Filmes e séries sobre informática e tecnologia

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Algoritmos, computadores, hackers… essas são algumas palavras que fazem parte do universo tecnológico. Esse mundo está cada dia mais presente na rotina das pessoas. Por isso também faz parte de grandes produções do cinema. Quem nunca se empolgou com filmes ou série que tenha relação com informática e tecnologia?

As produções com grandes efeitos especiais impressionam e levam o espectador a um mundo imaginário. De tal forma que o filme possa ser um sucesso de bilheteria e de crítica. Porém, uma outra parcela dos espectadores gosta de se jogar em enredos mais longos, assim optam por assistir séries.

Um homem em um ambiente escuro, olhando para frente com cara expressando surpresa e pegando pipoca

Mas, no fim, todos querem a mesma coisa: ótimas histórias e que sejam minimamente impressionantes. Portanto, é bem comum encontrar filmes e séries que compõem o universo de profissões relacionados às áreas de informática e tecnologia.

Abaixo, confira uma seleção de filmes e séries que apresentam esse mundo!

Filmes sobre informática e tecnologia

O Jogo da Imitação (2014)

É baseado na história real de Alan Turing, uma lenda na precursão dos algoritmos. Na trama, o personagem é contratado pelo governo inglês e comanda as mentes mais brilhantes da época. Tem o propósito de desvendar o segredo de uma máquina de codificação, que foi usada pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial. Em síntese, a produção apresenta um pouco mais sobre as origens da Ciência da Computação.

Piratas do Vale do Silício (1999)

O enredo relata a vida dos gênios Bill Gates e Steve Jobs. A luta que ambos tiveram para lançarem o primeiro computador pessoal do mundo (PC). Microsoft e Apple estavam no início das atividades empresariais. Sobretudo, o filme também revela intrigas e disputas comerciais. Ao mesmo tempo instiga os estudantes da área a refletir e desenvolver opiniões sobre o campo de atuação do profissional de Ciência da Computação.

Hacker (2015)

Com um roteiro instigante, o filme conta a história de um presidiário que é um gênio da computação. Posteriormente ele começa a colaborar com a polícia que investiga uma rede de criminosos. E, com isso, viaja para diversos destinos e usa seus conhecimentos com a informática para pegar esses criminosos. Sendo assim um bom roteiro para alunos da graduação em Sistemas de Informação.

Citizenfour (2014)

O tema central do filme é a divulgação de documentos confidenciais do governo americano e, assim, as consequências dessa ação em nível internacional. O filme conta com um roteiro que prende a atenção do espectador. A fim de apresentar entrevistas com o Edward Snowden, o ex-agente da Agência Nacional de Segurança (NSA) divulgou arquivos confidenciais. Uma boa opção de roteiro para alunos do curso de Sistemas de Informação

Her (2013)

Um escritor solitário se apaixona pelo sistema operacional de seu computador. Então, ele começa a considerar a possibilidade de um relacionamento com a interface. Essa produção trará discussões e reflexões sobre a internet das coisas, cidades inteligentes e inteligência artificial. E como a evolução da tecnologia tem transformado essas relações.

Detona Ralph (2012)

Com toda a certeza, essa animação é uma grande homenagem a era dos fliperamas que roubavam a cena dos jogos eletrônicos. Ralph é o grande nome da história e tenta se reposicionar como herói em vários estilos de games. Eggman, Bowser, Pac-Man, M. Bison são personagens conhecidos desse universo e surgem durante a produção. Assim, o mundo dos jogos eletrônicos é apresentado nessa produção, sendo referência para os profissionais de Jogos Digitais.

Mortal Kombat (1995)

Semelhantemente, com lutas bem articuladas e coreografadas, esse filme é o primeiro da franquia de adaptação. Conta a história de vingança de Liu Kang contra o feiticeiro Shang Tsung em um torneio sobrenatural conhecido como Mortal Kombat.  Portanto, o filme ainda é visto como uma das melhores adaptações dos jogos para o cinema, além de ser um clássico do cinema e ser referência para profissionais dos Jogos Digitais.

Os estagiários (2013)

Muito divertido, o filme conta a história de dois marmanjos que querem se reinventar. Eles vão em busca de novos desafios para suas vidas. Surpreendentemente decidem entrar em uma espécie de competição do Google. Grande parte das cenas do filme é real e, sim, existe na empresa. O filme aborda assuntos com a criação de apps, css e html. Uma opção para se divertir e ficar por dentro da linguagem da área de Análises e Desenvolvimento de Sistemas.

A Rede Social (2010)

Conta a vida e a trajetória de Mark Zuckerberg, nerd introspectivo de Harvard; bem como relata a criação da maior rede social do mundo. Como surgiu a ideia de criar o Facebook e as disputas judiciais são o centro de todo o enredo. O filme, acima de tudo, apresenta também lições de empreendedorismo para o mercado da tecnologia. Essa grande produção possibilita conhecer um pouco mais sobre a área de Análises e Desenvolvimento de Sistemas.

Séries que abordam a tecnologia

CSI Cyber

Nesta versão, a equipe trabalha focada em descobrir crimes virtuais. Personagem principal, Avery Rayan é uma agente especial encarregada da Divisão de Crimes Virtuais de Quântico. É, portanto, mais um produto da franquia C.S.I.

Black Mirror

É uma série que mostra o modo que vivemos nos dias atuais, com o propósito de destacar a influência da tecnologia em nossas ações, além de proporcionar um rico debate. Antes de mais nada, a série conta com episódios independentes, assim, as histórias retratadas contêm cada uma sua trama.

Mr. Robot

Traz a história de um jovem programador que trabalha como engenheiro de segurança virtual e atua como hacker em segredo. A fim de destruir a empresa em que trabalha, ele se junta a outras pessoas para combater os atos duvidosos da organização empresarial.

The IT Crowd

Com muito humor, a série relata a rotina de dois nerds que são técnicos de tecnologia da informação e são um desastres em relacionamento com as demais pessoas. Ainda mais porque precisam lidar com a chefe de setor, que não tem a mínima ideia de como funciona o trabalhos deles, e ainda o chefe dela que é uma pessoa bem difícil de conviver.  

Scorpion

Baseada em uma história real. Walter O’Brien é um gênio excêntrico e consegue hackear a NASA. Entretanto, anos depois começa a trabalhar para o governo federal. Desse modo, com sua equipe multifuncional, composta por comportamentalista, calculadora humana e prodígio da mecânica, eles resolvem qualquer problema.

3%

É uma produção brasileira. Após a devastação do planeta, o Brasil é dividido em Continente, que é a parte pobre; e Maralto, que se torna uma grande promessa de prosperidade. Para conseguir um lugar no Maralto, é preciso passar pela seleção. Porém, somente quando completa 20 anos todo cidadão pode tentar, mas somente 3% conseguem. 

Faixa Bônus: filmes e séries sobre informática

De fato, é quase impossível falar sobre filmes e séries sobre informática e não citar algumas produções que se tornaram um sucesso. Abaixo você confere algumas delas.

Jetsons

Um dos maiores sucessos na televisão. Os Jetsons é um desenho animado que mostra de uma maneira divertida a ideia de como viria a ser o futuro tecnológico da humanidade. A fim de apresentar cidades suspensas, uso de teleconferência, carros voadores, trabalho automatizado, consulta médica remota, robôs domésticos. O desenho foi um sucesso!

via GIPHY

Eu, Robô (2004)

O filme traz como reflexão o relacionamento dos humanos com robôs. No ano de 2035 os robôs são usados como empregados e assistentes de humanos. Nesse sentido, para manter a ordem cada um deles tem um código de programação que impede violência contra humanos. Mas, com a morte de um doutor, acredita-se na possibilidade de que os robôs possam ter desativado a Lei dos Robóticos.

O Homem Bicentenário (1999)

Uma família americana compra um robô chamado Andrew, que tem como função realizar tarefas domésticas. Mas, com o tempo o robô começa a apresentar reações de um ser humano. Em resumo, o filme retrata a saga de Andrew em busca da liberdade.

Wall-E (2008)

Após poluir a planeta Terra, a humanidade decidiu viver em uma grande nave. A princípio, o plano inicial era para que os robôs limpassem a terra para que pudessem retornar. Contudo, Wall-E, que é um dos robôs, se apaixona pelo robô EVA. Uma outra máquina enviada da grande nave para conferir a situação do planeta.

Essas são algumas produções que retratam a relação da tecnologia com a vida humana. Gostou do conteúdo? Aproveite as indicações e divirta-se!

Seja um profissional da área

Você se interessa por tecnologia e informática? Então você pode fazer uma graduação na área! Clique aqui e conheça as oportunidades em uma das melhores universidades do país.  Mas se você já é da área e quer se especializar? Então veja as oportunidades aqui.

Ah! Outra dica interessante é estudar em uma instituição que tem bons conceitos no MEC. Acesse esse post para entender mais sobre esse tema.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *