Você + perfil do estudante de medicina = match perfeito? 

Você + perfil do estudante de medicina = match perfeito? 

Tempo de leitura: 6 minutos

É sério… Toda pessoa que curte a área da saúde, provavelmente já assistiu, ou pelo menos ouviu falar, de Grey’s Anatomy. A série é uma unanimidade para quem quer seguir na profissão e, sobretudo, ser médico. É claro que há toda a dramatização necessária para prender a atenção dos telespectadores, mas dá para se ter uma ideia de como é a rotina de quem trabalha em um hospital. Se você é um dos fãs da série que já assistiu todas as temporadas e também cogita seguir nesta profissão, esse post chegou na hora certa. Não, calma, não é um resumo da série e se você ainda não assistiu pode continuar a leitura, porque não tem spoiler. Por aqui, a ideia é que você entenda tudo sobre o perfil do estudante de medicina. Então, bora lá…  

Como é um estudante de Medicina? 

Se tem uma palavra que pode resumir um estudante de Medicina, essa palavra é: D-E-D-I-C-A-Ç-Ã-O! Em resumo, durante os 6 anos de graduação, sem contar o período de residência médica, essa é a palavra que vai movimentar o seu dia a dia como estudante. Até quando não houver prova, é dela que você vai precisar. 

Embora essa seja uma das principais palavras, como estudante de Medicina você precisará ter foco e dedicação. Isso por que a rotina de estudos será intensa e, como você acabou de ler, o caminho até o diploma é um tanto quanto extenso, já que serão 12 semestres pela frente… Dessa forma, você precisará ter certeza de que é exatamente isso o que quer, para não se distrair ao longo do percurso. Ou seja, foque no objetivo, que é a sua formação, e tenha determinação para trilhar o caminho da melhor forma e ser um excelente profissional. 

Aliás, antes de continuar a leitura, quer spoiler de como é uma faculdade de medicina que impressiona? Então, é só dar play no vídeo!  

Características do estudante de Medicina 

Ok, ser uma pessoa dedicada é uma característica, mas tem outras que como estudante de Medicina também serão essenciais. Aliás, não só para a sua formação, como também para exercer a profissão após formado. Se liga em algumas…  

Empatia 

Assim que se tornar um estudante de Medicina, você vai perceber que a empatia terá de fazer parte do seu dia a dia, sobretudo nas aulas práticas que envolverem atendimento diretamente às pessoas. Em resumo, é conseguir se colocar no lugar do outro. Só para exemplificar, a noite de estudos foi bem cansativa, mas pela manhã vai rolar estágio da unidade de saúde, e pra ajudar ainda em um bairro mais afastado. Você não poderá descontar esse estresse nos pacientes, não é mesmo?! Isso, de certa forma, é ter empatia. Só para ilustrar, como uma outra situação, imagine só estar participando de uma cirurgia e, infelizmente, o paciente não resiste. Você terá de dar essa notícia aos familiares. Neste momento, terá de ter empatia para se colocar no lugar do próximo e entender a dor que ele estará sentido, inclusive, terá de escolher bem as palavras para dar essa notícia! 

Inteligência Emocional 

Como estudante de Medicina, e futuro médico, o que não vai faltar é situação inesperada. Seja em um plantão quando você estiver estagiando ou até mesmo já quando estiver no comando dos atendimentos. Como nunca dá para prever a rotina, o que você mais precisará é de inteligência emocional, até mesmo para não surtar. He, he, he… Brincadeiras à parte, alguns dias serão mais difíceis e, por isso, você precisará de equilíbrio emocional. Seja para dar uma notícia não muito boa a alguém, como também para entender que a sua profissão não pode afetar a sua vida pessoal. Inclusive, este post fala sobre vários tipos de saúde, como a mental, profissional, familiar e até mesmo a espiritual. Vale a pena a leitura! 

Organização!  

Essa é uma característica fundamental que você precisa ter como estudante de medicina, e posteriormente como médico também. Em um primeiro momento, você utilizará muito da organização na sua rotina de estudos, com apostilas, resumos e estágios. Já quando estiver com o diploma em mãos, usará a mesma organização para conseguir fazer plantões, entre outras funções. Agora, se optar por montar o seu próprio consultório, pelo menos com a agenda poderá contar com o apoio de um funcionário. Mas isso não significa que não precisará ser organizado, oks?! Nada de deixar os pacientes esperando! 

Amor pelos estudos 

Certamente, o que você mais leu por aqui é o quanto vai precisar se dedicar aos estudos enquanto estudante de Medicina, não é mesmo?! Nesse sentido, precisará ter amor pelos estudos, e não enxergá-lo como obrigação. E tem um item indispensável que uma universidade precisa ter para que você nutra esse amor pelos estudos: uma rede de biblioteca impecável! Não só para contribuir na hora que bater aquela dúvida, como também para permitir que você dê aquela viajada na maionese quando precisar, e puder, fugir um pouquinho da realidade.  

Ainda neste mesmo cenário do amor pelos estudos, enquanto estiver na graduação, com toda certeza vão surgir várias novidades no mundo da saúde, seja a cura ou o tratamento para alguma doença, um novo equipamento, enfim… A vontade de sempre aprender fará a diferença na sua formação e quando já estiver com o diploma em mãos.  

Além da Medicina…  

Vamos lá… Pode ser que você ame a área da saúde, mas não se enxergue como estudante de Medicina. E tá tudo bem também, oks?! A área da saúde é bem ampla e todas as profissões são importantes. Há a que cuida da saúde física, mental, emocional, enfim. Com toda a certeza, se o cuidado com o próximo é o que faz brilhar os seus olhinhos, em alguma dessas profissões você encontrará o match perfeito. Aliás, para se aprofundar um pouquinho mais nas características de um profissional da saúde, tem outro post bem especial para você!  

2 Comentários


  1. Olá! Agradecemos a sua visita e o seu comentário! Nosso Blog sempre tem novidades, acompanhe sempre que quiser. Abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *