O agro não para: mercado sempre aquecido

Tempo de leitura: 6 minutos

Economia Agro: Uma mão segurando um saco de estopa com desenhos de notas e moedas e ao fundo uma plantação

Pensar no mundo agro é pensar em tudo que está ao nosso redor. Em tudo que você imagina, o agro está presente! Seja nas roupas, nas prateleiras do mercado, nos postos de combustíveis ou até mesmo na indústria. Esse motor que não para de girar, aquece vários nichos da economia, gera lucros e empregos para diversos setores. Mesmo diante da pandemia, o mercado agro não parou e se manteve firme. As estatísticas estão aí para comprovar: no 2º trimestre de 2020, teve um crescimento de 0,4%.

Em momentos complexos, como no caso do novo coronavírus que ocasionou alterações na economia, produções agropecuárias ocuparam um lugar essencial para que não ocorresse a falta de abastecimento de produtos para suprir a necessidade da população mundial.

O agro é o segmento responsável por gerar uma grande quantidade de empregos e renda para todos os níveis sociais, além de garantir o abastecimento e a movimentação da economia no país.

Só para ilustrar, o arroz, feijão, as carnes, soja, milho, frutas, verduras e também álcool de cana e biodiesel, entre outras produções, tudo vêm da agropecuária.

Tecnologia no Agro

Orgulho dos brasileiros, o agronegócio é uma das principais atividades econômicas do país, ou seja, ele coloca o Brasil em um bom ranking mundial.

Com o intuito de melhorar as ações no setor, a tecnologia é aprimorada para atender as demandas. Seja na agricultura ou na pecuária, o produtor rural tem a certeza que investir em tecnologia é o caminho certo para o agronegócio.

E não é só isso! Um dos motivos que o faz se manter em destaque é uso de tecnologias que inovaram os processos de atividades desse segmento. Drones, robôs e máquinas entram em cena para ajudar a aumentar a produtividade.

Só para exemplificar, nas últimas quatro décadas, o Brasil deixou de ser importador de alimentos e se consagrou como um grande provedor perante o mundo. Aumentos significativos foram conquistados na produção e produtividade agropecuária.

Mercado agro - Uma mulher sentada em frente a um microscópio analisando as mudas de plantas que estão ao lado

Para se ter uma noção da dimensão da expressão “tecnologia e inovações para o mundo agro”, um conteúdo publicado no portal da Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação – Agrishow apresenta possíveis contribuições.

Por exemplo, a possibilidade de o produtor rural obter informações completas sobre as condições de clima, espaço, entre outras. Tudo por meio de equipamentos e ferramentas próprias que buscam a identificação de possíveis problemas para resolvê-los com antecedência e agilidade.

Sem dúvida, alguns pontos devem ser levados em conta para pensar em investir em tecnologia, como: otimizar gestão de processos, identificar novas oportunidades, trabalhar para uma melhoria das plantações, oportunizar a redução de custos e focar em definições de novos investimentos.

É de ficar impressionado, não acha? Quer saber mais sobre a área e colaborar com os avanços do setor para uma melhor produção?  Conheça os cursos que te darão essa oportunidade: Agronomia, Medicina Veterinária e Zootecnia.

Mercado Agro

Antes de tudo, o Agro brasileiro tem o desafio de aumentar a produtividade buscando atender a demanda de mercado sem deixar de criar estratégias sustentáveis para o meio ambiente.

Para se ter uma ideia, o Brasil é o maior produtor comercial de guaraná do mundo, além disso, é um dos líderes mundiais na produção e exportação de diversos outros produtos comuns do dia a dia da população de diferentes culturas. Portanto, são fatos que tornam o mundo agro diversificado.

Exemplo disso é o café, grande companheiro do brasileiro. Para que seja consumido, ele é coado, e o coador pode ser de papel feito com a celulose extraída do eucalipto ou de pano feito com o algodão. E, ainda, na hora de tomar você acrescenta o açúcar, outro produto que o país lidera a produção e exportação.

Será que você consegue dimensionar o que são 2 milhões de campos de futebol?! É muita terra, mas essa é a quantidade que as plantações de café ocupam para produzir em território nacional.

As expectativas econômicas para o agronegócio têm sido mais animadoras do que para outros setores. A produção e oferta de produtos como a soja, o açúcar, milho e café, deve crescer ainda mais.

A soja é responsável por uma mudança alimentar, por ser uma proteína de origem vegetal que apresenta um bom custo-benefício. E não para por aí! Quando você come um ovo frito ou mesmo uma batatinha frita, a soja está presente, já que a maior parte do óleo vegetal vem dela.

E não pode esquecer que a soja ainda dá origem a outros produtos de consumo de pessoas vegetarianas ou que sofrem com intolerância a lactose, além de ser utilizada para produtos de tratamento hormonal e até para maquiagens.

Trabalhadores do campo

Terras férteis e clima propício contribuem para a produção de alimentos. Mas à frente de todo o processo estão os trabalhadores rurais que não medem esforços para garantir a alimentação e são essenciais nessa cadeia produtiva.

E embora exista muita tecnologia, não há nenhuma que substitua essa função! Eles cuidam de rebanhos, da lavoura, manuseiam máquinas no campo, sempre com o mesmo objetivo: não deixar o agro parar.

O homem do campo, sem dúvidas, é o protagonista do agronegócio. Você sabia que existem cerca de 15 milhões de pessoas trabalhando no campo?

Isto é, além das pessoas que trabalham diretamente no campo, tem ainda os profissionais da retaguarda, que também são essenciais, como em escritórios, fábricas e laboratórios.

Seja na linha de frente ou não, as mulheres têm se destacado cada vez mais nesse setor, aliás, elas já são a maioria com formação superior!

Para se ter ideia, 49% dos cargos de médicos veterinários ligados diretamente ao agro são ocupados por mulheres. Aliás, elas também ocupam outros setores, como os de liderança, que somam 30%, segundo a Associação Brasileira do Agronegócio.

União no Agro

A união realmente faz a força! No agro, a junção de esforços é receita de sucesso. Um bom exemplo são as cooperativas que faturam 200 bilhões de reais anualmente e contam com 209 mil pessoas empregadas nessa categoria.

Comum entre os produtores rurais, as cooperativas, além de fomentar renda para os integrantes, visam aumentar a exposição do trabalhar rural e contribuir para o avanço no mercado. Fato esse que é de suma importância para apoiar os pequenos produtores.

Em suma, o mundo agro é bem amplo e diversificado. E assim, com essas informações você consegue entender a importância do profissional formado na área de ciências agrárias…

Já viu que não dá pra perder tempo. Que tal buscar mais informações sobre as carreiras essenciais neste setor e fazer parte dessa história?

2 Comentários


  1. boa tarde gostei muito sobre as matérias sobre o agronegócionos proporciona melhor conhecimento e amplo mercado sobre as carreiras agropecuárias nacionais e internacionais.


  2. Olá, Edmário. Fico feliz em saber que gostou desse conteúdo. Sempre que quiser acesse o nosso blog e confira todas as nossas novidades! Abraços

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *