrar, existem dois tipos de bolsas ofertadas pelo Prouni, sendo elas:

  • Integral: cobre 100% das mensalidades e é para quem tem renda familiar bruta mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa; 
  • Parcial: cobre 50% das mensalidades e é para aquelas pessoas que possuem renda familiar bruta mensal de até 3 salários mínimos por pessoa. 

Quer saber o mais legal? A Unoeste oferta centenas de bolsas e todas elas são integrais. Demais, não é mesmo? 

Quem pode participar? 

No momento em que você decide se participará ou não do processo seletivo do Prouni, saiba que é importante ter em mente que existem alguns critérios estabelecidos pelo Governo Federal. Para te ajudar a entender se o seu perfil se encaixa no Prouni, segue, abaixo, um check-list. Aliás, você precisa atender uma dessas condições, oks?! 

  • Enem: ter feito pelo menos uma das duas últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, realizada antes do processo seletivo, e ter alcançado, no mínimo, 450 pontos de média nas notas das cinco provas do exame. Além disso, não pode ter tirado zero na redação e nem ter participado do exame na condição de treineiro; 
  • Renda familiar bruta mensal por pessoa: esse critério muda conforme a bolsa que você deseja, sendo 50% ou 100%. Aliás, tá tudo explicadinho no item acima, só voltar um pouquinho para se lembrar; 
  • Ensino médio: pode ter cursado em escola pública ou particular; 
  • Perfil: além dos estudantes, pessoas com deficiência e professores da rede pública de ensino também podem participar. 

Se você quiser ficar por dentro de mais detalhes, pode acessar a página oficial do Prouni neste link! 

Como funciona o Prouni? 

Uma vez que você percebeu que dá para participar desse rolê, é importante entender como funciona o Prouni. O primeiro passo é estar por dentro de todo o cronograma e entender cada etapa dele. Segue comigo que eu te explico! 

Start nas inscrições 

Só para ilustrar… Saiba que você tem duas chances de concorrer ao Prouni, uma vez que ele abre as inscrições duas vezes ao ano, sendo no primeiro e no segundo semestre. Todo esse processo é feito on-line, de graça e no site oficial do programa. 

Ao iniciar a inscrição, o candidato é direcionado para a página do GOV.BR, onde deverá efetuar seu cadastro preenchendo todas as informações solicitadas. Se você já tiver esse cadastro, é só inserir o seu CPF e senha.  

Lembre-se de colocar um e-mail e telefone válidos que você tenha acesso, oks? Aliás, é importante preencher todos os seus dados e as informações referentes ao seu grupo familiar. 

Ao mesmo tempo, também terá de escolher duas opções de curso, instituição e turno. Lembre-se que a primeira opção é aquela que faz o seu coração bater mais forte, oks? Se quiser, também pode consultar as bolsas disponíveis neste link.  

Seleção 

Os bolsistas são escolhidos conforme o seu desempenho no Enem. Por isso, se você tiver ido bem nessa prova, as suas chances serão ainda maiores e melhores. Aliás, conforme as inscrições são feitas, o sistema mostra a nota mínima para um candidato ser selecionado. Isso também varia conforme a procura da graduação na instituição que escolher.

Resultados 

No momento em que você se inscreveu, tenha em mente que precisa estar atento ao cronograma, além de consultar no site do Prouni ou da instituição que você escolheu quais foram os candidatos pré-selecionados. Em outras palavras, você tem de estar de olho e acompanhando o processo, já que o Ministério da Educação, o MEC, faz apenas comunicações eventuais e complementares. 

Por outro lado, entenda que ao ser pré-selecionado, você precisará comprovar as informações que forneceu durante a inscrição. Nessa etapa, você precisa ir até a instituição que escolheu para levar toda a documentação exigida. Após essa etapa, os resultados finais são divulgados tanto pelo Prouni quanto pelas instituições de ensino na data definida no cronograma. 

Mantendo a bolsa 

Se você entendeu como funciona o Prouni, fez todas as etapas e conquistou uma bolsa, esse recado é para você… Atenção: nada de vacilar durante o curso e perder essa oportunidade, oks? Por isso, a sua dedicação é fundamental para que seja aprovado em, pelo menos, 75% das disciplinas de cada semestre letivo. 

Melhores dicas para ganhar uma bolsa do Prouni 

1. Stalkear o Prouni 

Este é o primeiro passo para conquistar uma bolsa do Prouni e ter certeza de que você atende algum dos critérios para poder participar. Pense que o Prouni é o seu ou sua crush e você precisa dar aquela stalkeada pra ter certeza de que será o seu match perfeito! Lembre-se de colocar informações verdadeiras, pois terá de comprová-las no momento certo. 

2. De olho nas datas 

A cada edição do Prouni, o Governo Federal libera um edital com todas as informações e, principalmente, as datas e prazos de todas as etapas. Dessa forma, acompanhe todo o cronograma, ative o alarme do celular e vários post-its para não se perder nas datas. Combinado?!  

3. Acompanhe a sua inscrição 

Como você já leu nesse post, as notas de corte variam conforme a procura pelos cursos. Por isso, acompanhe a sua nota de corte e como está sendo a demanda pela instituição que você escolheu. Mesmo que isso não seja uma garantia de que conquistará uma bolsa, ao menos, conseguirá fazer escolhas mais assertivas.  

4. Evite escolhas impossíveis 

Na hora de colocar as opções de cursos e de instituições, lembre-se que elas se encaixam na sua vida e na sua realidade. Por exemplo, daria para estudar direito no Nordeste ou seria melhor no interior de São Paulo? Dessa forma, inscreva-se em vagas viáveis para você. Do contrário, além de perder o seu tempo, você poderá atrapalhar a vida de quem realmente queira e conseguirá preencher a vaga. 

5. Prazer, lista de espera! 

Lembra da dica do cronograma? Então… No Prouni existem as chamadas regulares (1ª e 2ª chamadas), mas ainda existe a opção de se inscrever para a lista de espera. Essa oportunidade é aberta quando sobram vagas para cursos em determinadas instituições. Vale destacar que aqui você só pode concorrer na 1ª opção de curso. 

Quanta informação incrível, não é mesmo? Espero que você tenha entendido como funciona o Prouni, afinal, ele pode ser a porta de entrada no ensino superior. Aliás, tem um infográfico abaixo que fala por quais motivos a Unoeste pode ser a sua melhor escolha. Confira! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *