Geoprocessamento oferece ótimas oportunidades no mercado de trabalho

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Um homem no meio de uma plantação em propriedade rural e um tablet nas mãos

Os estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Paraná concentram os principais polos do agronegócio do Brasil. O profissional em geoprocessamento se adequa e contribui neste cenário, já que o mercado precisa urgentemente dessa demanda crescente em todos os setores do agro. Esse tecnólogo auxilia ainda no progresso tecnológico da região. Mas você sabe o que é geoprocessamento e o que faz esse profissional?

Em primeiro lugar, que tal você tirar suas dúvidas sobre como é estudar nesta graduação? Acesse o site e saiba mais.

Amplo conhecimento

A profissão faz o uso de modelos matemáticos e de ferramentas computacionais para tratamento e análise de dados geográficos, sempre ligados a uma localização específica.

O tecnólogo em geoprocessamento é capaz, por exemplo, de entender os princípios desta ciência e aplicar esses conhecimentos para obter, tratar e analisar dados geográficos de maneira que possa extrair informações que servirão de base para tomadas de decisão.

Áreas de atuação

O tecnólogo em geoprocessamento pode atuar nas ciências físicas, biológicas e sociais, ou seja, tem uma área bastante diversificada.

Esse profissional pode, por exemplo, atuar no planejamento estratégico de cidades (instalação de órgãos públicos como creches, hospitais e corpo de bombeiros, logística de trânsito, plano diretor).

A mão de uma pessoa segurando uma lapiseira sob uma planta arquitetônica de um loteamento

No entanto, esse profissional faz muitas outras atividades… O tecnólogo em geoprocessamento faz o monitoramento de recursos naturais (desmatamentos, queimadas); realiza estudos de impactos ambientais (deslizamentos, enchentes, poluição do ar, água e solo); analisa risco de desastres (rompimento de barragens, vazamento de contaminantes, erosão).

Ele também atua na agricultura com monitoramento de culturas, controle de tráfego, aplicação de insumos por sistema remoto, e ainda realiza trabalho na área da saúde monitorando casos de doenças, nas tomadas de decisões estratégicas, enfim.

Geoprocessamento: profissão em expansão

Existem boas oportunidades de vagas de emprego para o tecnólogo em Geoprocessamento. Além disso, a expectativa é de que a busca por profissionais dessa área cresça ainda mais no futuro, tendo em vista o avanço tecnológico e a necessidade dos mais diversos setores por profissionais capazes de captar, trabalhar, analisar e transformar dados em preciosas informações de tomada de decisão.

Colaboração do professor doutor Marcelo Rodrigo Alves, coordenador do curso superior de tecnologia em Geoprocessamento da Unoeste

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.