Confira a lista de filmes e séries sobre Medicina

Tempo de leitura: 8 minutos

Filmes e séries Medicina: rapaz de costas com uma blusa listrada sentado em um sofá olhando para a TV que está ligada com a imagem desfocada

Certamente você já se apaixonou e se decepcionou. Voltou a se apaixonar e pegou ranço. Odeia, mas não larga algum personagem de série ou filme, não é mesmo? Inegavelmente, eles dominam os corações do público… Aposto que você já passou horas falando com seus amigos sobre Grey’s Anatomy, correto? Afinal, já são 16 temporadas apaixonantes… Mas essa não é a única série que fala sobre medicina, ética médica, relacionamentos e muitos outros assuntos. Se você gosta deste assunto, então prepara a pipoca! Neste post você vai acompanhar uma seleção de filmes e séries sobre medicina.

Séries para quem gosta de Medicina

House (2004 – 2012)

House é um médico excêntrico e ousado. Ele consegue resolver problemas de saúde de pacientes considerados difíceis na Medicina. Embora seja conhecido por sua competência, ele também tem características marcantes… É mal humorado e não gosta de contato com os pacientes. A história está voltada na relação dele com seus residentes, sua chefe e seus pacientes. Além disso, também aborda o costume que ele tem de quebrar as regras para resolver os problemas. Em 2008 foi a série de TV mais assistida no mundo. São oito temporadas e estão disponíveis em alguns catálogos de streaming e na rede aberta. Vale à pena assistir!

Transplant (2021)

Protagonista dessa série, Bash é um médico que devido à guerra deixou a sua terra natal, a Síria. O refugiado foi para o Canadá com sua irmã. Para ele, conseguir uma vaga de emprego em sua área de formação era quase impossível. Em um dia de trabalho, um caminhão se choca com a janela do local em que estava, fazendo muitos feridos. Entre eles, está o Dr. Jed Bishop, chefe do Departamento de Emergência de um dos melhores hospitais de Toronto. Nesse momento, Bash salva a vida do médico e assim ganha uma vaga na residência no hospital York Memorial.

Chicago Med (2015)

O Spin-off de Chicago Fire. A série conta o dia a dia de médicos e enfermeiros do departamento de emergência do hospital Gaffney Chicago Medical Center. São diversos os casos médicos durante os episódios. E apesar de muitas histórias da rotina de trabalho, os relacionamentos dos personagens também se destacam nos episódios.

The Good Doctor (2017)

Sem dúvida, acompanhar a vida do jovem médico autista, com Síndrome de Savant, é apaixonante. Shaun Murphy é recém-formado e muito inteligente. Ele faz parte da equipe de residentes do hospital San Jose St. Bonaventure. Então, durante sua rotina de trabalho, surgem os desafios da medicina. Contudo, ele terá que provar sua capacidade aos seus colegas de trabalho e chefes.

New Amsterdan

A história é inspirada no hospital de Nova York, Bellevue. Na série, Dr. Max Goodwin se torna o mais novo diretor do Hospital New Amsterdan. Desde que assumiu o cargo, o profissional competente luta contra a burocracia dos sistema de saúde e a falta de recursos financeiros. A trama gira em torno dos atendimentos, das relações, dos conflitos pessoais dos personagens e da doença do protagonista.

ER – Plantão Médico (1994 – 2009)

Sem dúvidas, essa foi a primeira grande série que apresentava a rotina de um hospital público americano. Assim, o enredo mostra a dificuldade que a equipe tem ao trabalhar com pouquíssimos recursos. Dramas pessoais envolvem os diversos personagens

Sob Pressão (2017 )

Primeiramente, essa série não poderia ficar de fora. Brasileira, a série apresenta muitos dramas e dilemas de uma equipe médica de emergência de um hospital público. Além de toda referência ao sistema de saúde do país, as histórias também mostram a relação entre a equipe de trabalho do hospital. Aliás, um dos pontos fortes é o romance e a parceria de dois médicos que superam todos os limites para manter vivos os pacientes. 

Grey’s Anatomy (2005)

Apesar de citada no início deste texto, a queridinha do momento não poderia ficar de fora dessa seleção. Grey’s Anatomy tem 16 temporadas, é a maior do gênero e, por isso, é a referência que o público tem quando se fala em séries e filmes sobre medicina. A história é centrada na vida de médicos cirurgiões internos, residentes e atendentes que lutam para manter seus pacientes vivos. A cada episódio, surgem novos conflitos das relações pessoais dos personagens. Sendo um dos dramas de maiores audiências nos EUA, a série busca diversidade racial, e o mais legal é que a escolha do elenco não leva em conta a origem do ator.

Se você calcular certinho já tem uma programação completa para esse restinho de ano, então, bora se jogar nessas séries? Embora os episódios tenham no máximo uma hora de duração, elas sempre deixam uma deixa para o próximo capítulo. De fato é uma série tão intensa, que muitos telespectadores se divertem dizendo que estão formados em medicina depois que terminam as temporadas.

Filmes sobre Medicina

Se acaso, você seja o tipo de pessoa que não gosta de ficar preso em uma história por muito tempo. Basta ficar atento nos inúmeros filmes que também apresentam bons conteúdos. Portanto, se você é daqueles que já quer saber o começo, meio e fim das histórias, os longas são produções superindicadas. Acompanhe abaixo alguns filmes que possam despertar seu interesse.

Mãos Talentosas (2009)

O filme conta a história de Bem Carson que superou o preconceito racial e social, se tornando um reconhecido neurocirurgião. Quando criança, ele acreditava que era incapaz de tirar boas notas. Mas devido ao apoio de sua mãe, ele reuniu forças para resistir e superar as dificuldades. Após sua formação em Medicina, tornou-se o primeiro médico a conseguir separar gêmeos siameses com sucesso. Assim, contribuiu para o avanço da medicina e foi professor emérito de Cirurgia Neuropediátrica da Johns Hopkins University, criando o centro de operações neurológicas nos Estados Unidos.

Patch Adams – O Amor é Contagioso (2001)

A história de Hunter “Patch” Adams, um médico norte-americano que adota uma metodologia inusitada no tratamento de seus pacientes. Depois de tentar o suicídio, voluntariamente se interna em uma clínica psiquiátrica. Nesse meio tempo, ele decide se tornar médico para ajudar as pessoas. Como resultado, ele abandona a clínica e ingressa na faculdade de medicina. Apesar de seus métodos nada convencionais, aos poucos vai conquistando a todos, com exceção do reitor que tenta a todo custo expulsá-lo.

Um Homem entre Gigantes (2016)

Neuropatologista forense, o Dr. Bennet Omalu descobre um severo trauma cerebral em um jogador de futebol americano, e decide se aprofundar no assunto. Após muitos estudos, descobre que pode se tratar de um mal comum entre os profissionais do esporte. Dessa maneira, com determinação e decidido a reverter o quadro clínico, ele expõe para o mundo a grave situação, travando uma guerra contra a poderosa NFL (National Football League).

Clube de Compras Dallas (2013)

Diagnosticado com Aids, o eletricista Ron Woodroof inicia uma luta contra a indústria farmacêutica. Em síntese, ele não aceita os diagnósticos médicos e passa a contrabandear drogas ilegais do México. Assim, se submete a tratamentos alternativos.

Nise – O Coração da Loucura (2016)

A doutora Nise da Silveira retorna ao trabalho em um hospital psiquiátrico no subúrbio do Rio de Janeiro, logo após sair da prisão. Nesse meio tempo, ela propõe uma nova forma de tratamento aos pacientes que sofrem de esquizofrenia. Isolada no ambiente de trabalho pelos colegas que não aceitam sua proposta, ela assume o setor de Terapia Ocupacional. Consequentemente inicia uma nova forma de lidar com os pacientes, com amor e arte.

Documentários

Diagnóstico (2019) – documentário que apresenta uma série de episódios sobre a rotina profissional da Dra. Lisa Sanders. A médica tenta ajudar pacientes com doenças raras e, dessa maneira, busca por um diagnóstico e cura das enfermidades fazendo uso de métodos da sabedoria popular.

Doenças do século 21 (2018) – Uma série documental sobre sete pacientes que possuem doenças crônicas e buscam respostas para os diagnósticos questionáveis e com a finalidade de terem um alívio para os sintomas desconcertantes.

Explicando (2020) – Mais uma série documental e são discutidos inúmeras situações, mas não apenas relacionadas à saúde. Vale à pena dar uma olhada em alguns episódios, como: A atual pandemia, corrida para a vacina, explicando o coronavírus, como encarar, entre outros.

O que achou dessa seleção de filmes e séries sobre medicina?  Já assistiu alguma dessas produções? Se você já sabe que a Medicina é a sua cara, que tal conhecer a estrutura de uma faculdade? Escolha as cidades e clique no link: Presidente Prudente, Jáu e Guarujá. Você encontrará muitas informações sobre a estrutura da 2ª melhor universidade particular do estado de São Paulo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *