Mercado de trabalho: desafios e como superá-los

Mercado de trabalho: desafios e como superá-los

Tempo de leitura: 5 minutos

O ensino médio chegou ao fim e, com isso, vem aquele turbilhão de questionamentos: qual faculdade escolher, qual profissão seguir, como será a entrada no mercado de trabalho, como obter sucesso na profissão escolhida, enfim, o verdadeiro ‘E Agora, José?’. Calma, respira, relaaaxa. Vai dar tudo certo. Acredite! Aliás, neste post, você terá um panorama sobre quais os desafios mais frequentes para entrar no mercado de trabalho e como se preparar da melhor forma. Vamos lá?!  

Como escolher a carreira? 

Lembre-se daquele bom e velho ditado: escolha um trabalho que você ame e não terá que trabalhar um único dia da sua vida. É verdade esse bilhete, he, he, he! Pense em algo que te faz bem e que te motivará a ser melhor dia após dia.  

Assim também, você terá mais pré-disposição em buscar sempre novos conhecimentos, se atualizar mesmo, sabe? Isso te fará um profissional antenado e a frente da maioria dos seus colegas de profissão. Nesse sentido, separei um post com dicas legais sobre escolha profissional neste link. 

Inclusive, a escolha de uma boa faculdade é fundamental e importante para a sua formação na profissão escolhida, já que a falta de mão de obra qualificada é recorrente no mercado de trabalho. Além disso, com o avanço tecnológico, é fundamental estar sempre atualizado, ou seja, por dentro das novas tecnologias e das tendências.

Decisão tomada! E agora?  

Por se tratar do seu primeiro emprego e, consequentemente, a falta de experiência no mercado de trabalho, o ideal é ‘vender o seu peixe’ com o conhecimento que você tem. Se envolva em estágios, trabalhos voluntários, pesquisas, enfim… viva a faculdade! Além disso, ser proativo também conta ponto! Faça um currículo impecável, sem erros de português, e se atente também às redes sociais corporativas.  

Estabeleça rotinas! 

Sempre tem aquelas pessoas que reclamam da rotina, mas, acredite, ela também é essencial! Você terá seu horário de trabalho, assim como deverá dedicar um tempo aos novos conhecimentos e ao lazer. Afinal, uma mente leve, com momentos de distração e descanso, certamente assimila melhor o que você está estudando e precisará empregar na prática.  

Networking é fundamental 

Networking nunca é demais! Converse e faça círculos de amizade, seja com os professores da faculdade, com os colegas da graduação e também com os de profissão que têm os mesmos objetivos que os seus. Com certeza, em algum momento da sua vida profissional, você precisará acioná-los. Por isso, é importante ser sempre educado e solícito!  

Zona de conforto? Nem pensar!  

Heeey… zona de conforto, como o próprio nome diz, pode ser um lugar confortável, mas nem de longe é algo que te fará crescer ou se destacar. Já ouviu dizer que o que nos move são os desafios? Então, bora viver cada um deles! Fato é que a verdade é uma só: ninguém procura novos conhecimentos quando está na sua zona de conforto. Saia dela e amplie seus horizontes. Certamente, isso fará você se destacar e crescer na profissão escolhida!  

Não tenha medo!  

Por mais que o novo pareça um verdadeiro ‘bicho de sete cabeças’, ainda mais para você que está entrando no mercado de trabalho, você não deve se intimidar.  

Trabalhe bem suas competências (as soft skills), sobretudo o trabalho em equipe; e não se apavore com nenhuma adversidade – elas também fazem parte do seu crescimento profissional.  

Além disso, nunca tenha medo de fazer perguntas sobre a demanda que lhe foi passada. Pode apostar: é melhor fazer perguntas e ser assertivo a executar o trabalho com dúvidas. Por fim, e extremamente importante, cuide sempre da sua saúde física e mental. Essa, certamente, é a receita básica de sucesso! 

O primeiro passo do mercado de trabalho é na facul! 

Aqui, com certeza, será um passo fundamental para se destacar no mercado de trabalho. Definiu o curso e entrou na facul? Então é a hora de se jogar de cabeça. Como dito acima, é para viver a faculdade, ou seja, aproveitar todos os benefícios que ela possa oferecer, além da formação de qualidade, é claro. Quer saber mais sobre a vida universitária? Este post tem tudo que você precisa saber. Acesse aqui!


Nesse sentido, é importante, além da escolha do curso, optar por uma faculdade que se preocupa com você, isto é, que possa te oferecer conhecimentos que vão além da sala de aula. Só para ilustrar…. Isso significa ter a chance de participar de pesquisas e até de ações de voluntariado. Com toda certeza essas experiências são únicas e te darão uma bagagem que fará a diferença quando estiver no mercado.  

Inclusive, você sabia que existem universidades que possuem setores que oferecem um atendimento exclusivo para ajudar o aluno ingressar no mercado? Em resumo, é uma ótima chance pra você já conquistar uma graninha ainda tendo aulas! Além disso, poderá estreitar o contato com os profissionais e até se identificar com um setor específico. Uma vez que a ideia é ajudar o estudante dar o primeiro passo rumo ao sucesso, esses setores divulgam e sugerem vagas de trabalho que dão aquele match com o graduando. Quer mais? Você pode ter a chance de ganhar aquela mãozinha para montar um currículo top, que tal?

E, aí… Partiu 

Se você chegou até aqui, com toda a certeza já sabe que fazer uma facul é o start para uma carreira de sucesso no mercado de trabalho. Dúvidas e incertezas poderão surgir ao longo do caminho, mas com essas dicas você conseguirá tirá-las de letra. Ah! Quer mais uma dica de ouro? Escolha uma faculdade que possui infraestrutura de excelência e qualidade de ensino para ajudar nesse caminho de descobertas e de formação profissional. E pensando nisso, aqui abaixo tem um material exclusivo com os principais motivos que deve levar em conta pra fazer uma facul. Aproveite para acessá-lo! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.