O que faz um administrador? 

O que faz um administrador? 

Tempo de leitura: 6 minutos

Só para exemplificar: imagine que você fará uma festa! Em primeiro lugar precisa ver a data antes e organizar a lista de convidados. Em segundo lugar, tem que ver sobre o que vai comprar e se cabe dentro do seu orçamento. Além disso, precisa pensar como vocês irão se divertir. São várias etapas, não é mesmo? Aliás, toda essa dinâmica tem tudo a ver com o que faz um administrador. Se liga neste post que tem outros detalhes para você sobre essa carreira. 

Até pode ser que ele administre eventos corporativos, por exemplo, mas a sua atuação vai além. Com toda a certeza, ele é a peça-chave para a lojinha do bairro e também para uma multinacional. Nesse sentido é o administrador que deixa tudo funcionando da melhor maneira. Por isso, ele controla, coordena os funcionários e os materiais para a produção da empresa, a parte financeira e até as vendas. 

Certamente para o administrador atuar em várias frentes e dar aquela organizada na casa precisa de uma formação superior. Além disso, você pode saber sobre assuntos financeiros, de marketing, logística, recursos humanos, produção e vendas. Entretanto, se você quiser uma formação ainda diferenciada pode estudar em uma escola de negócios. 

Áreas de atuação  

De fato você já conseguiu visualizar um pouco do potencial de um administrador, não é mesmo? Agora, a melhor parte é que poderá conhecer alguns segmentos específicos para esse profissional. Confira! 

Recursos humanos 

O que faz um administrador na área de recursos humanos? Sem dúvida, essa pergunta pode passar pela sua cabeça e de muita gente. Só para ilustrar, aqui o profissional de administração deve lidar com a política de cargos e salários, definir planos de carreira, bem como treinar e capacitar os contratados.  

 Administração financeira 

Com toda a certeza, nessa o profissional poderá gerenciar os recursos disponíveis de acordo com o planejamento.  Além disso, cuidará de todo o orçamento e os diagnósticos financeiros do mercado de capital e câmbio. 

Gestão estratégica 

Em resumo, o administrador que escolhe esse segmento pensa em todo planejamento estratégico para encontrar possíveis falhas ou oportunidades. A ideia é entender a empresa nos mínimos detalhes para elaborar planos estratégicos que atendam os objetivos da organização.  

Administração de produção e operações 

Se você deseja ser administrador, certamente neste segmento terá a chance de buscar novos produtos que possam dar aquele up na produtividade da organização. Que tal?

Marketing 

Antes de mais nada, você pode se perguntar… O que faz um administrador nessa área? Em síntese, a ideia desse profissional é ajudar a entender qual o público-alvo da empresa e se envolver na construção da imagem da marca. Quer mais? Também poderá visualizar o comportamento do consumidor, além das suas dores e desejos.

A carreira de Administração 

Considerada uma carreira promissora, a administração é fundamental no mundo dos negócios e para a economia. A profissão possui os Conselhos Federal e Regionais de Administração. Inclusive, a entidade lista todos os campos de atuação do administrador

Ao se tornar administrador você trabalha em empresas ou pode atuar por conta própria. Ainda, está presente nas administrações de operações e produções, financeira, estratégica e de recursos humanos. Sem falar que essa formação te dá a chance de ser consultor, atuar com logística, marketing e relacionamento com o cliente. 

Oportunidades para a administração 

Uma pesquisa da empresa Michael Page, mostrou que as 7 carreiras mais promissoras em administração têm salários que podem chegar a R$ 25 mil. A função de controlador é a primeira da lista. Esse especialista acompanha a operação da empresa como um todo. Ele também deve ter o olhar voltado para o financeiro para melhorar os rendimentos da empresa. 

Também está em destaque o gerente de tesouraria que faz a gestão e controla todo o dinheiro que entra e sai da empresa. Você já ouviu falar sobre o head do Departamento Jurídico? É aquela pessoa que pensa em maneiras de diminuir os custos com os processos jurídicos de uma organização. Esse profissional busca brechas na lei para beneficiar a empresa; um bom ramo para quem também tem um pezinho no Direito! 

Ao lado desse especialista está o gerente do contencioso de volume, outra carreira promissora. Esse funcionário orienta as ações que lidam com muitos processos jurídicos e realiza as tarefas pensadas pelo próprio head, ou seja, dá continuidade nas ideias do companheiro de trabalho. 

Assumir a posição de gerente é, sim, o objetivo de muitos administradores. Já pensou em ser gerente de inteligência de mercado? Essa pessoa analisa a concorrência, os consumidores e as tendências. Importante também para ajudar no marketing, na comunicação e no comercial. 

O que faz um administrador: habilidades 

Lembra do início desse post que fala da organização da festa? Se identificou com essa pessoa que lidera, atenta aos mínimos detalhes e que veste a camisa da organização? Então, você pode ser um bom administrador. 

Se você gosta de números e da área de humanas, a administração é uma ótima opção. Além disso, deve ser proativo e se ligar em tudo que acontece ao seu redor. É essa mistura de características que o mercado quer de um administrador. 

A faculdade: o que estuda um administrador? 

Em resumo, saiba que o curso de Administração é um bacharelado e dura quatro anos. Além disso, ele pode ser no período da noite ou matutino. Clique aqui e conheça detalhes sobre essa formação em uma Escola de Negócios. 

Quando você faz administração em uma escola de negócios tem ao seu alcance uma estrutura bem legal. O curso é inovador e tem ambientes diferentes. Aliás, você tem a mão tudo o que precisa para estar perto do mundo dos negócios. 

O curso de Administração tem matérias em comum com as outras graduações envolvidas. Essa característica traz mais integração e flexibilidade. Dessa forma, você ganha muitas habilidades e formações em um curto tempo. 

Saiba ainda que os conteúdos unem teoria e prática, além do incentivo à pesquisa. Se o interesse é fazer Administração, uma Escola de Negócios tem muito a oferecer. Você tem aulas de laboratório nas próprias empresas e fica bem perto do mundo corporativo. Ah! Os professores têm formação e experiência internacional e possibilidade de dupla titulação. 

Depois que se formar, você pode se especializar em áreas diferentes, aumentando ainda mais as chances de sucesso profissional. Claro que a formação continuada é outra característica de uma Escola de Negócios. Nesse sentido, após a graduação, pode aproveitar cursos rápidos e pós que atendem as necessidades do mercado. 

Confira no material abaixo os motivos para fazer Administração na Unoeste! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.