Fies e Prouni: portas de entrada para a faculdade

Tempo de leitura: 2 minutos

Menina de óculos, mochila e com uma caneta na mão surpresa com o Prouni e o Fies

No momento em que você escolhe uma profissão, também precisa ter em mente que a faculdade é o seu primeiro passo. Por outro lado, alguns fatores podem fazer que esse sonho seja pausado. Como por exemplo, a grana ficar curta e precisar de uma ajudinha para bancar os estudos e até mesmo ganhar uma bolsa de 100%. Já pensou? Quer saber o mais legal? O Prouni e o Fies são dois programas do Governo Federal e estão aí para te dar essa mão! Em primeiro lugar, saiba que você precisa arrasar no Enem. Agora, se liga neste post que trago mais detalhes sobre cada um deles!

O que é o Prouni

Antes de mais nada, saiba que o Programa Universidade para Todos, também conhecido como Prouni, já deu muita bolsas de estudos por aí em instituições particulares. Desse modo, saiba que uma universidade reconhecida pelo MEC pela sua qualidade consegue ofertas mais bolsas. Aliás, tem lugar que dá para estudar de graça em todas as áreas do conhecimento. Isso porque todas as bolsas são integrais. É isso mesmo que você leu… estudar o curso todo sem pagar nada! Ah! Clique aqui e acompanhe todas as novidades sobre o Prouni em uma instituição de ensino.

Como participar!

Você sabia que com uma boa nota do Enem dá para concorrer a uma bolsa do Prouni? Surpreendentemente, você tem uma lista com várias instituições de ensino particulares que dão essa bolsa que pode ser de 100% ou 50%. Só para lembrar, precisa de no mínimo 450 pontos e não zerar na redação! Por certo, ainda existem outras regrinhas para você participar do Prouni e todas elas são divulgadas todo o semestre pelo Governo Federal. É importante ficar de olho, pois sempre pode ter alguma novidade para você.

O que é o Fies

Uma outra opção para quem está com a grana curta é o Fundo de Financiamento Estudantil, popularmente chamado de Fies. Só para ilustrar, essa iniciativa financia os cursos de instituições particulares que são parceiras do programa e que mantêm qualidade reconhecida pelo MEC. Veja aqui como é o Fies em uma instituição de ensino.

Como participar?

Desde que você mande bem no Enem, pode usar a sua nota para conseguir o Fies. Esse tipo de financiamento do Governo Federal te ajuda a estudar em instituições particulares. No entanto, depois que se formar e conquistar aquele emprego legal, vai pagando a faculdade aos poucos.

Em contrapartida, o Fies se reinventa a todo momento para ajudar o maior número de pessoas. Como resultado… o Novo Fies que é mais moderno e divide esse programa em várias modalidades. De fato, essa repaginada possibilita juros zero para quem mais precisa e vários tipos de financiamento conforme a renda do candidato. Sensacional, não é mesmo?

Com toda a certeza, você vai querer ficar por dentro de todas as novidades, por isso, já salva esse link aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *