Filmes sobre gastronomia: de fatos reais à animação

Filmes sobre gastronomia: de fatos reais à animação

Tempo de leitura: 6 minutos

Doces, salgados, massas, empratamentos e afins. Se você curte o mundo da culinária, provavelmente se interessa por todos os assuntos que estão ligados a ele, certo? E, claro, um deles, com toda a certeza, são filmes sobre gastronomia, não é mesmo?! Então, esse post é o lugar ideal para que você abra o bloco de notas do seu celular ou até mesmo pegue a sua agendinha para anotar essas diquinhas de filmes que você vai querer devorar! Ou caso você tenha os streamings instalados no seu celular ou esteja neste momento em frente à TV, já fica esperto para salvar os títulos na sua lista e se inspirar ainda mais para cozinhar. Agora, chega de converseiro e bora lá, né…  

Comer, Rezar, Amar  

Esse não é necessariamente um filme sobre gastronomia ou talvez nem te inspire tanto a se aventurar na cozinha. Mas, com toda a certeza, vai te inspirar, e quem sabe motivar, a provar novos sabores. O filme, que traz ninguém mais, ninguém menos que Julia Roberts no elenco, ocorre necessariamente nesta ordem: comer, rezar e amar. Basicamente, Liz Gilbert, a protagonista, termina um casamento e viaja para se reconectar consigo mesma. Dessa forma, ela passa por três países, sendo Itália, Índia e Bali. Em cada um deles, ela tem a experiência de comer, rezar e amar. Para você saber em qual acontece cada coisa, vai ter de assistir. Ah, o filme tem classificação indicativa para 12 anos e está disponível na Netflix. Já corre lá e adiciona à sua lista!  

Chef 

Esse aqui vai da comédia ao drama, ou seja, é aquela misturinha gostosa que todo mundo gosta, sabe? O chef Carl Casper comanda um restaurante badalado de Los Angeles, mas, vira e mexe, tem problemas com o dono por querer inovar e não fazer os pratos mais pedidos pelos clientes. Num belo dia, um crítico gastronômico publica uma crítica bastante negativa relacionada justamente ao cardápio, que é pouco criativo. Lembra que Carl vivia querendo inovar no cardápio? Pois bem… Já conseguiu perceber que a coisa vai apertar aqui, né?! Mas, bora com mais um spoiler leve… Após um acontecimento que fecha muitas portas para Carl, ele se vê recebendo ajuda da sua ex-esposa para reiniciar a vida no comando de um trailer de comida. Vem saber o desfecho assistindo no Globoplay ou na Amazon. Ah, e o filme tem classificação indicativa a partir dos 12 anos. 

A Festa de Babette 

Esse aqui é um daqueles dramalhões que, com toda a certeza, vai te emocionar. Embora não esteja disponível em nenhum serviço de streaming, vale a pena adicionar à sua listinha de filmes sobre gastronomia e assistir assim que der. Ele se passa lá no século 19, na Dinamarca. A personagem Babette é parisiense e cá pra nós, a França é conhecida pela alta gastronomia, não é mesmo? Pois bem… Voltando ao filme, ela chega à Dinamarca e começa a cozinhar e trabalhar na limpeza da casa de Filippa e Martine, filhas de um rigoroso pastor já falecido.  

Anos depois, ainda trabalhando nesta residência, a parisiense recebe a notícia que ganhou um grande prêmio na loteria. Ao invés de abandonar tudo e ir viver viajando, que provavelmente era o que qualquer pessoa faria, certo? Hehehe.. Adivinha o que Babette faz? Prepara um jantar francês em comemoração ao centésimo aniversário do pastor, se estivesse vivo. Os paroquianos ficam temerosos, mas se rendem ao banquete. Ficou curioso? Então bora procurar para assistir! Ah, o filme não é recomendado para menores de 18 anos, oks?! Então, tire as crianças da sala! Hehehe… 

Julie e Julia 

Ah, se tem Meryl Streep no elenco, é quase obrigatório assistir, viu?! Sem contar que esse filme sobre gastronomia é baseado em dois livros que contam as histórias dessas duas mulheres, sendo eles: My Life in France, de Julia Child (interpretado por Meryl Streep), e Julie e Julia, de Julie Powell (interpretada por Amy Adams). 

Basicamente, Julia vive na França no final da década de 40 por conta do trabalho de seu marido e, ao experimentar um prato, sua vida muda completamente. Assim, encantada com a comida, ela resolve aprender culinária na Le Cordon Bleu… Aposto que você lembrou do MasterChef! Ao se tornar especialista no assunto, ela escreve um livro de receitas e se torna apresentadora de um programa de TV.  

Já conseguiu entender um pouco a história da Julia, certo? E agora que começa a da Julie… Anos depois, exatamente 50, Julie está prestes a completar 30 anos de idade e está cansada da sua vida. Focada em mudar, ela prepara a primeira receita do livro de Julia. Ao se surpreender com o resultado, ela estabelece como meta da sua vida preparar as 524 receitas do livro em um ano. A partir daí, ela tem a ideia também de falar sobre suas impressões em um blog. E pra saber todo o desenrolar da história, vai ter de assistir. Chega de spoilers, né?! O filme pode ser alugado na Amazon e não é indicado para menores de 12 anos.  

Estômago 

Nada como um filme pra chamar de nosso, não é mesmo? Esse filme sobre gastronomia é brasileiro nato! Ele é indicado para maiores de 14 anos e pode ser visto no Globoplay ou na Netflix. A trama conta a história de Raimundo Nonato, que se muda para cidade grande em busca de uma vida melhor. E isso a gente sabe que acontece muito no Brasil, né?! Trabalhando como faxineiro, ele descobre sua paixão pela culinária. Com seu talento e suas coxinhas, o bar começa a fazer sucesso e, não demora muito, ele é contratado para trabalhar como assistente de cozinheiro em um restaurante italiano. Após se descobrir na culinária italiana, Raimundo passa a ter uma casa, roupas melhores, vida social e até mesmo um amor, com a prostituita Iria. Vale a pena acompanhar e ver o desfecho! 

Ratatouille  

Fala a verdade… Tem como falar de filme sobre gastronomia e não citar o do ratinho mais amado? Com toda a certeza se você não assistiu, vale a pena colocar Ratatouille na sua listinha. É leve, engraçado e vai fazer você dar uma viajada no mundo da animação. Ela conta a história do rato Remy que, inspirado em programa de um famoso chef francês (óh a culinária francesa aí de novo), sonha em ser um grande chef, mas, sempre é expulso dos restaurantes. Aliás, é tentando bolar uma receita mirabolante com seu irmão que Remy faz com que a sua família tenha de se mudar e acaba se separando dela nas redes de esgoto. Coincidentemente, a tubulação o leva a Paris.  

Em Paris, onde conhece Linguini, sua história começa a mudar. Em mais uma de suas ideias mirabolantes, mas agora com um parceiro, Remy passa a ser o cozinheiro, só não leva os créditos por isso! Hehehe.. Na real, ele fica embaixo do chapéu de Linguini dando as orientações. E aí, bora descobrir como essa história finaliza? Você pode assistir, inclusive chamar as crianças para sala, no Disney Plus. Vale a pena!  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *