O que faz o fisioterapeuta?

Tempo de leitura: 4 minutos

O que faz o fisioterapeuta: homem deitado na maca de camiseta, short e tala na perna fazendo exercícios com o auxílio de uma fisioterapeuta

Quem faz a faculdade de Fisioterapia cuida apenas de pessoas com alguma lesão ou fratura? Se essa dúvida já passou pela sua cabeça, certamente você pesquisou no site de busca o que faz o fisioterapeuta, não é mesmo? E acabou caindo aqui, neste post 🙂 Então, vamos ao que interessa! Porque a partir de agora essa não será mais a sua dúvida, ok. Aliás, só dando um spoiler, essa profissão é maravilhosa e tem muito mais campo de trabalho do que você imagina.

Primeiramente, o profissional da fisioterapia atua na prevenção, promoção, proteção e reabilitação. Ou seja, ele tem as técnicas necessárias para ajudar uma pessoa a não desenvolver uma lesão mais séria. Ele também sabe dos exercícios capazes de recuperar os movimentos de alguém que fraturou a perna, por exemplo. Mas se o paciente está com dificuldades de respiração, saiba que o fisioterapeuta também tem um bom tratamento. Tem mais! Dentre tantos trabalhos que o fisioterapeuta faz, estão os realizados ainda nas áreas da beleza e do esporte.

Enfim, a pergunta sobre o que faz o fisioterapeuta tem uma resposta bem ampla. Isso porque, ele atua em todas as fases da vida… Até mesmo em momentos específicos, como da mulher durante a gravidez ou até mesmo na menopausa. Portanto, vamos continuar desdobrando a atuação deste profissional.

O que estuda?

Antes de mais nada, é importe você saber o que o fisioterapeuta estuda, correto? Assim você terá mais ideia das áreas que ele pode atuar. Em resumo, a grade do curso tem disciplinas voltadas às ciências biológicas e da saúde. E depois de aprender os conteúdos mais gerais, o estudante parte para a prática. Ou seja, fica ainda mais próximo da carreira.

Aliás, clique aqui e conheça a estrutura de uma das melhores faculdades de Fisioterapia. Confira uma estrutura top, com Clínica de Fisioterapia que atende a comunidade e laboratórios com muita tecnologia, como o de Simulação Realística e a Sala Betha. Você vai se surpreender!  

Saiba mais sobre o que faz o fisioterapeuta

O que faz o fisioterapeuta: Mulher faz exercício de agachamento apoiada em uma bola de pilates na parede e auxílio de um fisioterapeuta

Ortopedia e Traumatologia

Sabe os pacientes com fraturas? Então, na maioria das vezes eles são encaminhados para a fisio. Dessa forma, consegue retomar os movimentos mais rápidos e amenizar as dores. É nesta área que também trabalha para prevenir e reabilitar qualquer tipo de lesão, dentre elas da coluna e articulações, como a famosa LER, a lesão por esforço repetitivo, e ainda pode melhorar a postura das pessoas. Nada de ombro caído!

Neurologia

Não só para adultos, como também para crianças, essa área é muito importante! Ajuda a reabilitar pessoas com deficiências, doenças ou síndromes que afetam o cérebro. Dentre as mais comuns estão o AVC, paralisia, traumatismo de coluna ou crânio, Down, entre outras.   

Terapia intensiva

Aqui o fisioterapeuta trabalha dentro de Unidades de Terapia Intensiva, as famosas UTIs. Ou seja, sua atuação é dentro de hospitais. Então ele aplica técnicas para reabilitação respiratória, neurológica e do aparelho musculoesquelético. Afinal, quem está acamado precisa de cuidados redobrados para conseguir recuperar a saúde o mais rápido possível.

Cardiologia e Pneumologia

Cuida de pacientes com doenças no coração e no pulmão. Então o profissional aplica exercícios que vão ajudar na melhor recuperação da pessoas. Se teve infarto, por exemplo. Ou se é caso de disfunções pulmonares…

Esporte

Logo que começa uma partida de futebol é chute para tudo quanto é lado. Mas, existem momentos que os jogadores podem dar aquela trombada e se machucarem. Nesse meio tempo, adivinhe quem está sentado lá com a equipe técnica? Isso, o fisioterapeuta. Quem atua na área esportiva está sempre pensando no bem-estar do atleta e no desempenho da equipe.

Estética

Certamente você já percebeu que quem faz fisioterapia conhece o corpo humano como ninguém, né?! Então se a proposta é melhorar o corpinho, então este profissional pode ajudar e muito! Massagens, tratamentos para melhorar flacidez, rugas, enfim… Ainda, esse especialista pode ajudar nas fases pré e pós-operatória de cirurgias plásticas ou reparadores, por exemplo.

Saúde da Mulher

A fisioterapia também é importante aliada na saúde da mulher! Você sabia que com a fisioterapia pélvica a gestante pode se preparar para o parto normal? E, tem mais, mulheres mais velhas ou até novas tem problemas de incontinência urinária que podem ser tratados com a fisioterapia. Fala verdade, se você não está ficancod cada vez mais empolgado com a área.

Fique ligado!

Quer saber ainda mais? Então, clique aqui e confira este post com outras informações sobre o que faz o fisioterapeuta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *