Saiba o que é vestibular e como se preparar!  

Saiba o que é vestibular e como se preparar!  

Tempo de leitura: 7 minutos

Vestibular… Como pode uma palavra de dez letras muitas vezes apavorar tantas pessoas. Afinal, você sabe o que é o vestibular? Quais os tipos existem? Como estudar? E qual a importância? Enfim… Certamente chegou a sua hora de encarar essa prova e várias dúvidas devem estar martelando na sua cabecinha. Então, calma, que esse post vai te ajudar a chegar lá mais tranquilo e ciente de tudo que você está fazendo.  

Em primeiro lugar, é bom que você saiba nos mínimos detalhes o que é o vestibular. Ele consiste em uma das principais portas de entrada em instituições de ensino superior, sejam elas públicas ou privadas. No entanto, a prova varia muito de uma instituição para outra, seja pelo número de questões ou até mesmo no formato em que ela é aplicada, uma vez que há até aquelas que optam em ter mais de uma fase do vestibular.  

Essa primeira dúvida já foi solucionada, mas isso foi só a introdução, oks?! Continue no post que tem várias dicas e curiosidades. Bora lá?! 

Tipos de vestibular   

Agora que já está claro que o vestibular é uma das principais entradas na facul – e vamos falar de outras também, ok?! -, bora conhecer os tipos de vest que você poderá prestar?

Tradicional  

Esse com certeza já deve ser conhecido por você. É aquele que, normalmente, é aplicado no próprio campus da universidade que você está tentando entrar, em uma data comum para todos os candidatos. Dessa forma, ele é presencial, com outras pessoas na mesma sala. É muito provável que nem todo mundo na mesma sala esteja concorrendo a uma vaga no mesmo curso, uma vez que geralmente a organização das salas é por ordem alfabética.  

Ah, e neste formato tem uma série de regras que você deverá cumprir também, como apenas caneta de tubo transparente, nada de celular em cima da mesa, o que pode te desclassificar, entre outras. É bom ficar atento às instruções que o fiscal da sala vai passar. Combinado? 

On-line  

Com a Educação a Distância (EAD) cada vez mais comum nas universidades, com o vestibular não poderia ser diferente, não é mesmo? Então, há algum tempo, algumas faculs dão a opção para que os candidatos prestem o vest no formato digital. Se por algum motivo você não consegue ir ao campus, talvez essa seja uma boa opção pra você. Que tal?  

As provas no formato on-line estão tão comuns, que devido à pandemia de Coronavírus, a Covid-19, até mesmo o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) também se adaptou e hoje existe no formato digital. 

Agendado  

Esse é muito parecido com o vest tradicional, inclusive segue as mesmas regras. A diferença é que ao invés de prestar na data em que a universidade marca o vest, você poderá agendar a data e o horário da sua prova. Isto é, no dia será apenas você e o aplicador da prova. 

Outras formas de ingresso 

  • Nota do Enem 

Além do vestibular, outra forma de entrada na facul, que, aliás, é uma das principais, é com a nota do Enem. Com o Exame Nacional do Ensino Médio, além de poder se candidatar em programas do governo, como Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (Prouni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), tem as faculdades privadas que concedem bolsas de estudo de acordo com a sua nota na prova. Então é bom caprichar também no Enem para aumentar suas possibilidades, viu!  

  • Portador de Diploma 

Se você já passou pela facul e quer voltar pra fazer uma outra graduação, fique sabendo que é possível com o seu diploma. Show, né? Algumas universidades aceitam essa forma de entrada, mas provavelmente você terá de fazer uma provinha também, oks?! Depois é só sucesso!  

  • Transferência 

Agora se você já tá fazendo sua graduação, mas não está feliz no seu campus, que tal procurar um facul que vai te deixar felizão? Tem algumas universidades que aceitam a sua entrada apenas com a transferência.  

Quando é que faz o vestibular? 

Ah, o que normalmente é comum entre as instituições são os períodos de aplicação das provas. Para início no primeiro semestre, por exemplo, normalmente a prova ocorre entre novembro e dezembro, o famoso vestibular de verão. Já para início das aulas no segundo semestre, a prova é entre maio e julho, isto é, conhecido como vestibular de inverno.  

Além disso, você sabia que tem universidades que possibilitam que você faça o vestibular como treineiro? É isso mesmo! Se você já está no ensino médio e já quer ir avaliando o seu desempenho, isso é possível. Ah, e olha só que legal… Se você está no terceirão, tem alguns cursos que possibilitam que você preste o vestibular de inverno e já garanta sua vaga para início do próximo ano letivo. Demais, não é mesmo? Por isso, é sempre bom estar atento aos editais dos vestibulares!  

Como se preparar? 

Estudando é a resposta mais óbvia, não é mesmo? Mas calma que esse post não seria tão vago assim! Afinal, você sabe por onde começar a estudar? Não? Então vamos lá… É bom que você crie uma rotina de estudos, inclusive, certamente você sabe em quais matérias têm mais dificuldade. Assim sendo, comece por essas, mas não se esqueça das outras, oks?! É sempre bom dar aquela revisada, mesmo sendo em um conteúdo que você manda bem. Aliás, se você curte outras formas de estudo, como podcasts, por exemplo, tem várias indicações neste vídeo que você vai se amarrar! Já neste post, você fica por dentro daqueles canais no Youtube que também podem dar aquele empurrãzinho nos estudos. 

Defina metas diárias  

Sabe aquele velho ditado que diz que de grão em grão a galinha enche o papo? É exatamente como funciona neste caso. Defina quais serão as matérias que você estudará, por exemplo, na segunda, Língua Portuguesa, na terça, Matemática, e assim sucessivamente… Ah, e não se esqueça de sempre exercitar o seu conhecimento em relação às matérias estudadas, seja relendo os resumos ou até mesmo respondendo questões. Além disso, defina um mesmo horário para todos os dias. Com toda a certeza será mais fácil para o seu corpo e a sua mente acostumarem com essa rotina.  

Organize um espaço  

Sabe aqueles cantinhos de meditação? O seu de estudos será tão sagrado quanto! Organize o seu espaço de estudo de uma forma que seja o mais confortável possível, até mesmo para que você não prejudique o seu corpo, oks?! Da mesma forma, tenha por perto tudo o que será necessário, como livros, canetas e até a sua garrafinha de água. Não vai esquecer de se hidratar, hein! Nesse sentido, você vai evitar ter de ficar levantando e se distrair. Ah, é essencial também ter acesso a uma internet de qualidade, mas nada de ficar perdendo tempo com WhatsApp, Instagram, BeReal, viu?! Bora manter o foco! 

Além disso, é bom também avisar a galerinha que mora contigo que você precisará que o ambiente esteja tranquilo. Caso isso seja totalmente impossível, que tal recorrer a biblioteca pública ou até mesmo à casa daquele seu amigo que está no mesmo foco que você? 

Cuide da mente e o corpo 

A gente sabe o que é o vestibular e o quão importante ele é para o seu futuro, mas cuidar do seu corpo e mente também é essencial, ok? Nesse sentido, lembre-se que além da sua rotina de estudos, há um mundo lá fora… Assim, programe pausas para praticar exercícios físicos, podendo ser um esporte que você goste, ou também para momentos de lazer. É sempre bom dar uma espairecida. Mente e corpo descansados tendem a ter um melhor rendimento!  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.