Você tem perfil de liderança? Conheça 12 diferentes!  

Você tem perfil de liderança? Conheça 12 diferentes!  

Tempo de leitura: 8 minutos

Tem gente que diz que algumas pessoas nascem assim e que é dom, mas a grande verdade é que apesar de traços naturais, a maioria desenvolve as habilidades por meio de experiência, treinamento e autoaperfeiçoamento. Já sacou do que estou falando? Se você ainda não pegou o fio da meada, te conto agora mesmo! O post de hoje é para falar sobre o perfil de liderança. Antes de mais nada, é possível afirmar que um líder é aquela pessoa capaz de influenciar e guiar outras pessoas a um objetivo comum. Calma, não é só isso!  

Nesse mesmo sentido, bora desenrolar tudo sobre o assunto e ver se você tem o perfil de liderança… Ah, mas já para reforçar: caso você não se identifique muito com as características, não esquenta! É possível sim se empenhar, se dedicar e trabalhar as soft, hard e power skills para chegar lá. Partiu, leitura!  

Chefe ou líder? 

Em primeiro lugar, antes mesmo de conferir alguns perfis de liderança, é bom entender as diferenças entre ser um chefe ou um líder. Até porque conhecimento nunca é demais! Em resumo, o chefe ocupa o topo da hierarquia na empresa e tem o poder de decisão, além de estabelecer ordens e direcionar as atividades a partir da autoridade do cargo.  

Por outro lado, o líder não necessariamente está no topo da hierarquia. Ele inspira e motiva os colaboradores, buscando sempre o melhor em cada um e promovendo um ambiente de trabalho positivo e colaborativo. Ah, normalmente ele valoriza muito a participação e o diálogo, assim como o se preocupa com o desenvolvimento pessoal e profissional de cada um da equipe. Diferente do chefe que pode adotar um estilo mais autoritário, e sempre focado em cumprir metas e objetivos. 

De forma resumida, certamente você conseguiu entender as principais diferenças entre um líder e um chefe. Agora, bora conferir focar nos perfis de liderança!  

Perfil de liderança 

Sem mais delongas, agora é a hora de ver alguns perfis de liderança. Aproveita e já observa se você se identifica ou se tem algum tipo de líder que desperta o seu interesse. 

Autoritário 

Esse perfil de liderança se aproxima até um pouco da definição de chefe. Em resumo, ele comanda com firmeza, busca excelência e mobilização da equipe. Inclusive, ele pode monopolizar tarefas e ser crítico, isto é, não incentivar a colaboração. Pode até motivar a equipe, no entanto, a autoridade excessiva pode prejudicar o relacionamento interpessoal. E fala sério, ninguém merece trabalhar em um lugar que tem torta de climão o tempo todo, tá?! 

Workaholic 

Certamente você já ouviu falar ou até conhece algum workaholic, que é aquela pessoa que trabalha compulsivamente, que é viciada em trabalho. Neste perfil de liderança, o líder busca alto desempenho e, claro, lidera pelo exemplo, ou seja, trabalhando muuuito! Além de se dedicar 100% à empresa, ele espera o mesmo ritmo da equipe, o que pode acabar desmotivando, uma vez que focar apenas em resultados e exigir muito dos colaboradores pode ser prejudicial.  

Nesse sentido, ser um workaholic pode afetar até mesmo a saúde, oks?! Por isso, se você se identifica com este perfil de liderança, é bom dar uma lida em quais os tipos de saúde e como cuidar deles! Ainda sobre isso, workaholic é um dos termos usados no mundo dos negócios, mas tem muitos outros. Confira alguns por aqui

Paternal 

Certamente você já ouviu falar: fulano é um paizão! Assim é esse perfil de liderança. Apesar dos fortes laços com a equipe, que chegam a ser até fraternais, tem um grande problema. Esse tipo de líder esbarra na dificuldade em dar feedback negativo. Infelizmente, em alguns momentos será necessário apontar ao colaborador algumas questões em que ele precisa dar mais atenção. E aí que mora a dificuldade para esse líder. Embora neste perfil haja foco no ambiente de trabalho e em boas relações, pode ser que isso prejudique o desenvolvimento da equipe. 

Liberal 

Certamente você já percebeu que todo perfil de liderança tem um lado bom e um não muito bom… Neste aqui, ele delega tarefas sempre promovendo a criatividade e inovação. Entretanto, por ser liberal, muitas vezes pode falhar no acompanhamento das atividades, o que pode ocasionar em equipe sem foco, o que, consequentemente, pode comprometer os resultados.  

Inspirador 

Se você ainda está na escola, com toda a certeza sabe que rola o representante de sala. Este perfil de liderança é bem parecido… Ele serve de exemplo, sempre agindo com ética e justiça. Entretanto, ele pode entrar em conflito com os outros, justamente por exigir que todos estejam sempre motivados, isto é, que sejam basicamente iguais a ele. 

Visionário 

É claro que é sempre bom criar planos para o sucesso do futuro, mas também é ideal pensar no hoje, certo?! Essa é a grande batalha deste perfil de liderança… Apesar de sempre ter um plano para o sucesso do futuro, ele pode ter dificuldade com tarefas de curto prazo, aquelas que chegam de hoje, para hoje. Além disso, em um mundo em que as pessoas querem resultados o tempo todo, pode ser um grande desafio manter a equipe motivada, já que nem todos conseguem ver o retorno no futuro.  

Empreendedor 

Não pense que esse perfil de liderança é assim pelo fato dele ser o dono do negócio… Empreender não está limitado a isso! Esse perfil envolve gerenciar pessoas e tarefas, bem como propor soluções criativas. Apesar de ter certa vantagem no mercado de trabalho, por saber lidar com desafios, pode esbarrar também em dificuldades por não saber aceitar o simples. E vamos falar sério: às vezes o básico bem feito é o que funciona! 

Aliás, se quer ser dono do seu próprio negócio e aplicar esse perfil nele, tem algumas dicas de como começar a empreender. Tá ok… Se você curte audiovisual, tem um vídeo bem massa logo abaixo!  

Situacional 

Já ouviu aquele ditado: eu danço conforme a música? É basicamente o que acontece neste perfil de liderança. Em resumo, ele se adapta às necessidades. Dessa forma, agirá com rapidez e objetividade quando for preciso, mas também pedirá opiniões e colaboração da equipe. Será que finalmente encontramos um perfil de liderança com zero defeitos? He, he, he… Ainda nesse sentido, ele é capaz de entender o momento e delegar tarefas de acordo com as habilidades de cada colaborador da equipe.  

Democrático 

Com toda a certeza, é muito bom ser ouvido e se sentir parte da equipe. Aliás, essa é a sensação dos colaboradores quando encontram um perfil de liderança democrático. Ele ouve, toma decisões em conjunto e, com isso, faz cada um se sentir mais confiante também, já que deixa aquela sensação de colaboração. Mas óh… Pode haver dificuldades em momentos de urgência e de decisões que precisam de rapidez!  

Autocrática 

Totalmente oposto ao perfil de liderança democrático, por aqui não rola ouvir a equipe não, viu?! Ele centraliza as decisões e não valoriza a opinião dos colaboradores. Tem um ponto positivo: pode até ser eficaz para atingir metas e tomar decisões mais rápidas. Entretanto, por outro lado, pode inibir a criatividade e a motivação, além de gerar insatisfação e afetar o clima de trabalho. Será que vale a pena? 

Liderança Laissez-faire  

Deixa acontecer, naturalmente… Aposto que você leu cantando! Esse perfil de liderança laissez-faire, cuja expressão francesa significa algo como “deixa acontecer”, dá liberdade aos colaboradores. Ao mesmo tempo em que pode criar um ambiente totalmente descontraído e de equipe confiante, pode também deixar tudo confuso e sem direcionamento. Aqui, o ideal é equilibrar a liberdade com orientação. Tem tudo para dar muito certo! 

Carismático 

Sabe aquela pessoa que é bem-vinda aos lugares e sempre deixa tudo mais leve? Assim é o perfil de liderança carismático. Ele inspira confiança e responsabilidade, além de ter uma boa comunicação e influenciar no desempenho dos colaboradores. Ah, mas há uma linha muito ténue entre o carisma e a liberdade. Tem de saber equilibrar para que nada saia do controle!  

E aí, se identificou? 

Caraca! Você leu sobre 12 perfis de liderança. Me conta, se identificou com algum? Acha que nasceu com o dom para liderar ou terá de trabalhar as soft, hard e power skills? Inclusive, se quiser entender mais sobre esse assunto, tem tudo explicadinho neste post! Com toda a certeza, uma forma que vai dar aquele UP na sua vida profissional, e até mesmo para você ter conhecimento para liderar, é fazer uma faculdade. Independentemente do curso escolhido, é só se empenhar e se dedicar para se superar cada dia mais. Essa é a receita para dar certo, oks?! E se ainda não está convencido disso, é só conferir os 5 motivos pelos quais você deve ter um diploma de faculdade.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *