O que faz um fisioterapeuta? Conheça as 15 especialidades!

O que faz um fisioterapeuta? Conheça as 15 especialidades!

Tempo de leitura: 12 minutos

Certamente, a maior parte das pessoas quando ouve falar em fisioterapia logo já associa aos cuidados para a recuperação de pacientes. Óbvio que essa visão não está totalmente errada, mas a área de atuação é muito mais ampla do que se pode imaginar. Se você foge dessa parcela que pensa assim, muito provavelmente você vê a área da saúde com aqueles olhinhos brilhantes de quem admira muito ou é apaixonado por aquilo, não é mesmo? Então, agora, chegou a hora de desfazer essa visão de muitos e responder com riqueza de detalhes a famosa pergunta: o que faz um fisioterapeuta? 

Antes de mais nada, já tenha em mente que o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Coffito) reconhece 15 áreas da fisio. Inclusive, caso queira conferir todas as resoluções que disciplinam cada uma delas, é só clicar aqui. Ainda nesse sentido, se você pensa em estudar e, posteriormente, trabalhar com a fisioterapia, já fique atento ao post e veja se algum desses segmentos poderá fazer seu coração bater mais acelerado. Bora lá! 

Fisioterapia Aquática

Já sacou o que faz um fisioterapeuta nesta área? É exatamente isso: ele usa a água no seu dia a dia de trabalho. Mas não se restringe a piscina não, viu. Pode ser em diferentes ambientes ou contextos, como hidroterapia, hidrocinesioterapia, balneoterapia, crenoterapia, cromoterapia, duchas e até mesmo compressas e vaporização. E óh, atuando como um fisio aquático você poderá:

  • Avaliar a condição física e cinesiológica-funcional específica do paciente. Em outras palavras analisar todos os movimentos do corpo humano e suas funcionalidades;
  • Determinar o diagnóstico e prognóstico;
  • Planejar e executar medidas de prevenção e redução de risco;
  • Prescrever, montar, testar, operar, avaliar e executar recursos tecnológicos. 

E não para por aí não… Se você se especializar nesta área, poderá atuar como coordenador, supervisor ou responsável técnico, bem como na gestão, gerenciamento, direção, chefia, consultoria, auditoria ou perícia. 

Fisioterapia Cardiovascular

Essa área também é superinteressante. Então, bora descobrir o que faz um fisioterapeuta cardiovascular?! Caso opte em atuar nesta área, você vai trabalhar em todos os níveis de atenção à saúde e em todas as fases do desenvolvimento biológico das pessoas e também na promoção, prevenção, proteção, educação e intervenção terapêutica. Quer mais? Poderá contribuir com a recuperação funcional em pessoas com doenças cardíacas e vasculares periféricas e síndrome metabólica, seja em hospitais, ambulatórios, como clínicas, consultórios e unidades básicas de saúde, ou até mesmo em atendimento domiciliar. 

Ah, e atuando nesses locais você vai realizar consulta, entrevistar o paciente, solicitar e encaminhar; fará avaliação físico-funcional e monitorização dos pacientes com disfunção cardiovascular, metabólica ou musculoesquelética. Também poderá estabelecer a capacidade funcional cardiorrespiratória das pessoas. Demais, não é mesmo? Além disso, como fisio cardiovascular você poderá ainda atuar com enfoque em prevenção primária e secundária, em reabilitação funcional e disfunções metabólicas ou em educação, ensino, pesquisa e extensão na área. Que tal? 

Fisioterapia Dermatofuncional

Não há dúvida de que a área estética cresce a cada dia que passa e ganha ainda mais destaque, não é mesmo? Afinal, as pessoas estão se cuidando cada vez mais. Então, que tal atuar como um fisio dermatofuncional? Nesta área, você vai atuar na prevenção, recuperação e promoção da saúde da pele. Só pra exemplificar, você poderá tratar celulite, gordura localizada, flacidez da pele, estrias, pré e pós-operatórios de plásticas, gestantes, bem como o envelhecimento facial e outros tratamentos. E aí, que tal ajudar na melhora da autoestima das pessoas? 

Fisioterapia Esportiva

E se as pessoas estão cuidando cada vez mais da estética, muitas recorrem ao esporte, seja pelo visual ou pela melhora da qualidade de vida. Nesse sentido, na fisio esportiva você terá uma ampla atuação como, por exemplo:

  • Atividade física em prol da saúde, esporte e lazer;
  • Exercício e condicionamento físico para recuperação profissional;
  • Fisiologia do exercício, propriedades biomecânicas do tecido músculo-esquelético e fatores epidemiológicos.

Fisioterapia em Gerontologia

E aí, que tal cuidar dos pacientes durante o envelhecimento? É isso que faz um fisioterapeuta nesse campo. Caso escolha se especializar nesta área, você vai realizar consulta e diagnóstico com foco na capacidade funcional referente à autonomia e independência das pessoas em processo de envelhecimento. Também poderá solicitar, realizar e interpretar exames complementares necessários. 

Ah, e pra mandar bem como fisio em gerontologia, você terá de dominar áreas e algumas disciplinas específicas Aproveitei para listar algumas delas para você já ficar por dentro:

  • Demografia e epidemiologia do envelhecimento;
  • Envelhecimento e ciclos de vida;
  • Fisiopatologia do envelhecimento;
  • Capacidade funcional, independência e autonomia;
  • Cinesiologia geral e aplicada ao processo de envelhecimento;
  • Envelhecimento ativo e qualidade de vida da pessoa idosa;
  • Controle postural, mobilidade, balance e quedas em idosos.

E aí, deu match com essa área?  

Fisioterapia do Trabalho

E que tal trabalhar cuidando da saúde dos seus colegas de trabalho? Primeiramente, antes de se jogar nessa área, você vai precisar ficar por dentro de tudo sobre avaliação e diagnóstico cinesiológico-funcional de exames ocupacionais complementares, além de reabilitação profissional, perícia judicial e extrajudicial. Da mesma forma, você poderá solicitar, aplicar e solicitar escalas, questionários e testes funcionais. O planejamento e a execução de medidas de prevenção e redução de risco também estarão em suas funções. E que tal prescrever e recursos terapêuticos manuais como a análise ergonômica, laudo e parecer ergonômico? Seria sensacional!

Ah, e caso escolha esse campo de atuação, ele é bem amplo, viu?! Você poderá atuar em vários ambientes, como hospitalar, ambulatorial, domiciliar, em setores privados ou públicos, e outros. E para mandar bem, você vai precisar dominar conhecimentos como ergonomia, doenças ocupacionais ou relacionadas ao trabalho, legislação em saúde e segurança do trabalho, ginástica laboral, acessibilidade e inclusão. 

Fisioterapia Neurofuncional

É provável que ao ter lido neurofuncional você já vinculou a questões ligadas à cabeça, certo? Pois bem… Nessa especialidade da fisio você atuará na recuperação neurológica, bem como cognitiva e motora, amenizando alterações nos movimentos e paralisias que podem ser provocadas por doenças e até mesmo por acidentes, como o Vascular Cerebral (AVC). Ah, e para atuar nesta especialidade será necessário dominar a anatomia humana, fisiologia, patologia, farmacologia, semiologia, entre outras áreas.

Fisioterapia em Oncologia

Nesta especialidade, assim como em várias outras da fisio, você atenderá pacientes de todas as idades que têm câncer. Dessa forma, precisará conhecer bem sobre cada tipo da doença e estágio para que consiga planejar e executar o melhor tratamento. Aqui, você atuará para minimizar as dores, as fraquezas e tensões musculares, as fadigas, perda de massa, a diminuição da amplitude de movimentos, os encurtamentos musculares e muito mais. Dessa forma, você atuará com pacientes desde o processo de cura e até mesmo nos casos de cuidados paliativos, isto é, com aqueles que têm casos irreversíveis.

Fisioterapia em Reumatologia

Já consegue imaginar o que faz um fisioterapeuta nessa especialidade? Não? Então bora ficar por dentro! Primeiramente, será necessário dominar algumas áreas, como:

  • Realização de consulta e diagnóstico com ênfase na capacidade funcional, referente à autonomia e independência das pessoas com doenças reumáticas;
  • Planejamento e execução de medidas de prevenção, redução de risco, promoção de saúde bem como de agravos das doenças reumatológicas;
  • Prescrição e execução de recursos terapêuticos adequados ao tratamento de pessoas com doenças reumatológicas. 

Dominando esses conhecimentos, você vai atuar para minimizar dores, sequelas e incapacidades que podem ser geradas por doenças como artrite, osteoporose, fibromialgia, lúpus, e outras consideradas reumatológicas. Ah, e o campo de atuação de um fisioterapeuta em reumatologia é bem amplo. Você poderá trabalhar em todos os níveis de atenção à saúde, sendo públicos, privados ou filantrópicos, e também nos setores da previdência social, da educação, do trabalho, judiciário e presidiários, e em outros locais.

Fisioterapia Respiratória

Já deu pra perceber que em grande parte, a atuação do fisioterapeuta é prevenir complicações, certo? Nessa especialidade isso não é diferente. No entanto, a atuação aqui também será para tratar doenças crônicas e agudas que atingem o sistema cardiorrespiratório, como asma, bronquite e apneia do sono. 

Ah, e durante a pandemia de Coronavírus, essa especialidade também foi de extrema importância. Isso porque nessa área o foco é tratar quadros em que o vírus comprometa os pulmões. Conseguiu entender que a ideia é melhorar o fornecimento de oxigênio para todo o organismo, liberando as vias respiratórias de todo e qualquer problema? Isto é, mais uma especialidade de extrema importância! 

Fisioterapia Traumato-Ortopédica

Essa especialidade facilmente poderia caminhar junto com algumas outras. Afinal, muitas doenças traumato-ortopédicas poderiam ser prevenidas. Sabe a postura errada que muitos sentam diariamente em uma cadeira inadequada? Pois bem… Ela pode causar lesões e, futuramente, esse paciente precisará de um fisio traumato-ortopédico. 

Afinal, o que faz um fisioterapeuta em traumoto-ortopédica? Vamos lá… Além da prevenção, caso escolha essa especialidade, você poderá atuar no diagnóstico e tratamento das afecções musculoesqueléticas e também em pré e pós-cirurgias traumato-ortopédicas. Além disso, é claro, você atuará também com aquelas lesões inesperadas, isto é, que não poderiam ter sido prevenidas.

Fisioterapia em Osteopatia

Que tal se especializar para identificar a inter-relação entre os ossos, articulações, nervos, músculos e órgãos? Nesse sentido, você atuará para restaurar o bem-estar dos pacientes com recursos não invasivos, tanto em recém-nascidos como em pessoas da terceira idade. Ah, e a osteopatia pode tratar diversas dores, desde enxaqueca, como dor ciática, no pescoço, problemas funcionais respiratórios e até mesmo constipação intestinal. Lembra que nesta especialidade é possível trabalhar com bebês? Então… Com esses fofuxinhos você poderá ajudar na dificuldade de mamar, em refluxo e até mesmo em cólicas. Que tal?

Fisioterapia em Quiropraxia

Sabe aqueles vídeos do profissional estalando os ossos do paciente que dá vontade de ficar horas assistindo e correr pra fazer também? Que tal se tornar esse profissional? Para isso, além de se formar em fisio, você terá de dominar outras áreas para poder realizar consulta, anamnese, aplicar testes quiropráxicos, bem como prescrever, executar o tratamento e definir a frequência e o tempo de intervenção. 

Ah, e não para por aí, viu… Nesse mesmo sentido, você terá de dominar ainda conhecimentos como:

  • Anatomia geral dos órgãos e sistemas, em especial o musculoesquelético;
  • Próteses, órteses e tecnologia assistiva;
  • Técnicas de trust de baixa amplitude e alta velocidade para todas as articulações corporais;
  • Técnicas de energia muscular em diversas variações para todos os músculos do corpo. 

Fisioterapia em Saúde da Mulher

Já imaginou cuidar de uma paciente desde a infância até a terceira idade? Pois bem… É isso que faz um fisioterapeuta nesta especialidade. Se escolher se especializar nessa área, você será o profissional responsável apto no tratamento terapêutico de todas as disfunções que afetam a pélvis e o pavimento pélvico. Com seus conhecimentospoderá atuar nas assistências fisioterapêuticas em uroginecologia e coloproctologia; ginecologia; obstetrícia; disfunções sexuais femininas; e em mastologia. 

Fisioterapia em Terapia Intensiva

Se ao ler terapia intensiva você já associou a UTI, não está totalmente errado, mas essa especialidade não é restrita somente a esse espaço. Assim como em outras, nesta você poderá atuar também em clínicas, consultórios e centros de saúde e até mesmo no atendimento em domicílio. Aqui, você lidará com pacientes em estado crítico que podem estar até mesmo correndo risco de morte, sendo nas áreas neonatal, com gestantes e recém-nascidos; pediátrica, com crianças e adolescentes; e adulta. 

Se você chegou até aqui, certamente a Fisioterapia é uma área que te chama a atenção, não é mesmo? Certamente, agora, após conhecer as 15 especialidades e descobrir um pouco mais sobre o que faz um fisioterapeuta, você está ainda mais encantado e animado. Mas óh, esteja ciente que um profissional da saúde tem de estar constante atualização. Inclusive, neste post, há algumas características que você precisa ter para se destacar como um excelente profissional. Ah, e não se esqueça, tudo começa a partir de uma facul que lhe traga uma formação de qualidade!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *