Dicas de livros para ler antes da faculdade

Dicas de livros para ler antes da faculdade

Tempo de leitura: 5 minutos

Certamente, se você pensa em fazer faculdade já deve imaginando como serão os próximos anos. E agora a pergunta que não quer calar:  o que você tem feito neste tempo antes do play nessa nova fase? Independentemente da sua resposta, esse post traz as melhores dicas de livros para ler antes da faculdade. Dessa forma, você pode ampliar os seus conhecimentos ou dar aquela viajada pelo mundo da leitura, que tal? Então bora conferir!

1984, de George Orwell 

Este primeiro livro você pode até nunca ter ouvido falar, mas, certamente, conhece o reality show que foi criado a partir dele. Já ouviu o nome ‘Big Brother’? Pois bem… um dos realities mais famosos do Brasil, e do mundo, foi originado a partir da vigilância do Grande Irmão, que é, nada mais nada menos, a mais famosa personificação de um poder cínico e cruel do Estado. O livro, que foi escrito em 1948, cujo nome tem os dois últimos dígitos invertidos, fala como funciona a sociedade e aborda temas como totalitarismo, comunismo e tortura. Dessa forma, é uma reflexão sobre os excessos delirantes de qualquer forma de poder incontestado e é visto como indispensável para compreender a história moderna. E aí, bora ler? 

Os Sertões, de Euclides da Cunha  

Esse livro foi publicado pela primeira vez em 1902. Já parou pra pensar que faz 120 anos? Um bom tempo, não é mesmo?! Ele retrata o Brasil daquela época e fala sobre a Guerra de Canudos que rolou no sertão da Bahia. Cunha era correspondente do jornal o Estado de São Paulo e descreveu todos os acontecimentos e, além disso, ainda conta um romance.  

Como as democracias morrem, de Daniel Ziblatt e Steven Levitsky 

Esse aqui, que foi sucesso de público e crítica nos EUA e na Europa, levanta a questão ‘Democracias tradicionais entram em colapso?’. Com isso, a discussão gira a partir de como a eleição de Donald Trump foi possível. Os autores, que são professores conceituados de Harvard, comparam o caso do ex-presidente dos EUA com exemplos históricos de quebra da democracia. Assim, eles alertam que, atualmente, a democracia não é rompida como antigamente, mas sim com enfraquecimento de instituições críticas, como, por exemplo, a imprensa. É uma leitura que vale muito a pena!  

O Teatro dos Vícios, Emanuel de Araújo 

Embora tenha sido publicado em 1997, este livro é extremamente atual e fala sobre a origem do famoso jeitinho brasileiro de resolver problemas e fazer coisas erradas. Afinal, quando alguém diz “jeitinho brasileiro”, normalmente, vem acompanhado de algo que não é legal, não é mesmo? Mais que isso, o autor fala sobre como teve início a história de transgressões, punições e impunidades. Tá aí um dos melhores livros para ler antes da faculdade. 

Dom Casmurro, de Machado de Assis 

“Com olhos de cigana oblíqua e dissimulada…”. Quem é que nunca ouviu essa famosa frase? Pois bem, ela faz parte do livro de Machado de Assis que é uma obra do Realismo onde é possível notar uma fixação pelo olhar de duplo sentido de Capitu. A história fala dos adolescentes apaixonados Bentinho e Capitu, que fizeram um juramento antes dele seguir para o seminário, de onde consegue escapar e casar com ela. Se quer fugir um pouco da realidade e vivenciar uma incrível história de amor, esse, com certeza, é uma boa pedida!  

Casa Grande e Senzala, de Gilberto Freyre 

Esse é um importante título para todo brasileiro, pois o autor defende que a mistura de povos é positiva. E, provavelmente, não existe no mundo um povo com mais raças do que o Brasil. Assim sendo, este é considerado o livro capital da cultural brasileira e, após quase 90 anos de sua publicação, continua como um clássico da literatura do país. Vale ler e mergulhar na discussão levantada por Freyre de assuntos como sexualidade e hábitos. 

Aprendendo Inteligência, de Pierluigi Piazzi 

Quem nunca pensou que tem gente que nasce superinteligente ou com talento já para tal coisa, não é mesmo? Pois bem… neste livro, Piazzi mostra que com os avanços da neurociência, fica demonstrado que a inteligência, o talento e a vocação podem ser adquiridos com facilidade e um pouco de esforço. Nesse sentido, ainda no livro, o autor ensina a usar a inteligência para se tornar uma pessoa mais inteligente. E óh, ele é um dos melhores livros para ler antes da faculdade, uma vez que ele é indicado a estudantes de todos os níveis! Bora de spoiler sobre a vida de universitário? Clique aqui!

Quarto de Despejo – Diário de Uma Favelada, de Carolina Maria de Jesus 

Como o próprio título do livro já deixa explícito, é a partir do diário de Carolina, uma catadora de papel que viveu na Favela do Canindé, em São Paulo, que é contado o cotidiano dos favelados. Ela, que teve três filhos, com uma linguagem bem simples conta tudo que viu, viveu e sentiu, sem fantasias, enquanto morou na comunidade. Em resumo, vale a pena ler e conhecer um pouco dessa realidade que ainda faz parte do cotidiano de muitos brasileiros. 

Triste fim de Policarpo Quaresma, Lima Barreto 

Esse é outro livro para ler antes da faculdade que vai te tirar um pouco do mundo real e viajar total em uma história que vai do humor ao drama. Ela se passa ao final do século 19 e narra sobre Policarpo Quaresma. O seu amor pela pátria o faz defender com unhas e dentes a sua nação. O livro, cuja primeira publicação tem mais de 110 anos, tem ainda uma nova edição com introdução da historiadora brasileira Lilia Moritz Schwarcz. Ela faz uma análise do romance e dos personagens que desvenda o contexto social e político escrito pelo autor. 

E aí, bora animar para devorar esses livros e aprender um pouco mais sobre algum momento histórico ou até mesmo viajar em alguma história massa? Não perde tempo!  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *