Negócios on-line: profissional de marketing digital é essencial

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Minicaixas de papelão com desenhos de carrinho de compras sobre um notebook ligado e com um site aberto

Fim de semana e deu aquela vontade de comer uma pizza. Logo, você acessa a internet ou algum aplicativo para pedir o aperitivo. Se deseja uma roupa ou sapato novo, mais uma vez, tem uma vitrine ao alcance dos seus olhos, bem na palma da mão. E não para por aí: cosméticos, brinquedos, móveis, etc. A internet está presente na maioria dos processos de compra.

Neste cenário, as organizações se transformaram em plataformas de negócios digitais para atender as novas necessidades da sociedade. Mais do que consumidores, as pessoas se tornaram produtoras de conteúdo. Ao mesmo tempo, elas são grandes fornecedoras de dados que podem ser analisados com as plataformas digitais.

Todas essas informações e ações ligadas ao meio digital que promove empresas, serviços ou produtos é chamado de marketing digital. Para aproveitar ao máximo todas as oportunidades desse nicho, é essencial que você busque uma graduação que ofereça uma formação completa no ramo.

Sobre o curso

Marketing Digital está na modalidade superior de tecnologia, ou seja, em apenas dois anos você se qualifica e conquista um diploma de graduação. Clique aqui e conheça mais detalhes sobre essa formação em uma Escola de Comunicação e Estratégias Digitais.

Como está inserido no conceito de uma escola de comunicação, o curso possui uma base comum com as demais graduações envolvidas. Além de trazer uma maior integração, essa flexibilização permite a aquisição de outras habilidades e formações em um curto prazo.

Geralmente, a duração da graduação é de quatro semestres e traz conhecimentos nas áreas de estratégias digitais e de social media. Isso envolve abordagens como marketing de conteúdo, e-commerce, SEO, comportamento do consumidor digital, design criativo e vídeomarketing.

Para quem se destina

A graduação em Marketing Digital é uma opção para quem pretende atuar na área, ou também já está nesse segmento e busca mais conhecimento e formação técnica.

Para estudar marketing digital é preciso ter algumas habilidades, como uma boa comunicação, estar conectado ao mundo digital, às redes sociais e, também, se interessar por assuntos relacionadas à publicidade, propaganda e marketing.

Quer aprender mais sobre o universo social media ou técnicas de SEO? Basta escolher as temáticas de interesse para receber uma qualificação mais aprofundada. Essa flexibilidade é uma das vantagens de se estudar em uma escola de comunicação.

Áreas de atuação

Se antes havia o SAC para você falar com o atendimento de uma determinada empresa. Hoje, basta acionar um aplicativo de mensagens para esse relacionamento.

As empresas estão no ambiente on-line e sabem da necessidade de se comunicar bem com o seu público e criar estratégias que alavanquem os resultados.

Nesse sentido, é o profissional de Marketing Digital que vai atuar com a sua inteligência técnica seja nas agências de comunicação e de publicidade ou no departamento de marketing das empresas de médio e grande porte.

O profissional de Marketing Digital possui um perfil que envolve segmentos que estão aquecidos no mercado como: analytics, mobile, social media, marketing de conteúdo, CRM, e-mail marketing, marketing de automação, SEO e digital advertising.


Oportunidades de mercado

Uma pesquisa publicada recentemente pelo Linkedin identificou os cargos de maior procura das empresas e da economia global. Adivinhe? O marketing digital está em 6º lugar nesse ranking, indicando que existem muitas vagas de emprego em todo o mundo para essa área.

Existe também uma tendência das empresas que buscam mapear as suas métricas. Elas querem saber quantos cliques, acessos e conversões o marketing tem feito. Em outras palavras, não basta criar, é importante identificar os resultados da ação e possíveis pontos de melhoria.

De acordo com o Guia Salarial 2021 da Robert Half, que é uma empresa mundial especializada em recrutamento, atualmente, existe uma grande valorização por profissionais com conhecimento em Digital, SEO, AdWords e Google Analytics. O analista em marketing digital também está entre as profissões de destaque nesse material.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *