O que faz um enfermeiro? 

O que faz um enfermeiro? 

Tempo de leitura: 12 minutos

Inegavelmente, a essência do curso de enfermagem é cuidar das pessoas. Nesse sentido, se você está considerando esse curso superior, certamente você se identifica, e muito, com a área da saúde. Talvez, a sua dúvida agora seja o que faz um enfermeiro, não é mesmo? Aliás, já te adianto que a atuação de um enfermeiro vai muito além dos hospitais.  

Inclusive, antes mesmo de você conferir as várias possibilidades em que terá com o diploma em mãos, trouxe uma curiosidade sobre essa carreira. Você sabia que a enfermagem é dividida em três áreas?  

  • Área 1: envolve a saúde coletiva, saúde da criança e do adolescente, saúde do adulto, saúde do idoso e urgências e emergências; 
  • Área 2: está relacionada à gestão; 
  • Área 3: ligada ao ensino e à pesquisa. 

Interessante, não é mesmo? Agora que você já conhece as três áreas da enfermagem, bora se encantar ainda mais com a profissão? Tenha certeza que você vai encontrar alguma que tenha mais a ver com o seu perfil! 

Enfermagem Aeroespacial 

Calma, calma… você não vai para o espaço! Sabe quando acontece algum acidente grave e é preciso um transporte aéreo como, por exemplo, o helicóptero do Corpo de Bombeiros, para resgatar as vítimas? Então, esses casos necessitam que o paciente esteja acompanhado por profissionais da área da saúde. Isso significa que nesse segmento é você poderá estar nas alturas zelando pela saúde das pessoas. Demais, não é mesmo? 

Enfermagem Aquaviária 

Na Enfermagem Aeroespacial você não vai para o espaço, mas na enfermagem aquaviária você irá sim para o alto-mar. Inclusive, nesta área, o profissional tem de usar até os trajes da Marinha Mercante, uma vez que é ela é o órgão responsável. Aqui, você pode desenvolver várias funções como cuidar da saúde dos passageiros e dos tripulantes, além de realizar inspeções sanitárias nos ambientes. Legal, né?! 

Enfermagem em Assistência Domiciliária 

Você sabe o que faz um enfermeiro nesta linha de atuação? Pois bem… Essa é mais uma possibilidade de trabalho fora das dependências de um hospital. Em outras palavras, o seu papel de enfermeiro será na casa do paciente. Só para ilustrar… Aqui o profissional é responsável pelos medicamentos, curativos e os cuidados com a nutrição do paciente. Além disso, também pode realizar a avaliação física e até mesmo orientar a família ou outros profissionais envolvidos no cuidado. 

Enfermagem em Captação, Doação e Transplante de Órgão e Tecidos 

Só pelo nome você já conseguiu imaginar a complexidade, mas também o quão sensível é essa área de atuação, não é mesmo? Já viu em algum filme o processo para captação, doação e transplante de órgãos? Então, essa área é exatamente isso! O enfermeiro fica responsável por ações como a realização da busca por doadores, elaboração do histórico do paciente e preparo da caixa térmica que conserva os órgãos. 

Enfermagem em Central de Material e Esterilização 

Você é organizado e atencioso? Então pode ser que esse campo de atuação da enfermagem seja o seu match perfeito! Em uma central, o enfermeiro é responsável pelas medidas de controle e prevenção de infecções relacionadas à assistência. Inclusive, será ele que fará a desde a supervisão das atividades, a garantia da utilização dos equipamentos de segurança até a funcionalidade dos materiais. 

Enfermagem em Centro Cirúrgico 

Assistiu todas as temporadas de Grey’s Anatomy e sempre se imaginou em um centro cirúrgico? Então essa área é a sua cara! Você até pode se perguntar… O que faz um enfermeiro nesse ambiente? Por isso, saiba que aqui, o enfermeiro cuida do paciente no pré, durante e no pós-operatório. Esse último também é conhecido como período perioperatório. Mas não para por aí…. Se quando você se formar o interesse por essa área for grande, tenha em mente que poderá atuar na instrumentação ou até mesmo na gestão da equipe. Digamos que será a chance de colocar em prática o lado administrativo da enfermagem. 

Enfermagem Dermatológica 

Afinal, o que faz um enfermeiro na área dermatológica? Não é nada ligada ao skin care, viu?! A importância deste profissional vai muito além, já que ele é responsável pelo pré e pós-atendimento. Apenas imagine… Você trabalhando em uma clínica de estética ou até com a assistência em procedimentos cirúrgicos. Uma outra atuação dentro desse segmento é na reparação e recuperação de queimados.  

Enfermagem em Estomaterapia 

Já ouviu a expressão “é melhor prevenir do que remediar”? Pois bem, ela se encaixa perfeitamente aqui. Nesta área, o enfermeiro atua a fim de prevenir a perda da integridade da pele, isto é, ele atende pacientes em aspectos preventivos, terapêuticos e de reabilitação, e busca ainda melhores tratamentos para cada caso. Ele pode ainda trabalhar no hospital, em ambulatório ou até mesmo na residência do paciente. 

Enfermagem em Hematologia 

Já viu ou participou de alguma campanha de doação de sangue? O enfermeiro tem um papel fundamental nesse processo! Só para exemplificar, aqui o profissional avalia e orienta o doador durante a triagem, presta assistência e supervisiona possíveis intercorrências, entre outras dinâmicas, tanto com o doador quanto com o receptor. 

Enfermagem Offshore 

Lembra da Enfermagem Aquaviária? Pois bem… Essa aqui também é para quem curte estar em alto mar, mas existe uma boa diferença entre as duas. Nesta linha, o enfermeiro atuará somente em embarcações e plataformas que tenham ligação com a indústria de petróleo ou gás natural, tanto na exploração, quanto na produção. Massa, né?! 

Enfermagem em Práticas Integrativas e Complementares 

Por si só, a enfermagem já não tem uma rotina pré-estabelecida. Mas, nesta linha de atuação, com toda a certeza você não cairá em uma rotina, já que ela envolve diferentes práticas, como fitoterapia, terapia floral, yoga, reiki, acupuntura e cromoterapia. Interessante, não é mesmo? 

Enfermagem em Auditoria 

Lembra que a enfermagem possui um amplo leque de atuação que vai além dos cuidados e da prevenção com o paciente? Nesse sentido, o enfermeiro é responsável por verificar as informações, anotações e o uso de insumos durante o atendimento, seja no hospital, na clínica ou no home care.  

Enfermagem do Trabalho 

Sabia que existem empresas que possuem um setor específico para a Medicina do Trabalho. Você até pode achar que está ligado apenas à atuação médica, entretanto, o enfermeiro possui importante papel. Mas, o que faz um enfermeiro aqui, então? Essa resposta está ligada diretamente ao cuidado e zelo pela saúde das pessoas, neste caso, dos trabalhadores. Dessa forma, o enfermeiro oferece os primeiros socorros em casos de acidentes de trabalho e também contribui com a diminuição dos riscos das doenças ocupacionais.  

Enfermagem Obstétrica 

Já pensou em ajudar em um pré-natal e até auxiliar uma gestante que está em trabalho de parto? Sim… Essas são algumas das funções do enfermeiro obstetra. Além disso, o profissional também cuida das mamães e dos recém-nascidos.  

Enfermagem Forense 

Sempre curtiu aqueles seriados de investigação criminal? Então, lá vai uma dica de ouro para você! A enfermagem forense possibilita a atuação no auxílio de investigação de crimes de violências.  

Enfermagem Oncológica 

Você até pode se perguntar… O que faz um enfermeiro na área oncológica? Em resumo, o profissional ajuda no tratamento do paciente com câncer desde a realização de exames até outros procedimentos como a quimioterapia.  

Enfermagem em Informática e Saúde 

Curte a área de saúde e também manda bem em tecnologia? Bora shippar esses dois setores? Só para ilustrar… O enfermeiro em informática e saúde aplica conceitos e tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) para melhorar e transformar sistemas, serviços e processos da área. Deu aquela bugada? Vem comigo que explico tudo para você! Nessa área você pensará em soluções que poderão dar mais agilidade ao atendimento do paciente. Além disso, poderá estar à frente dos sistemas que já existem para acompanhar a evolução de doenças. Um outro papel importante com aquela mãozinha da tecnologia é a organização dos prontuários de forma mais simplificada e integrada, que tal?  

Enfermagem no Ensino e Pesquisa 

Normalmente, esse sonho já vem desde criancinha, quando você admira seus primeiros professores. Aliás, é sobre isso mesmo! Se o seu sonho é ensinar, essa é a oportunidade que faltava para casar a enfermagem com essa vontade de transmitir conhecimento. Aliás, dependendo da matéria que você escolher, certamente, sua vida será dividida entre a universidade e o hospital, já que os seus alunos também terão aulas práticas. 

Empreendedorismo na Enfermagem 

Você sabia que existe a Resolução 568/2018 do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) que regulamente o funcionamento dos consultórios e clínicas de Enfermagem? Em outras palavras, o enfermeiro também pode trabalhar de forma autônoma, ampliando o atendimento à clientela no âmbito individual, coletivo e domiciliar. Já pensou ter o seu próprio negócio atrelado à carreira que tanto sonha? Seria sensacional, não é mesmo? 

Quanto tempo dura a facul?  

Já ficou com aquela vontade de mergulhar em alguma dessas áreas de atuação? Agora, o primeiro passo é fazer uma faculdade top que lhe traga todos os conhecimentos que precisará. Ao todo, serão quatro anos mergulhando em um universo do cuidado ao paciente. Dessa forma, as aulas ensinarão tudo sobre a anatomia humana e a biologia celular. Ao mesmo tempo, você aprenderá sobre a gestão do cuidado e primeiros socorros. Em resumo, todo o universo da enfermagem estará diante dos seus olhos durante o período de facul.  

E óh, não para por aí… O curso de enfermagem é muito dinâmico e tem uma ampla bagagem prática. Quer saber mais sobre? Tem tudo neste post aqui! Em resumo, toda a teoria será visualizada e aprofundada em laboratórios e aulas especiais, uma vez que essas vivências são fundamentais para que você saia da facul já pronto para atuar na linha que escolher.  
 

Agora, vou te contar um segredo… Durante a faculdade você fará os conhecidos estágios. Essas experiências são importantes momentos práticos onde você viaja para o futuro e desempenha o papel de enfermeiro. Isso significa estar em hospitais, unidades básicas de saúde e, até mesmo, projetos sociais. Quer saber o mais legal dessa fase? Todas essas vivências são acompanhadas por professores que dão aquela segurança e suporte que você precisará. Inclusive, tem uma galera que já encontra a sua área de interesse da enfermagem nos estágios. Que tal, hien? 

Habilidades para atuar! 

Se você chegou até aqui, certamente já está decidido a trilhar esse lindo caminho que é o da enfermagem. Então, para te deixar ainda mais animado, aqui vão algumas habilidades que você pode levar em consideração na hora de bater o martelo e embarcar na jornada incrível que será a facul. A primeira é o comprometimento. Já começa desde as aulas, mas, com o diploma em mãos, você assumirá o compromisso com a saúde e o bem-estar das pessoas. Assim sendo, se no seu dia-a-dia você é comprometido, as chances de sucesso são grandes e você já está no caminho certo! 

Da mesma forma, uma outra habilidade importante é a estabilidade emocional que é preciosa para a profissão. Assim como em outras áreas da saúde, sendo enfermeiro você lidará com situações inesperadas, como falecimentos. Aí, é preciso, mais que nunca, ter estabilidade para não deixar a peteca cair, ou seja, dar o conforto aos familiares, ter empatia e, ao mesmo tempo, se manter firme. Nesse sentido, você precisará ter habilidade com a comunicação, pois precisará saber falar com os pacientes, familiares e até com a equipe que trabalha. Falando em equipe, é necessário possuir espírito de confiança, caso ocupe cargos de chefia, e busque sempre por atualizações. E aí, se identificou? 

Atuação na área 

Bom, aqui você já conferiu algumas linhas para atuar, mas para que fique ainda mais animado, saiba que a área da saúde possui mais de 40 cursos em diversas modalidades. Incrível como a enfermagem é versátil, não é mesmo? Inclusive, é provável que a área da enfermagem continue crescendo, pois são muitos os avanços tecnológicos que influenciam a rotina do enfermeiro e refletem em melhorias aos pacientes. O caminho que terá pela frente será cheio de descobertas e desafios que podem proporcionar um crescimento pessoal e profissional incrível.  E aí, bora embarcar nessa jornada? 

2 Comentários


  1. Ótimo conteúdo com amplas informações p quem quer trilhar esse caminho


  2. Olá, Ionedes. Fico feliz em saber que gostou desse conteúdo. Sempre que quiser acesse o nosso blog e confira todas as nossas novidades! Abraços

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *