Você tem o perfil de um estudante de medicina?

Tempo de leitura: 5 minutos

Estudante medicina tem perfil focado e disciplinado; quatro alunos fazem atividade prática

Já se imaginou cuidando de pessoas ou salvando vidas? Aliás, essa é uma das características de um estudante de Medicina! Mas, então, como saber se realmente nasceu para isso? Em primeiro lugar, se você sempre gostou das aulas de laboratório, as chances de usar o jaleco branco são grandes. Em segundo, você precisa de outras características que podem te ajudar a sair bem no curso. Confira algumas delas nesse post!

Gosto pela biologia

Agora é o momento de lembrar das aulas da escola. Qual disciplina era mais a sua cara? Se a resposta é biologia, a medicina pode estar no seu caminho. Principalmente se o que mais te encanta é estudar as partes e funções do organismo humano. Se você gosta também de saber todos os detalhes de uma doença, desde a genética até como tratar as pessoas, a carreira médica tem muito a ver com o seu perfil. Uma vez que tudo o que te atrai está ligado ao cuidado com as pessoas, ser um estudante de medicina pode estar nos seus planos.

Inteligência emocional

Inesperadamente você poderá passar por situações em que manter a calma é fundamental. Não só em uma semana de provas, como também durante os estágios na comunidade. Se bem que após se formar, a profissão também tem uma rotina intensa cheia de atendimentos ou casos complexos. Nesse sentido, o equilíbrio emocional é essencial para que você mande bem nos estudos e na atuação médica.

Enfim, pode ser que alguns dias sejam mais difíceis do que os outros, mas com jogo de cintura tudo se ajeita e a gratidão sempre vai chegar! Ao propósito, você sabia que a saúde mental anda junto com a física? Por isso, fazer uma faculdade que ofereça momentos de lazer ou acompanhamento psicológico fazem a diferença.

Paixão por estudar

Se para você os estudos nunca foram uma obrigação, saiba que tem o perfil de um ótimo estudante de medicina. Afinal, são seis anos em que vai passar entre livros e mais livros. Ao propósito, escolha uma faculdade de medicina que tenha uma biblioteca top com milhares de obras que podem te encher de conhecimento.

Enquanto você se dedica para se tornar médico, o tempo não para e as novidades vão surgindo sem parar. Com toda a certeza, essa vontade de aprender se torna mais legal quando se tem uma equipe de professores pesquisadores. Aliás, esse contato com a ciência pode fazer a diferença na sua formação.

De tal forma que a atualização constante é importante até para quem é estudante. Isso pode acontecer desde a participação de eventos promovidos pela sua faculdade até congressos internacionais. Inclusive, as ligas acadêmicas são a chance de você estar por dentro do universo médico!

Empatia

No momento em que você busca a medicina como profissão é preciso olhar para si e ver como está a sua empatia. Em outras palavras, é se colocar no lugar do outro. Só para ilustrar, você teve uma noite cansativa de estudos e ainda tem estágio lá no postinho do bairro. Vai descontar nos pacientes as suas angústias ou vai entender que se ele está ali é porque precisa de você? Viu, só! Isso é a empatia!

De fato, essa característica vai ser muito boa para você desde o caminho que vai percorrer na faculdade até a sua atuação. Tenho certeza que se lembra de algum médico querido, não é mesmo? Certamente, ela tinha empatia para dar e vender, o que fez criar laços de amizade com o seus pacientes. Ao mesmo tempo em que você se sentirá grato pelo seu trabalho, quem é atendido por você se sentirá acolhido. Essa relação humanizada é fantástica!

Foco e disciplina

Só para ilustrar, você está com alguns quilinhos a mais e quer recuperar a forma até o verão. Por isso, já muda a alimentação, cria uma rotina de exercícios ou outras táticas para alcançar o seu objetivo. Mesmo que tenha aquela vontade de comer um docinho, já lembra da sua meta e se mantém firme. Logo que age dessa forma, está desenvolvendo características como o foco e a disciplina!

Agora vamos trazer isso para a sua vida de estudante de medicina. Sem dúvida, a rotina de estudos será intensa e o caminho para pegar o diploma será um pouco longo. Afinal, são seis anos pela frente, sem falar na especialização ou residência médica. Em todas essas situações o foco e a disciplina são essenciais para conquistar os seus sonhos e se tornar um bom médico. Aliás é na faculdade que você vai deixar essas características ainda mais refinadas.

No entanto, já se prepare para os imprevistos que podem surgir pelo caminho, ok? Mas tenho certeza de que isso não vai ser o suficiente para te desanimar, afinal, você estará focado no diploma de médico. Lembre-se que os obstáculos, com certeza, trazem ensinamentos valiosos para a vida e profissão!

Por que ser um estudante de medicina?

Uma vez que chegou até aqui é provável que o desejo pela medicina já esteja dentro de você. Nesse sentido, se essas características têm a ver com o seu jeito, você já tem o perfil de um estudante de medicina. Agora é correr atrás! Em primeiro lugar, escolha uma faculdade que tenha reconhecimento e qualidade de ensino. Em segundo lugar, se jogue e mergulhe por inteiro na sua vida acadêmica. Aproveite todas as oportunidades para se tornar um bom médico. Afinal, essa profissão é valiosa para todo mundo, já que cuida para que todos fiquem bem e com mais qualidade de vida!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *