Gastronomia Unoeste tem padrão dos grandes centros mundiais

Tempo de leitura: 8 minutos

Gastronomia é padrão dos grandes centros e os alunos cozinham no laboratório

Com toda a certeza, agradar o paladar das pessoas é uma tarefa que precisa de conhecimento, técnica e prazer de quem se dedica para isso. Afinal, conquistar pessoas de diferentes gostos pela boca é um grande desafio! Aliás, se essa é a sua intenção, uma ótima opção é o curso de Gastronomia da Unoeste que tem padrão dos grandes centros mundiais. Também é possível fazer este curso na modalidade EAD ou semipresencial.

Formação em Gastronomia

Em primeiro lugar saiba que a Gastronomia Unoeste tem tudo o que você precisa para sair um chef de cozinha top. Em segundo lugar participará de aulas fantásticas em ambiente que nunca tenha já visto. Imagine só, se sentir em um programa de TV mostrando como se faz um prato delicioso. Essa experiência é possível no Laboratório Aula Show.

Quer saber o mais legal? A Unoeste tem um curso de Gastronomia feito sob medida para você. Se deseja estar na universidade no dia a dia aproveitando toda a estrutura da graduação o ensino presencial é para você! Entretanto, se de alguma forma prefere um tempo para maior para outras tarefas que tal fazer Gastronomia semipresencial? Agora, se a com a rotina intensa você precisa de mais liberdade para se organizar para estudar onde e quando quiser, a EAD é sob medida!

Enfim, independentemente da opção, saiba que todas elas têm a chancela de qualidade da Unoeste. Enfim, você vai colocar a mão na massa, sim! Tanto aí na sua casa, quanto na universidade, as atividades estimulam a sua criatividade e desenvolvem as habilidades culinárias.

Chef de cozinha realiza apresentação na frente com plateia de alunos

Conceito MEC

A Gastronomia Unoeste está entre as melhores do país. Você sabia que o curso possui CPC 4? Dessa forma, isso reflete os ótimos resultados que a universidade conquista nas avaliações do MEC.

Ao propósito veja os conceitos dos cursos e das instituições de ensino no portal e-MEC. Não apenas para se informar, você pode usar essa consulta na hora de escolher onde estudar. E fique atento nas datas da última atualização, principalmente do CPC e CC. Lembre-se que a avaliação do curso é a cada três anos e que apesar de ter “preliminar” no CPC, este conceito pode ser definitivo. Entenda cada conceito neste post.

Em contraste com essa nota da Gastronomia, saiba que a Unoeste está entre as melhores universidades particulares. Além disso ela é a 3ª melhor do Estado de São Paulo e a 12ª do Brasil. Esses conceitos são conforme o último Índice Geral de Cursos (IGC) divulgado pelo MEC.

Ensino gastronômico

Uma vez que você tem os melhores lugares para aprender, precisará de bons professores para te ensinar. Na Gastronomia Unoeste o padrão dos grandes centros está no corpo docente também. A maioria tem mestrado ou doutorado, ou seja, estudaram muito para dar aulas atrativas e produtivas. Além disso, o aluno tem a chance de conhecer a profissão na prática por meio dos estágios. Adivinhe só? Nossos professores te dão aquela mãozinha em qualquer dificuldade nessa experiência!

Não apenas aqui pertinho, mas você pode fazer estágios até mesmo no exterior! Isso porque a Unoeste é uma das poucas universidades cadastradas na Secretaria de Estado dos Estados Unidos. Em outras palavras, nossos alunos recebem visto especial para trabalhar na terra do Tio San.

Como resultado de uma formação de excelência, você pode conseguir um emprego mais rápido do que imagina. Sabe por quê? Nas últimas turmas que se formaram, até 80% dos alunos estão empregados. Já outros possuem projetos individuais ou são empreendedores.

Gastronomia padrão ouro

Alunos na cozinha da Gastronomia

É provável que você já escutou por aí que a Europa é o berço da gastronomia mundial. Certamente, isso é um fato e, por isso, a Gastronomia Unoeste não deixa a desejar. Mesmo que você não estude nas escolas internacionais, ao fazer Unoeste terá acesso à uma estrutura muito bem equipada. Cá para nós? Todos os laboratórios são de encher os olhos e podem ser igualados aos dos grandes centros mundiais.

Só para ilustrar, a Gastronomia Unoeste tem duas cozinhas superequipadas. A universidade investiu quase R$ 300 mil em equipamentos e utensílios em cada uma delas. Ao mesmo tempo, você aprenderá tudo sobre pães e bolos com o Laboratório de Confeitaria e Panificação. Além disso, esse local tem nível europeu de equipamentos e estrutura. Em resumo, é aqui que você saberá como trabalhar artesanalmente e a operar os equipamentos de ponta.

Alunos fazem biscoitos em aula de Gastronomia

Por outro lado, os alunos vivenciam a gastronomia longe das panelas com o

Laboratório de Sala e Bar e o Restaurante Pedagógico. Por mais que você mande muito bem na cozinha é importante aprender as artes de servir e de hospitalidade. Em contrapartida, é importante saber como manusear os alimentos de corretamente e com segurança. Para isso, o Laboratório de Microbiologia e Higiene vai ser ideal para essas aulas.

E a estrutura da Gastronomia Unoeste não para por aí! No Centro de Tecnologia em Alimentos aprenderá a fazer bebidas e alimentos no modelo europeu de ensino e pesquisa gastronômica. E já pensou em ter um peixe fresquinho para usar na sua receita? Aqui na Unoeste é possível com o Centro de Piscicultura que tem um trabalho dedicado à gastronomia. Esse ambiente também vai te ajudar a aprender na prática como conhecer produtos de qualidade.

Gastronomia brasileira

Chef de cozinha ensina a fazer churrasco em laboratório de gastronomia

Em contraste com a gastronomia europeia a Unoeste acredita na força das nossas raízes. Por isso, a comida brasileira não é deixada de lado e muito valorizada durante as aulas. Aliás, você terá aulas no Laboratório de Calor e Fumaça que vai ter ensinar tudo sobre os vários tipos de churrasco.

Que tal aprender como usar o calor sobre o alimento e a fumaça para trazer mais sabor e cheiro aos legumes ou carnes? Nesse local tudo isso é possível. E tem mais! Além da churrasqueira tradicional, você pode aprender a fazer uma bela costela para fogo de chão. Do mesmo modo, o local tem uma parrilla, um pit para defumação tipo churrasco americano, um forno e fogão a lenha.

Outra novidade é a horta sensorial com espécies raras para usar nas aulas, ou seja, você vai ter um conhecimento diferenciado. Esse local também fornece hortaliças e ervas frescas que darão aquele frescor único para as suas receitas

Atuação da carreira de gastronomia

Sem dúvida o gastrólogo pode trabalhar com alimentos e bebidas, além de criar e coordenar a realização de receitas e pratos. Como resultado da sua formação, também poderá fazer todo trabalho operacional liderando equipes de trabalho de cozinhas, restaurantes ou hotéis. Já pensou também em viajar e ainda fazer o que gosta? A gastronomia te permite isso, pois é uma profissão importantes nos navios. A área também é muito ligada ao entretenimento e, por isso, pode trabalhar em clubes, bares, bufês e empresas de eventos. Enfim, são muitas as oportunidades para você escolher quando se formar na Gastronomia Unoeste.

Rede de Bibliotecas

Aluna em pé de calça jeans e blusa branca olha um livro nas mães e está no corredor da biblioteca com estantes de livros dos dois lados

A Rede de Bibliotecas da Unoeste tem mais de 255 mil livros, além de bibliotecas virtuais com quase 18 mil. Se você gosta da pesquisa, pode entrar no Portal da Capes que é conhecido em todo o mundo. Lá tem muita coisa sobre todas as áreas do conhecimento.

Suporte Universitário

Só para ilustrar, aqui na Unoeste o aluno tem tudo o que ele precisa. Se você não tiver indo bem nas aulas ou precisa arrumar um estágio, a universidade ajuda!

Sucesso do Aluno

O Sucesso do Aluno acolhe o estudante com as coordenações e os professores. Também passa para os pais tudo o que eles precisam saber. O setor também ajuda o aluno na construção da carreira com a Unoeste Carreiras. Para isso são divulgadas de estágios e emprego. Além de ajuda a fazer currículos e dar dicas para entrevistas de emprego. Saiba mais no site.

SUAPp

Já o Serviço Universitário de Apoio Psicopedagógico acolhe, orienta e aconselha o acadêmico quando tem dificuldade para aprender. A Unoeste possui psicólogas em todos os campi e o agendamento é na área do aluno.

Localização

Foto aérea do campus 2 da Unoeste

A Gastronomia Unoeste está localizada no campus 2 da Unoeste, que fica às margens da Rodovia Raposo Tavares. Com 120 alqueires, o ambiente é a maior infraestrutura de todo o complexo educacional e foi projetado com aproveitamento de grandes áreas verdes.

Entretenimento na universidade

A Unoeste possui uma preocupação com a formação do acadêmico que vai além da sala de aula, incentivando em suas dependências a prática da atividade física. No campus I, o Palácio de Esportes é destaque pela sua estrutura e diversidade de atividades: abriga quadra poliesportiva, arquibancadas, salas para aulas aeróbicas, piscina semiolímpica, além Academia Unoeste.

Quer saber mais?

Esse vídeo fala um pouquinho mais sobre a Gastronomia na Unoeste. Aperte o play e aproveite!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *