Tecnologia na área da saúde e suas possibilidades 

Tecnologia na área da saúde e suas possibilidades 

Tempo de leitura: 7 minutos

Uma coisa é certa: há um bom tempo a tecnologia deixou de ser algo que nos acompanha apenas por meio dos celulares. Hoje, por exemplo, você consegue controlar praticamente uma casa inteira, até mesmo trancar uma porta, utilizando a tecnologia. Não diferente disso, a tecnologia na área da saúde avança e ganha cada vez mais espaço. Mas também, pudera… Só para ilustrar, quem diria, há alguns anos, que conseguiríamos saber os batimentos cardíacos usando um relógio? Cirurgias feitas usando tecnologia, aulas remotas, e por aí vai…  

Com toda a certeza, você já deve ter se ligado que o post é para ficarmos mais por dentro do mundo da tecnologia na área da saúde, bem como quais são os benefícios dela na área. Então, agora que não tem mais segredo nenhum, afinal este blog é um livro aberto, bora dar sequência à leitura!  

O que é tecnologia em saúde? 

A tecnologia cria soluções quando identifica alguma dor. Calma, o foco é tecnologia na saúde e, por isso, não se trata de dores no corpo, oks?! He, he, he… Normalmente, é assim que são chamados os problemas que podem ser solucionados por meio de inovações tecnológicas, sejam com softwares, novos equipamentos ou até mesmo na melhoria do atendimento, que, para deixar chique, é chamado de user experience (UX), ou, em tradução livre, experiência do usuário. 

Nesse sentido, quando pensamos em tecnologia na área da saúde vai muito além de apenas avanços em procedimentos estéticos. Com a parceria entre as duas áreas que já existe há séculos, hoje é possível até realizar cirurgias, acompanhamento e muito mais, inclusive atuar na prevenção e no tratamento de doenças. Aliás, lembra da rapidez no desenvolvimento da vacina contra o Novo Coronavírus, a Covid-19? Com toda certeza foi a colab entre a tecnologia e a saúde. 

Dessa forma, você deve ter conseguido perceber que a tecnologia na área da saúde faz com que decisões mais precisas e assertivas sejam tomadas de forma ainda mais rápida. Mas óh, não vá pensando que a parceria entre as áreas funciona apenas na medicina, oks?! Ela está em diferentes segmentos da saúde, como na Educação Física, Nutrição e em outras. Aliás, antes de seguirmos a thread, tem um vídeo para você conhecer um pouco melhor os cursos da área da saúde!  

Tecnologia aplicada à saúde 

Agora que você já entendeu melhor o que é a tecnologia na área da saúde, chegou o momento de ler um pouquinho sobre as aplicações. Das mais simples e até as mais complexas, a tecnologia na saúde está presente desde um sistema até uma cirurgia.  

Prontuário eletrônico 

Só para exemplificar… Você chegou em uma consulta e o médico acessou o prontuário eletrônico e já saiu na telinha todo o seu histórico. Vai dizer que isso não é tecnologia na área da saúde? Pode perguntar às pessoas mais velhas que você conhece sobre como era antigamente. Com toda certeza, elas falarão que tinham de levar vários papéis com os diagnósticos dos exames realizados.  

Tecnologia de ponta! 

Há algum tempinho a tecnologia tem avançado, e muito, na saúde e ultrapassado apenas os atendimentos, isto é, esse tópico que você acabou de ler sobre prontuário eletrônico. Não sei se você já viu, mas tem até robô realizando cirurgia…  

Aliás, na parte de diagnóstico por imagem a tecnologia domina absolutamente tudo. Só para ilustrar, parece surreal o fato de você se deitar em uma máquina e ela mapear seu corpo inteiro, não é mesmo?! Assim é a ressonância magnética. E não para por aí. Pode acrescentar à lista exames como raios-X, tomografia computadorizada, endoscopia (que basicamente mapeia todo o esôfago, estômago e duodeno), enfim… São vários exames que são possíveis por conta de tecnologia na área da saúde. 

Outras tecnologias…  

Certamente você lembra de ter lido que a tecnologia na saúde não fica restrita somente à Medicina. Pois bem… Se você estiver lendo esse post pelo celular, está utilizando exatamente algo que pode e é muito utilizado por outros profissionais da área da saúde.  

Só para exemplificar, tem inúmeros educadores físicos que prestam consultoria on-line. Dessa forma, alguns têm um aplicativo que os alunos podem consultar quais serão os exercícios que deverão ser feitos naquele dia de treino, além de poder visualizar qual a execução completa. Em contrapartida, o aluno deixa marcado ali se realmente fez aquele exercício, bem como todas as demais informações, como, por exemplo, quanto colocou de peso, quais as dificuldades, e por aí vai. Certamente isso é tecnologia na saúde!  

Ah, outro profissional que sabe bem usar a tecnologia na área da saúde é o nutricionista. Muito além de enviar a dieta ou a reeducação alimentar por meio de um app, ele pode utilizar a tecnologia para ajudar o paciente a entender todos os nutrientes que ele está consumindo no dia, por exemplo. Certamente, isso fará com que ele tenha sucesso no que está se propondo, seja emagrecer, ganhar massa ou qualquer outra coisa.  

+ tecnologia na área da saúde! 

Se tem uma área da saúde que sabe utilizar bem a tecnologia é a Fisioterapia. E quando pensamos em avanço tecnológico, quem poderia imaginar que seria possível uma pessoa tetraplégica ficar em pé? É isso mesmo! Com a tecnologia, isso foi possível por meio do exoesqueleto Atalante. Vem conferir como foi a experiência neste link

Mudando um pouquinho a profissão, é normal as crianças terem medo de dentista por conta da “picadinha” da anestesia. E pra falar bem a verdade, nem sempre são só as crianças que temem a anestesia. Nesse sentido, a tecnologia na área da saúde também já encontrou solução: anestesia eletrônica. Pois é! Ela é indolor e evita até aquela sensação de dormência na boca. Incrível, né?!  

Tecnologia desde a formação acadêmica 

Tudo bem que, praticamente, quase todos os dias surge uma nova tecnologia na área da saúde e, caso escolha seguir carreira, você terá de ser um profissional atento para sempre estar por dentro de tudo. Mas, com toda certeza, a base começa pela formação acadêmica.  

Já imaginou estudar em uma universidade que tem um Laboratório de Habilidades e Simulação (LHabSim)? Se liga… Esse é um espaço de tem bonecos que parecem pessoas reais, inclusive que choram, gritam e até morrem. Mas nada de deixar isso acontecer, oks?! Com uso de muita tecnologia, as aulas são dinâmicas e diferenciadas. Vem conferir um pouco mais sobre como pode ser estudar em um LHabSim neste link!  

Com toda certeza a tecnologia na saúde vai começar desde a sua formação… Imagine a cena: tudo vai começar com a realidade aumentada. Depois disso tem sempre na mesa um celular, uma carta e uma peça em 3D. Com o celular, você consegue ver o que tem na carta. Com a realidade aumentada, compara com aquilo que está vendo na mesa. E com a peça impressa, em 10 minutos, já tem toda uma perspectiva em vários ângulos. Ah, esse espaço conta com mesas interativas, realidade aumentada e peças em 3D, o que possibilitará essa descrição anterior que você leu. Isso é uma Sala Betha, oks?! Se você ficou curioso, pode saber mais sobre neste link.  

Não tenha dúvidas que estudar em uma universidade que investe em tecnologia fará a diferença na hora de ir para o mercado de trabalho. É sério… É sempre bom fazer uma visitinha antes e checar se aquela instituição de ensino superior é o seu match perfeito nos próximos anos.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *