Filmes para as áreas de engenharia e arquitetura

Tempo de leitura: 7 minutos

Filmes engenharia: menina com óculos 3D e com pote de pipoca nas mãos

Certo é que o mundo dos filmes e séries tem o poder de levar as pessoas para outra dimensão. Com efeito, muita gente acaba se identificando com a história, e até mesmo consegue trazer a essência da dramaturgia para a vida real. Aliás, para quem busca conhecer mais a fundo uma profissão, recorrer aos longas-metragens pode ser uma ajuda interessante e divertida. Aqui você vai conhecer sugestões de filmes para as áreas de engenharia e arquitetura. Então, prepare seu kit cinema para as dicas!

A Origem

Um filme de ficção científica futurista com ninguém menos que Leonardo DiCaprio. Ele interpreta Cobb, um dos melhores na arte de roubar segredos valiosos do subconsciente das pessoas enquanto dormem. Assim, ele cria o mundo dos sonhos e a trama traz diversas referências à engenharia civil e arquitetura, com cenas que podem inspirar quem é ou gosta da área, por exemplo.

A arquitetura é responsável por desenhar os cenários. Assim, a trama traz Ariadne, uma estudante de arquitetura que é chamada para compor a arquitetura dos sonhos planejados por Cobb. Certamente é um prato cheio para essas mentes criativas. E se você já assistiu, que tal conferir de novo, mas agora com um olhar mais voltado para essas dicas?!

Continue a leitura e confira outros bons filmes para as áreas de engenharia e arquitetura.

A Travessia

Com toda a certeza você conhece a fama das Torres Gêmeas, correto?! E não só pelo ataque terrorista em 2001, mas também pela grandiosidade que eram os prédios em Nova York. Aliás, eles estavam entre os maiores do mundo! Baseado em fatos reais, este filme conta a história do equilibrista Philippe Petit, que na década de 70 atravessou o vão entre os edifícios do World Trace Center, usando apenas um cabo de aço.

O mais legal, para quem gosta da área das engenharias, seja ela civil ou mecânica, é compreender quais foram os cálculos feitos para que a travessia se tornasse possível. Com toda certeza você vai se surpreender!

Radioactive

Você se identifica com laboratórios de pesquisa? Já pensou em trabalhar em lugar como esse? Então precisa assistir Radioactive! A trama conta a história real do casal de cientistas Marie e Pierre Curie, e traz fatos interessantes do desenvolvimento da ciência. Ela, por exemplo, estava em uma profissão de maioria masculina naquela época. Juntos, Marie e Pierre descobrem dois novos elementos químicos, rádio e polônio, que dão início ao uso da radioatividade.

Em tempos onde a presença feminina no mercado de trabalho ainda era raridade, Marie provou que uma mulher pode ser e estar onde ela quiser! Sem dúvida é um filme sensacional para quem gosta de engenharia química e áreas afins.

Saneamento Básico

Um filme brasileiro, com elenco de peso! Com muito humor, a história retrata a realidade de muitas comunidades deste país, que envolve questões de saúde pública e política. Em suma, os moradores de uma pequena vila localizada na serra Gaúcha se reúnem para resolver o problema do esgoto na comunidade, com a construção de uma fossa. No entanto, eles precisam de verba pública.

Por outro lado, mesmo reconhecendo essa necessidade, a sub-prefeitura não tem a quantia para este fim. Porém, possui uma verba do governo federal, na quantia que a comunidade precisa, mas que foi destinada para a produção de um vídeo. E se não for usada, terá que ser devolvida. Surge então a ideia de usar o dinheiro para a obra e fazer um vídeo sobre a própria obra. Vale à pena conferir, principalmente para as engenharias civil e ambiental, já que são áreas que lidam diretamente com questões sociais como essa. 

Tempos modernos

Provavelmente você já ouviu falar deste clássico do ano de 1936. Tempos Modernos, de Charles Chaplin, retrata a vida do trabalhador que tenta sobreviver à crise de 1929 nos Estados Unidos, ao mesmo tempo em que as fábricas começam com novas técnicas para modernizar a indústria. Fatos que podem ser trazidos também para o século 21.

Silent Film Dance GIF by Charlie Chaplin - Find & Share on GIPHY

Um filme interessante para qualquer engenheiro, sobretudo para quem se identifica com a Engenharia de Produção. Isso porque, a trama mostra o início de conceitos como o da automação industrial, acidentes de trabalho causados pela falta de conhecimento de alguns funcionários em tarefas desempenhadas, e muitos outros temas ainda atuais.

Apollo 18

Um prato cheio principalmente para quem gosta das engenharias Mecânica, Elétrica, Química e de Software! O filme de ficção científica conta a história de três astronautas que vão à Lua para coletar amostras de pedras lunares e instalar detectores de mísseis, mas descobrem que não estão sozinhos. No enredo é possível ver temas como a força da gravidade, o clima e o solo desse astro. Nesse sentido, o longa traz muitos conceitos de física, química, controle e automação, bem como de computação.

Ex-machina

Também voltado para os admiradores das engenharias elétrica e mecânica, bem como para o engenheiro que gosta de robótica, este filme conta a história de Nathan, um milionário que descobriu como criar inteligência artificial. Então ele decide convidar Caleb para uma estadia temporária em sua isolada casa nas montanhas. A proposta é a de que Caleb avalie e teste a inteligência artificial de uma robô chamada Ava por meio do teste de Turing. No entanto, o que Nathan não sabe é que existem muitos segredos e mistérios envolvidos em sua tarefa.

Ex Machina Design GIF - Find & Share on GIPHY

A vida é um sopro

Quer estudar Arquitetura e Urbanismo? Então vale à pena assistir ao documentário que conta a história de Oscar Niemeyer, um dos arquitetos brasileiros mais importantes no Brasil e no mundo. O longa traz um pouco sobre a arquitetura, a luta política, a paixão pelas mulheres e a história do arquiteto. Uma produção brasileira que venceu o Festival Internacional de Documentários Atlantidoc, no Uruguai.

Trashed – Para Onde Vai Nosso Lixo

Este filme aborda não apenas a questão do lixo em si, mas também o seu destino. Percorrendo todo o hemisfério norte, o filme mostra como diversos governos tratam a questão do lixo, além de expor curiosidades e algum conteúdo aprofundado sobre ecologia. Acima de tudo, trata-se de um assunto importante para toda a humanidade, mas para quem pretende estudar Engenharia Ambiental é um material cheio de conhecimento.

Amazônia Sociedade Anônima

A Amazônia é assunto no mundo todo em razão do desmatamento ilegal e as queimadas. Ela também está atrelada ao clima e muitas outras questões ambientais. Por isso é importante para o mundo! Antes de mais nada, esse documentário é um choque de realidade para todo o povo, independentemente de profissão e partido político. Mas para engenheiros ou futuros profissionais dessa área, o longa traz muitos ensinamentos e reflexão, especialmente nas engenharias Ambiental e Civil.

O documentário foi lançado em 2020 e aborda a polêmica da terra indígena Mundukuru. Em uma ação liderada pelo Cacique Juarez Saw Munduruku, índios e ribeirinhos enfrentam máfias de roubo de terras e desmatamento ilegal para salvar a floresta.

Fome de Poder

O filme retrata como Ray Kroc conheceu dois irmãos, criadores de um modelo de fast-food que se tornou uma das maiores franquias de hambúrgueres do mundo, o McDonald’s. O longa mostra como foi a criação deste negócio, o desenvolvimento dos produtos e dos processos internos, criação de franquias, entre muitos outros aspectos legais para a Engenharia de Produção. O filme também apresenta a relação de conflito entre Ray Kroc e os irmãos McDonald na expansão da empresa.

Gostou das dicas? Aproveite e clique nos links para conhecer mais sobre os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química e Engenharia de Software

Compartilhe conosco!

Conta para nós, você já assistiu algum desses filmes? E o que achou? Aproveita para nos recomendar outros filmes legais para quem gosta das engenharias e arquitetura comentando neste post!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *