Qual profissão combina comigo? Saiba o que considerar! 

Qual profissão combina comigo? Saiba o que considerar! 

Tempo de leitura: 7 minutos

Chegou aquele momento que muitos esperam desde a infância. Aquele momento que a gente vê em filme e fica imaginando o quão massa vai ser. Sim, é esse momento mesmo que você está pensando, e pesquisando, exatamente agora: a F-A-C-U-L! Certamente, o coraçãozinho está apertado e batendo mais forte pela nova fase que vem aí e promete muito! E, talvez, na cabeça deve estar martelando aquela dúvida doida: qual profissão combina comigo? É, você não está pirando e nem vai, porque é super normal ter essa dúvida. Mas, agora, prepare-se que, com certeza, você sairá desse post com uma nova perspectiva e, quem sabe, já até decidido. Então, bora de leitura!!! 

Conheça você mesmo!  

Vamos lá… Para dar o primeiro passo e mandar pra longe a dúvida: qual profissão combina comigo, você fará uma curta viagem no tempo. Sim, curta, porque você acabou de sair do ensino médio ou ainda está nele. Nesse sentido, pense bem em quais disciplinas você mandava bem, que o 10 na prova era garantido, inclusive sem muitos esforços. Provavelmente, isso dirá muito sobre qual área você terá mais facilidade em seguir e, consequentemente, mandar bem e se destacar. Pode ser que a sua praia seja surfar nas ondas das ciências exatas…E aí, deixa lá nos comentários em qual matéria você dá ou dava show na escola!  

Ah, e para dar aquela forcinha ainda mais nesse autoconhecimento, tem testes vocacionais, ou você também pode procurar por uma Feira de Profissões. Já imaginou poder conhecer as graduações com oficinas práticas? Vai ser uma tour sensa! Aliás, se quiser entender um pouco mais sobre as vantagens da orientação profissional, é só dar play no vídeo!  

Dom? 

Hm, a gente ouve muito sobre dom. E será que na hora de responder qual profissão combina comigo o dom deve ser levado em consideração? A resposta é sim! Só para exemplificar, vamos supor que você nasceu com o dom de cuidar das pessoas. Com toda a certeza, se escolher uma carreira voltada à área da saúde não terá muitas dificuldades para cuidar do próximo, e não será algo que te incomodará também. Ah, tem aquelas pessoas que nascem com dom de cantar, atuar, e por aí vai…Então, se tem algo que você ama muito ou faz com muita facilidade, é bom levar isso em consideração.  

Interesse ou aptidão? 

Se o dom deve ser levado em consideração para responder a pergunta qual a profissão combina comigo, é necessário também que a gente entenda o poder do interesse e da aptidão na hora de tomar uma decisão que, com certeza, refletirá no futuro. Só para exemplificar, vamos supor que o seu interesse seja em engenharia civil, mas isso não significa que essa seja a sua aptidão, principalmente se o seu forte não forem os cálculos, tá ok?! He, he, he… Brincadeiras à parte, o interesse é o que te desperta curiosidade ou até mesmo aquilo que você tem mais simpatia.  

Já a aptidão é quase como o dom, é aquilo em que se tem mais habilidade. Mas óh, certamente você já ouviu dizer que só faz gol jogador que está em campo, não é mesmo?! Nesse sentido, se você tem muito interesse em uma área específica, mas talvez não tenha tanta aptidão assim, não há nada que o empenho aliado a uma boa formação e muito treino não possam mudar esse cenário. Então, sem medo de ser feliz, hein! Aliás, se você quiser dar uma espiadinha nas profissões que devem estar com tudo no futuro, é só clicar neste link!


 Tenha santa paciência!  

É isso mesmo! Com toda a certeza, em algum momento da sua vida, você já ouviu coisas como: a pressa é inimiga da perfeição, apressado come cru e quente… E é exatamente isso! Como você pode encontrar respostas para a pergunta: qual profissão combina mais comigo, se quiser resolver isso da noite pro dia? Impossível!!!  

Sim, tem aquelas pessoas que saem do ensino médio e já emendam na graduação, mas tem outras que precisam de um tempo para tomar a decisão ou até mesmo se preparar um pouco melhor para mandar bem no vestibular. Independentemente de qual seja o seu perfil, saiba que ao dar play no ensino superior, se por acaso não for o seu match perfeito, ou seja, não é nada daquilo que você idealizou, está tudo bem também trocar de curso.  

Nesse mesmo sentido, não importa o que aconteça, nunca perca a confiança em você mesmo. Muitas vezes, o medo de arriscar pode impedir de tomar decisões e se jogar de cabeça no que você realmente ama. Nada de fazer isso com você mesmo. Vai com medo mesmo. Tenha a santa paciência. Vai dar tudo certo! 
 

Pesquise 

Provavelmente você ainda não precisou passar por isso, mas imagine o seguinte cenário… Você vai comprar um carro, certamente irá pesquisar muito sobre ele, coisas como se ele dá muita mecânica, se a mesma tem custo elevado, se quando for precisar vender ele ainda terá valor, e até mesmo quantos quilômetros ele faz com um litro de combustível. Nesse sentido, para responder à pergunta que está martelando na sua cabeça, e famosa, qual profissão combina comigo, não pode ser diferente. Será necessária muita pesquisa! Tem campo no mercado de trabalho? Quais as opções dentro da profissão? A remuneração? Enfim, faça o máximo de perguntas e, se possível, converse com pessoas da área. Sempre vale a pena ver a visão de quem vivencia o que você tanto quer! 

Visite! 

Ok, ok… A resposta para a pergunta: qual profissão combina comigo está na ponta da língua. Agora, tão importante quanto tudo que leu até aqui, é se jogar no vestibular e mandar a ver na graduação. Mas nada de desespero também, ok?! Lembra do exemplo que acabou de ler da compra do carro… Mas, por aqui, além de pesquisar muito sobre a universidade, vale também uma visita. É nesse momento que conseguirá conferir tudo o que a instituição de ensino superior te oferecerá, e isso inclui as salas de aula e até mesmo as possibilidades de tecnologia. Pode apostar: quanto mais tecnologia ela te disponibilizar, mais atualizado para enfrentar os desafios do mercado de trabalho você estará!  

Além disso, fique bem esperto se a faculdade se preocupa com o sucesso do aluno. Isso é um ponto importante e que fará a diferença na hora de seguir carreira. Ainda nesse sentido, nada de entrar em uma universidade que não seja reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). Caso isso aconteça, o seu diploma não terá validade. E ninguém merece isso! Vem entender tudo sobre os conceitos e a importância de estudar em uma universidade credenciada ao MEC.  

Ah, e se em algum momento você se perguntar se vale mesmo a pena fazer uma graduação, saiba que uma pesquisa da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (Abmes) Symplicity de Empregabilidade aponta que mais de 75% das pessoas com graduação estão empregadas. Aliás, das pessoas entrevistadas, mais de 83% estão atuando na área de formação. E a renda mensal dessa galerinha é de mais de R$ 4 mil. E aí, já definiu qual profissão combina contigo? Partiu, facul? 


 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *