Curso de História traz para o presente um olhar sobre o passado

Tempo de leitura: 2 minutos

história vê o passado com mulher entre livros

Você ama uma boa história? Gosta de conhecer o passado das pessoas e dos lugares? Adora entender sobre novos povos e culturas? Nas viagens é aquela pessoa que já programa visitas a todos os museus? Se respondeu sim a essas perguntas, com toda a certeza o curso de História pode ser a profissão da sua vida! Já pensou nisso?

A princípio, se engana quem pensa que o profissional de história só pode ser professor. Com certeza, essa é uma área importante, que emprega grande parte dos historiadores. Porém, o trabalho vai muito além da sala de aula.

Pesquisar a história das pessoas e como ela chegou até o que é hoje… Estudar sobre o passado de um assunto, de uma empresa, família, obra de arte, fotografia, documento, patrimônio… Enfim, o historiador nada mais é do que um curioso que adora uma boa pesquisa sobre o passado.

Porém, como na maioria dos locais, os cursos de História são de licenciatura. Ou seja, grande parte do mercado está aberto a professores.

O que você também pode fazer na área de História

Em primeiro lugar, você deve saber que o profissional de história também trabalha com consultorias produzindo material para editoras. Além disso, ele ajuda na produção de novelas, vídeos, filmes e figurino de um determinado período histórico. Aliás, área muito em alta no mercado para esse profissional, sabia? Surpreendentemente, essa demanda tem crescido por conta da lei que obriga as emissoras de TV por assinatura a exibir conteúdo nacional em sua programação.

Este profissional pode trabalhar também na área empresarial, resgatando a história de empresas e instituições. Assim como pode atuar na documentação e preservação, selecionando, identificando e organizando documentos históricos para acervos de museus, por exemplo. Além disso, ele pode inclusive identificar obras que farão parte de exposições, atuando em órgãos de preservação do patrimônio e histórico de um lugar.

Concursos Públicos

Aliás, já é preciso ter diploma de História em concursos públicos em museus e arquivos históricos. Isso de acordo com um projeto que regulamenta a profissão de historiador já aprovado na Câmara dos Deputados.

Sobre o curso

Então, que tal falarmos sobre a licenciatura em História, que geralmente dura de três a quatro anos? O curso oferece no currículo matérias como Introdução aos Estudos Históricos, Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental. Além de Filosofia e Sociologia.

Aliás, a graduação pode ser tanto flexível, onde você faz 60% presencial e 40% do seu jeito, quanto EAD em que a rotina é você quem faz.

Quer entender um pouco mais sobre esse curso? Tem dois vídeos bem legais que trazem todos os detalhes! É só apertar o play!

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.