Mercado da beleza: curso de Estética e Cosmética estimula setor

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

O mercado da beleza se mantém em crescimento, principalmente por ser um setor amplo. Afinal, são serviços que contemplam pessoas de todos os sexos e idades. Para quem se interessa pela área, saiba que mais do que cuidar da beleza exterior, este profissional prioriza mesmo o bem-estar, a saúde e a autoestima das pessoas. Então, conheça o curso de Estética e Cosmética.

A Unoeste possui uma das mais completas estruturas para cursos da área da saúde no estado de São Paulo e no país. Estética e Cosmética está entre os destaques. Por ser um curso superior de tecnologia, com duração de três anos, essa graduação é amplamente voltada à prática, ao passo que possibilita melhor preparo aos futuros profissionais para os diferentes desafios do mercado de trabalho.

Conceito MEC

Para se destacar na área, é necessário investir em conhecimento. Por isso, buscar uma faculdade reconhecida por sua qualidade de ensino é fundamental para uma carreira de sucesso. Estética e Cosmética tem o mais alto Conceito de Curso (CC) pelo Ministério da Educação (MEC) – ou seja, nota 5.

Avaliadores do MEC reconheceram a excelência deste curso pessoalmente. Eles analisaram organização didático-pedagógica, corpo docente e tutorial, além de infraestrutura. E o resultado foi “excelente” em todos os requisitos.

Vale destacar que a Unoeste também está entre as melhores universidades particulares: é a 3ª melhor do Estado de São Paulo e a 12ª do Brasil, conforme o último IGC/MEC, que deu conceito 4 para a universidade, em escala que vai de 1 a 5. Mais informações sobre o que significa cada avaliação do MEC você confere aqui.

Estética e Cosmética presencial

Os alunos do presencial não só usufruem da ampla estrutura que a maior universidade do oeste paulista possui como também mantêm contato diário com colegas de sala e professores.

As aulas ocorrem no campus 1 da Unoeste, em Presidente Prudente. Aliás, a localização é privilegiada, com estrutura completa ao redor, o que facilita para os alunos que vêm de outras cidades. Os acadêmicos podem optar em estudar no período da manhã ou da noite.

Em resumo, nesta modalidade o aluno tem acesso aos diversos espaços acadêmicos de uso comum e específicos. Afinal, são laboratórios para aulas práticas e muitas atividades de extensão que contribuem para o desenvolvimento do futuro profissional.

Estética e Cosmética EaD

Além da modalidade presencial, a Unoeste também oferece o curso de Estética e Cosmética a distância (EaD). Entretanto, neste modelo o acadêmico tem um encontro presencial por semana para aulas práticas. Mas com toda certeza, o maior benefício é a flexibilidade em realizar as aulas teóricas em casa ou de qualquer outro lugar.

As atividades práticas presenciais utilizam a mesma estrutura de laboratórios que os campi já oferecem aos estudantes. Dentre eles os Laboratórios de Habilidades Terapêuticas, por exemplo, onde oferecem práticas em estética facial, corporal, capilar, spaterapia e maquiagem.

Da mesma forma, os estudantes recebem os mesmos conteúdos programáticos do curso presencial e têm aulas com professores mestres, doutores e especialistas na área.

Melhor estrutura

Seja para aulas teóricas ou práticas, a Unoeste oferece excelente estrutura que aprimora o processo de ensino e de aprendizagem. Só para ilustrar, durante os três anos de graduação os estudantes têm acesso a equipamentos de última geração e produtos que são lançamento no setor. Além disso, os professores têm muita experiência no mercado de trabalho.  

Os estudando não só tem acesso aos laboratórios específicos como também colocam em prática o aprendizado no Centro de Estética. Em outras palavras, trata-se de uma completa estrutura onde são oferecidos tratamentos para cuidar do corpo, cabelo, rosto e, claro, da autoestima.

Ambientes especializados

Em primeiro lugar, as aulas práticas são realizadas em ambientes especializados. Portanto, estão entre os destaques os laboratórios de Anatomia Humana, Biologia, Tecnologia Farmacêutica, além dos cinco laboratórios de Habilidades Terapêuticas, nos quais os alunos aprendem com o que há de mais moderno:

1 – Facial

Em resumo, este local está equipado com macas e mochos, além de aparelhos faciais essenciais. Como, por exemplo, lupas, vaporizadores de ozônio, alta frequência, peeling de cristal, de diamante e ultrassônico, cosméticos faciais, radiofrequência, microcorrente, corrente russa e ionizador.

2 – SPA

Do mesmo modo, os equipamentos são de ponta! Possui recursos terapêuticos que realizam tratamentos de spa, sobretudo com pedras quentes, bambuterapia, cromoterapia, aromoterapia, shiatsu, do-in, reflexologia, pindas, toalhas quentes, ventosoterapia, auriculoterapia e moxaterapia.

3 – Corporal

Assim como os outros, este espaço tem muitos equipamentos modernos. Contudo, aqui o foco está voltado para os tratamentos corporais. Tem, por exemplo, ultrassom, vácuo, corrente russa, terapia combinada, cavitador, massageador mecânico, radiofrequência, manta térmica, além de cosméticos e instrumentos de avaliação (balança, adipômetro, bioimpedância e placa termográfica).

4 – Make up

Imagina só, uma bancada para maquiagem com cadeiras hidráulicas e espelhos iluminados, assim como pincéis e produtos para maquiagem? Pois é, tem tudo que precisa para aprender as melhores técnicas de make!

5 – Cabelos

E não podia faltar o espaço reservado para as madeixas, né?! Só para exemplificar, aqui estão lavatórios e poltronas hidráulicas, além de secadores e pranchas de cabelo, cosméticos de tratamento capilar, capacetes de luzes infravermelhas e microscópios de captura de imagens.

Centro de Estética e Cosmética

A realidade do mercado de trabalho está ainda mais próxima do estudante da Unoeste por meio do Centro de Estética e Cosmética. É um completo campo de estágio e também fica no campus 1.

Funcionários da Unoeste e pessoas da comunidade podem utilizar dos serviços por um valor acessível. Ao agendar um horário, o paciente é atendido por alunos da graduação, sempre monitorados por professores, e então recebe a indicação do melhor procedimento para o que procura.

Tratamentos de Beleza

No Centro de Estética os tratamentos utilizam produtos e equipamentos de última geração, com a finalidade de colocar no ensino o que existe de mais moderno na área da beleza.

Assim, os estudantes e os pacientes têm contato com o que existe de mais moderno no mercado.  Aliás, tem aparelhos de laser e LED para tratamentos de estética facial, corporal e capilar.

Os aparelhos são eficazes, por exemplo, para a redução de medidas, flacidez, rejuvenescimento, prevenção de rugas… Do mesmo modo atuam na melhora da circulação, combate à celulite, estrias e gordura localizada, além dos tratamentos capilares, design de sobrancelhas e depilação.

Estética Facial

São os procedimentos estéticos, corretivos e preventivos utilizados na face. Essa disciplina está presente durante todo o curso, sendo que a cada semestre o estudante aprimora o conhecimento neste ramo tão procurado no setor da beleza. Nas aulas teóricas e práticas, os estudantes aprendem a identificar os diferentes tipos de pele e de suas alterações, e a utilização adequada de cosméticos e aparelhos eletroeletrônicos para cada caso.

Estética Corporal

Quem nunca buscou algum tratamento para melhorar um aspecto do corpo? Sim, é mais comum do que se imagina! Então essa disciplina também acompanha a grade curricular deste curso. Os estudantes aprendem sobre análise e métodos de avaliação das principais disfunções e conhecem os tratamentos estéticos disponíveis para tratá-las, incluindo as diversas técnicas de massagens e os principais aparelhos utilizados.

Imagem Pessoal e Visagismo

A imagem pessoal é fundamental! Justamente por isso que a área do visagismo vem ganhando cada vez mais notoriedade. O curso de Estética e Cosmética, além de contemplar essa disciplina, possui também um laboratório dedicado ao ramo, proporcionando aos alunos a realidade do mercado de trabalho.

Na disciplina de Imagem Pessoal e Visagismo, os futuros profissionais aprendem técnicas que valorizam cada pessoa de acordo com suas especificidades. São orientações como a escolha do vestuário, cores de roupas, acessórios, cortes e cores de cabelo, dentre outros aspectos.

Maquiagem e design de sobrancelhas

No curso de Estética e Cosmética o aluno se aprofunda nessas duas áreas da beleza, não apenas com conteúdos teóricos, mas com muita prática. Conceitos e aplicações da maquiagem, análise e observação do rosto humano, temperatura da pele, teoria das cores, estão entre os ensinamentos.

Portanto, os conhecimentos agregam técnicas e suas aplicações. Para que essas aulas sejam top, a Unoeste conta com laboratórios equipados com produtos e aparelhos de ponta!

Qual é o diferencial do curso de Estética e Cosmética da Unoeste?

Do mesmo modo que a universidade oferece estrutura completa, que garante a formação para os diversos caminhos que a carreira permite, essa graduação conta ainda com professores titulados e experientes na área. Assim permite uma troca de conhecimentos ainda mais enriquecedora em sala de aula.

O curso também prioriza o contato com a comunidade desde os primeiros termos, por meio de atividades de extensão. Em suma, as ações extracurriculares seguem a ética e princípios humanitários voltados ao bem-estar da sociedade. Isso porque, a graduação visa formar profissionais capazes de reconhecer os problemas locais, regionais e até mesmo nacionais, prestando serviços especializados à comunidade.

Formação completa

Imagine como seria receber certificados de qualificação profissional por módulo concluído? Isso mesmo, apesar de o curso ter a duração de seis semestres, ao concluir todas as disciplinas do 1º e 2º termos, o estudante recebe o certificado de Nível Tecnológico denominado Fundamentos de Saúde e Beleza.

Da mesma forma, concluindo os conteúdos do 3º e 4° semestres (módulo 2) recebe o certificado de Estética Facial e Corporal. Em seguida, os dois últimos semestres do curso, a grade contempla o módulo 3 de Estética Capilar e Terapias Alternativas.

Durante o ano, são vários eventos de extensão que fortalecem o aprendizado, como o projeto integrador chamado “Mudando meu look”, além do Desfile de Estilos, Jornada Acadêmica, apresentação do Plano de Negócios da disciplina de Empreendedorismo para conclusão do curso e visitas técnicas em feiras de Estética referência no país.

Na prática

No relatório dos avaliadores do MEC, na última visita in loco, eles ressaltam que a área da estética e cosmética exerce papel importante no aspecto social local, já que atua em diferentes níveis de atenção à saúde, e consideraram que o projeto pedagógico do curso contempla muito bem as demandas efetivas de natureza econômica, social, cultural, política e ambiental.

De fato, o curso de Estética e Cosmética está inserido em diferentes atividades de extensão na comunidade, como em projetos em Unidades Básicas de Saúde (UBS), em ações variadas junto à comunidade e em parcerias com entidades públicas e privadas.

Os estudantes ainda realizam estágio supervisionado no Hospital Regional (HR) de Presidente Prudente, com atendimento a pacientes no pós-operatório imediato de cirurgia plástica. Enfim, é muito comum ver a presença de alunos e professores deste curso em ações de atendimento à comunidade.

Rede de Bibliotecas

A Rede de Bibliotecas da Unoeste não só mantém um dos maiores acervos físicos como também disponibiliza um grande acervo virtual. Só para exemplificar, são mais de 255 mil exemplares e as bibliotecas virtuais com quase 18 mil títulos.

Mas isso não é tudo! Para os pesquisadores, a universidade também oferece o Portal de Periódicos da Capes. Afinal, é uma base mundialmente conhecida, para todas as áreas do conhecimento, sendo 136 bases disponíveis com artigos na íntegra.

Entretenimento

A universidade possui uma preocupação com a formação do acadêmico que vai além da sala de aula, incentivando em suas dependências a prática de atividade física, em diversas modalidades. No campus I, o Palácio de Esportes é destaque pela sua estrutura e diversidade de atividades: abriga quadra poliesportiva, arquibancadas, salas para aulas aeróbicas, piscina semiolímpica, além da Academia Unoeste.

Suporte universitário

Olhar o aluno como um todo também é papel da universidade. É fato que existem vários motivos que podem interferir no aprendizado, por isso os acadêmicos da Unoeste têm outros suportes como o Núcleo de Apoio ao Estudante (NAE) e o Serviço Universitário de Apoio Psicopedagógico (SUAPp).

Apoio ao Estudante

Além de promover o acolhimento do estudante, o NAE também fornece informações gerais a pais ou responsáveis, coordenadores e professores da Unoeste.

Central de Estágios

Com o intuito de inserir o estudante no mercado de trabalho, a Unoeste também oferece os serviços da Central de Estágios. Lá os alunos ainda recebem ajuda para montar o currículo. Saiba mais no site.

Apoio Psicopedagógico

Já o Serviço Universitário de Apoio Psicopedagógico funciona com a finalidade de acolher, orientar e aconselhar o acadêmico sobre as possíveis dificuldades no processo de aprendizagem. Assim, a universidade conta com psicólogas em todos os campi e o agendamento pode ser feito no site da Unoeste, Área do Aluno, na aba “Serviços”, no ícone SUAPp.

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.