Como ter os melhores posts nas redes sociais!

Como ter os melhores posts nas redes sociais!

Tempo de leitura: 8 minutos

Vem cá… Sabia que o Brasil tem 171,5 milhões de usuários nas redes sociais? Só pra você ter uma ideia, a população do município de São Paulo, segundo o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2021, tem 12,3 milhões de habitantes. Em uma conta rápida, é como se quase 14 cidades do tamanho de São Paulo estivessem abarrotadas de pessoas usando as redes sociais. Com tanta gente assim, bombar no universo on-line parece até uma tarefa impossível, né? Mas nada disso, hein… Aqui, você confere algumas dicas para ter os melhores posts nas redes sociais.  

Ah, muito mais que se destacar com posts nas redes sociais, tem muuuuita gente ganhando uma grana com elas, não é mesmo?! E não para por aí… Com toda a certeza o Google ainda é a ferramenta de busca mais utilizada no mundo, mas as redes sociais estão ali, na cola, viu?! São 49% que utilizam o Google, enquanto 43,6% dão aquela olhadinha nos posts nas redes sociais. Agora que você já conseguiu entender ainda mais a importância, chega de blá, blá, blá e bora de diquinhas…  

Visu atrativo 

Só para exemplificar… Você está rolando seu feed, olhando aqueles posts recomendados e tcharam: um super massa chamou a sua atenção e te prendeu justamente pelo visual atrativo. Certamente, você clicou e foi dar aquela stalkeada nesse perfil, seja de uma pessoa ou até mesmo de uma marca. Prontinho… Objetivo atingido, não é mesmo?!  

Em resumo, provavelmente, se esse primeiro post que você viu tivesse um visual mal feito ou pouco atrativo, ele não teria chamado a sua atenção e o seu dedinho teria deslizado a tela rapidinho. Então, é isso: aposte nos visuais! 

Público 

Você consegue imaginar quem curte ou compartilha os seus posts nas redes sociais? Óh, essa é uma métrica importante e que você deve se atentar. Afinal, essa é a sua audiência, isto é, o perfil de quem te segue. Em outras palavras, você precisa saber desses detalhes, porque isso vai te dar uma noção do que o seu público gosta de ver e você poderá se empenhar ainda mais na criação de conteúdos nesse estilo! 

Quais seus objetivos?  

Vamos lá… Antes de mais nada, você consegue responder à pergunta deste tópico? Imagine uma corrida sem uma linha de chegada. Você conseguiria saber quem ganhou? Aliás, e os participantes, conseguiriam saber quem foi o primeiro a chegar se não tivesse essa delimitação?  

Então, antes de mais nada, defina bem quais são os seus objetivos com os posts nas redes sociais. Você quer seguidores? Engajamento? Likes? Vendas? Enfim… Definir o que você pretende é uma maneira importante até mesmo de nortear a sua produção de conteúdo. 

Memes ou cotidiano?  

Em primeiro lugar, mais que entender que um meme rola por meio de vídeo, gif ou imagem estática, é necessário ter ciência de que não é por ele ter bombado em algum post na rede social que também servirá para você. Tá tudo bem aderir a uma trend, mas ela faz sentido estar no seu perfil? É o que o seu público gosta de consumir? Se for, então lança a braba e se joga!  

Em contraste com memes, tem quem curte ver a vida real das outras pessoas, os famosos recebidos, enfim. Tudo que gira ao redor da vida de um influencer. Bom, mais uma vez ficou reforçado o quão importante é você conhecer o perfil do seu público para saber do que ele gosta, não é mesmo? 

Qual rede postar? 

Certamente, a resposta correta para essa pergunta, mais uma vez, vai depender da descoberta do perfil do seu público. Não há uma receita mágica que diz qual a melhor rede para você seguir com os seus posts. O que é importante você saber é que um mesmo conteúdo não deve ser usado em todas as plataformas. Por exemplo: seu vídeo bombou no TikTok, ok, sucesso, mas é muito provável que essa não seja a mesma linguagem para o Facebook ou LinkedIn. Isto é, para cada rede você deve entender qual o público que te segue e como impacta-lo da forma mais adequada possível.  

Ah, se o TikTok for a sua plataforma predileta, no vídeo abaixo tem umas diquinhas extras para ajudar você a engajar!  

Atenção ao postar!  

É isso mesmo… Atenção, preste muuuuita atenção antes de fazer um post na rede social. Com toda a certeza, essa introdução deve ter colocado uma pulguinha atrás da orelha, certo? Essa era justamente a intenção! Por mais que haja a possibilidade de excluir um arquivo ou até mesmo ocultá-lo, numa época em que existe o famoso print é quase que improvável sair ileso de alguma situação constrangedora. Sendo assim, se você é do tipo que mostra o seu dia a dia, sempre dê uma checada no ambiente antes de começar a gravar e, posteriormente, dê aquela conferida final antes de publicar. Vai entrar ao vivo? Então, cuidados redobrados, oks?! Por mais que o seu perfil seja real life, é bom se precaver! 

Seja criativo!  

É isso mesmo… Ao mesmo tempo em que um seguidor curte mais ver vídeo, outro, provavelmente, vai preferir uma foto ou até mesmo um textinho engraçado. Assim, a ideia é sempre optar por posts nas redes sociais das mais variadas formas e que abusem da criatividade. Além disso, abuse também das ferramentas que a plataforma disponibiliza para você. Que tal uma enquete para que os seus seguidores te ajudem a escolher o look ou o rolê do fim de semana? Já pensou em abrir uma caixinha de perguntas em que você pode ler confissões dos seguidores, é claro que sem identificá-los, e ao mesmo tempo interagir com reações? É basicamente colocar o seu seguidor como protagonista do seu perfil.  

Interaja!  

Ative o sininho, deixe o like, um comentário e, se você curtiu esse post, compartilhe. Provavelmente, em algum lugar você já deve ter ouvido essa frase ou algo semelhante. Sim, é importante convidar os seguidores a interagirem com o seu conteúdo. Do mesmo modo, esteja ciente que a partir do momento em que você chama os seus seguidores para uma ação, terá de oferecer algo em troca. Normalmente, o que eles mais vão curtir é ser vistos. Dessa forma, interaja! 

Monitoramento 

Ok, ok… Você está com vários posts nas redes sociais, interagindo e, aparentemente, garantindo um bom retorno. Mas peraí: cadê as métricas que comprovam o quão engajado estão os seus posts? Sim, é necessário realizar o monitoramento para conseguir avaliar e mensurar o engajamento dos seus posts. Certamente, isso também será um ótimo guia sobre a linha que você deve seguir. Ah, neste post tem algumas ferramentas gratuitas. Agora não tem mais desculpa para não monitorar, hein?!  

E a frequência? 

Mais uma vez, a probabilidade de conseguir definir isso só após conhecer o seu público e por meio do monitoramento é muito grande! Além desses dois itens, é necessário realizar testes também. Se você é do tipo que mostra o seu cotidiano, certamente deverá ter posts diários, afinal, as pessoas estão ali te seguindo para estar por dentro da sua rotina. Agora, se você é comerciante e está oferecendo um produto ou serviço, deverá testar qual a jornada de compra e o que funciona melhor para você. De qualquer forma, esteja bem atento e sempre monitorando as suas redes para verificar qual a frequência funciona da melhor forma para você!  

É trend!  

Agora que seus posts nas redes sociais vão bombar ou até já estão bombando, a última diquinha é: esteja sempre atento às trends! Nesse mesmo sentido, é importante também estar por dentro das redes com as maiores audiências… Atualmente, são o Facebook, Youtube, Instagram e TikTok. Ah, caso seu conteúdo seja mais profissional você pode optar pelo LinkedIn, que é a rede social mais utilizada pelas empresas na busca por talentos.  

Embora hoje as redes mais utilizadas sejam essas, é importante lembrar que a preferência do público muda muito com o tempo. É muuuuito provável que você sequer lembre, mas já existiram redes famosas como Orkut, que foi desbancado pelo Facebook e Twitter, e o MSN, que antigamente era basicamente o que hoje conhecemos por WhatsApp. Pergunta aí na sua casa que vão te contar algumas experiências com essas redes!  

Ah, se você quer ser um expert em redes sociais e fazer uma graduação na área, se liga nessas opções interessantes: Marketing, Publicidade e Propaganda ou Jornalismo. Com toda a certeza, uma facul vai abrir ainda mais a sua mente. Caso você não queira estar à frente das câmeras, terá conhecimento suficiente e aprofundado também para ajudar quem quer bombar nas redes, isto é, esse mundo pode ser seu universo profissional. Aliás, o marketing está entre as profissões do futuro. Neste post, você conhece algumas. Vale a pena a leitura!  

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