Filmes sobre professores: protagonismo da sala às telonas!

Filmes sobre professores: protagonismo da sala às telonas!

Tempo de leitura: 7 minutos

Prepara a panela, o óleo e o milho… Ou só pega o saquinho de pipoca de micro-ondas mesmo, vai… Deixa tudo preparado que a sessão já vai começar! Hoje ela vai ser um pouco diferente e você já vai entender tudo. Que os professores são protagonistas no processo de ensino e formação das pessoas isso é inegável, não é mesmo? Mas e nas telinhas, você já assistiu filmes que, assim como na vida real, eles também são super-heróis? É isso mesmo. O post de hoje é dedicado a filmes sobre professores.  

Antes de darmos play na lista, só para tranquilizá-lo: pode ler tudo numa boa, oks?! Embora este blog seja cheio de spoilers de profissões e graduações, o final ou aquela informação sobre um momento importante jamais será revelado. Esse post só contém um perigo: você se apaixonar perdidamente por uma das profissões mais lindas do mundo, não se aguentar e sair igual um doido atrás de vestibular. He, he, he… Brincadeiras a parte, bora de leitura! 

A Onda 

Se vamos falar de filmes sobre professores, nada melhor do que começar com o filme A Onda. Ele conta a história de Rainer Wenger, interpretado por Jürgen Vogel, que é um professor com a difícil tarefa de ensinar os alunos do ensino médio sobre o Estado Autocrático, ou seja, a autocracia. Nesse meio tempo, ele tem a ideia de os estudantes criem um governo fascista dentro da sala de aula, o que foge do controle. É aí que começa o desenrolar da história… Agora, o professor tem de impedir que os estudantes repliquem os erros que remetem a Alemanha nazista pela cidade. O drama, que deixa qualquer um preso, está disponível no TeleCine e tem classificação indicativa para 16 anos. 

A Língua das Mariposas 

Entre os filmes sobre professores, este é uma verdadeira quebra de barreiras. Se liga… O pequeno Moncho, interpretado por Manuel Lozano, logo nos primeiros dias de aula se depara com a autoridade dos professores e não tem uma experiência muito boa. Dessa forma, ele cria uma verdadeira barreira com os mestres.  

No entanto, tudo começa a mudar quando ele conhece Don Gregório, do ator Fernando Fernán Gómez, que é totalmente diferente dos demais. Ele ensina diferentes curiosidades da natureza, o que leva os estudantes a pensarem de forma crítica. Com isso, Moncho fica fascinado pelo caráter e sabedoria de Don Gregório, que dá aulas de um jeito totalmente diferente: com fala calma e postura elegante, entretanto totalmente simples. A reviravolta toda da história não está disponível em nenhum streaming, mas vale a pena dar uma pesquisada e assistir, oks?! Ah, o drama não é indicado aos menores de 16 anos. 

Ao Mestre, com Carinho 

Em primeiro lugar, esse é um clássico quando pensamos em filmes sobre professores e vem lá do fundo do baú. E também é uma reviravolta. Olha só… O jovem engenheiro desempregado Sidney Poitier, vivido por Mark Thackeray, aceita o desafio de dar aula em uma escola complicada em Londres. Lá, ele encontra alunos indisciplinados que querem expulsá-lo da docência, como fizeram com o professor anterior. No entanto, com o famoso jogo de cintura, ele dá a volta por cima ao tratar os estudantes com respeito, o que faz com que todos caiam nas graças do professor. Aliás, quando ele recebe um convite para voltar a atuar na engenharia… Você só vai saber o que acontece se assistir! He, he, he… O drama está disponível para locação no Google Play Filmes e TV, na Apple TV e em outros streamings. 

Antes de mais nada, se você é do time que acha que vai inspirar outras pessoas e ser um bom professor, vem conferir como é uma Faculdade de Artes Visuais, Ciências, Letras e Educação!  

Escritores da Liberdade 

Se o assunto é filmes sobre professores, nada como um bom longa baseado em uma história real. Dessa forma, esse conta sobre a vida da professora Erin Gruwell, vivida nas telonas por Hilary Swank. Ela, que é uma jovem idealista, assume uma turma do ensino médico de uma escola em um bairro periférico de Los Angeles. A fim de compreender a realidade dos estudantes, ela pede para que escrevam diários sobre as suas experiências. Ah, um detalhe importante: foram desses relatos que surgiu o livro O Diário dos Escritores da Liberdade, que deu vida ao filme também.  

Com uma maneira diferente e peculiar, não demora muito para que a professora faça a diferença na vida dos alunos, fazendo com que eles voltem a confiar em si mesmos e deixando de lado todos os preconceitos que rondavam a escola. O drama é indicado para maiores de 12 anos e está disponível para alugar em streamings como Prime Vídeo, Youtube, Google Play Filmes e TV, entre outros. 

Nenhum a Menos 

Aparentemente, quando o assunto é filme sobre professores, os roteiristas gostam de um bom drama, não é mesmo? Nesse sentido, esse conta a história de pequena Wei, vivida por Wei Minzhi, que aos 13 anos é escolhida para substituir um professor de uma escola rural que precisou de ausentar por problemas com a sua mãe que adoece. Assim, Wei, que fez apenas o primário, tem a missão de manter todos os alunos frequentando a escola até o retorno do mestre. Como recompensa, ela ganharia um dinheiro extra. Apesar do pouco conhecimento, ela mostra que tem garra e determinação. E óh: a trama fica mais emocionante ainda quando Minzi precisa encontrar um aluno que desapareceu, pois só assim para garantir a grana. A classificação indicativa é a partir dos 12 anos. Vale a pena procurar pelo longa! 

O Menino que Descobriu o Vento 

Filmes sobre professores = drama mesmo, viu?! He, he, he… Prepara o lencinho que lá vem mais um! O filme conta a história de William Kamkwamba, interpretado por Maxwell Simba. Ele é um jovem do Malawi que enxerga na escola a possibilidade de mudar a sua vida, bem como das pessoas que ele gosta. Esforçado, ele começa a desenvolver um inovador sistema de irrigação a base de energia eólica, o que colabora para que o vilarejo em que mora supere a pobreza. O ensino transforma vidas, viu?! Ah, o filme não é recomendado para menores de 14 anos e está disponível na Netflix.  

The Chair 

Ok, ok que o post fala de filmes sobre professores, mas uma série é sempre bem-vinda, não é mesmo? The Chair vem pra finalizar o post com mais um drama, mas que também traz um pouquinho de comédia. A querida professora doutorado Ji-Yoon Kim, interpretada pela maravilhosa Sandra Oh (é provável que você deve já tenha visto ela em Grey’s Anatomy), é nomeada como diretora do departamento de literatura de uma universidade. Além de todos os desafios da nova função, ela ainda lida com diversas temáticas que são mais atuais que nunca, como ser a primeira mulher e pessoa não-branca no comando do departamento. Nesse sentido, mais que boas risadas, você acompanhará várias questões sobre gênero, etarismo, entre outras. A série, que tem seis episódios curtinhos e apenas uma temporada, está disponível na Netflix e tem classificação para maiores de 16 anos.  

Bora pra sala?  

No momento em que você conferiu a lista de filmes sobre professores, deve estar pensando quais as graduações farão com que você esteja em plena atuação na sala de aula, tem outros posts fresquinhos. Assim, vem ficar por dentro de cursos top de Artes Visuais, Biologia, História, Química, Matemática, Geografia, Pedagogia, Letras e Música. Vale a pena a leitura.    

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *