Apaixone-se pela carreira de professor de biologia! 

Apaixone-se pela carreira de professor de biologia! 

Tempo de leitura: 6 minutos

Conta um segredinho aqui pra mim… Você está considerando seguir carreira como professor, certo? No entanto, deve estar em dúvida sobre qual área escolher. Não tem problema, esse post pode ser exatamente o que precisa para esse momento! Certamente, há alguma disciplina que você manda muito bem e que até rola dar um help para os amigos. E se você está neste post, provavelmente esse coraçãozinho bate mais acelerado sobre tudo relacionado à vida e ao meio ambiente. Se esse for o seu match, ser professor de biologia pode ser a escolha ideal. Nesse sentido, hoje você vai ficar por dentro de tudo sobre esse universo. Então, bora de leitura! 

O que é preciso para ser professor de biologia? 

Com toda a certeza você sabe bem o que é necessário, mas o óbvio também sempre precisa ser dito. Assim sendo, em primeiro lugar, para ser professor de biologia é indispensável que você faça licenciatura em Ciências Biológicas. Em resumo, a licenciatura tem duração de 3 anos e será uma jornada incrível e, claro, de muito aprendizado. Só para você ter uma ideia do que está por vir, caso escolha ser professor de biologia, se liga em algumas disciplinas que fazem parte da faculdade!  

  • Anatomia e Genética Humana;  
  • Biogeografia e Ecologia Geral;  
  • Biologia Celular e Tecidual;  
  • Botânica Funcional;  
  • Ecologia de Populações e Comunidades;  
  • Educação Ambiental e Sustentabilidade;  
  • História e Cultura Afro-brasileira e Indígena;  
  • Imunologia;  
  • Morfologia Vegetal;  
  • Parasitologia;  
  • Tópicos Especiais em Meio Ambiente;  
  • Zoologia dos Invertebrados Aquáticos e Terrestres.  

Ah, essas são somente algumas disciplinas, oks?! Se quiser saber um pouco mais sobre o curso, tem mais algumas infos nesse post. Um detalhe importante que você precisa saber, é que desde o início da faculdade vão rolar conteúdos para que você se destaque nas futuras aulas.  

É caro ser professor de biologia? 

Uma vez que você já viu que para ser professor de biologia é necessário cursar a licenciatura em Ciências Biológicas e já até sabe quanto tempo dura a facul, deve estar se perguntando se é caro para ser prof. Peraí que te conto já! Antes de tudo, é importante saber que existem as instituições públicas e privadas. Se acaso você for cursar em uma faculdade pública, não terá de pagar mensalidade, mas, se for necessário mudar de cidade, pode ser que tenha outros gastos como estadia, alimentação, entre outros. Em uma faculdade privada, tem sim a mensalidade, mas tem diversas alternativas para pagá-las, inclusive para não pagá-las. E isso tudo você pode conferir neste post!  

Ainda nesse sentido, além de considerar valores das mensalidades, você tem de ficar atento também a tudo o que a instituição pode te oferecer, como estrutura top e diferenciada e professores de excelência. Inclusive, não será incomum encontrar faculdades com preços baixíssimos, e é claro que isso chamará a sua atenção. Mas fique atento! Observe se são credenciadas ao MEC, pois se não forem, o seu diploma não terá validade. E aí é como se os estudos fossem em vão, porque não vai rolar ser professor de biologia sem o diploma. Aí o sonho vai virar um verdadeiro pesadelo. Vem entender esse rolê do MEC aqui!  

E dinheiro entrando? 

Até agora só tinha lido sobre estudar e quanto investir para ser professor de biologia, não é mesmo?! E ninguém falando nada sobre quanto de grana vai cair na conta. Mas é pra já! Conforme pesquisa no site salario.com.br, Como prof do ensino médio, por exemplo, a média salarial é de mais de R$ 4,3 mil. Entretanto, o teto salarial pode chegar a mais de R$ 11,5 mil. E isso é levando em consideração o regime de trabalho CLT.  

Aliás, os valores também dependerão muito da empresa em que você trabalhará. E com o diploma de licenciatura em Ciências Biológicas, não é só lecionar que você poderá. Logo, pode ser que caia mais dinheiro na conta! As outras opções de trabalho você vai conhecer no tópico seguinte!  

O que faz um professor de biologia? 

Dá aula… Calma, calma, a resposta não é só essa! Hehehe… Brincadeiras à parte, assim que estiver com o diploma em mãos e poder ser chamado de professor de biologia, você poderá dar aulas de ciências para o ensino fundamental, de biologia no ensino médico, além de dar aulas em cursos técnicos e preparar estudantes para o vestibular.  

Ah, e não tem somente dar aula como opção. Com o diploma em mãos, rola ainda atuar em projetos de educação ambiental em museus, parques ecológicos, zoológicos, unidades de conservação ambiental e até mesmo em empresas privadas. Só para exemplificar, nesses casos citados você poderá acompanhar visitantes promovendo iniciativas de conscientização ambiental ou contribuir para o desenvolvimento de materiais didáticos, aproveitando sua expertise na área de biologia. 

Habilidades…  

Agora é a hora de saber algumas habilidades para mandar bem durante a faculdade de Ciências Biológicas e depois como professor de biologia!  

Tecnologia 

É incontestável que a tecnologia desempenha um papel fundamental em nossa vida cotidiana e na educação não é diferente. Por isso, você pode usá-la ao seu favor em sala de aula, preparando um conteúdo com a trend da vez, que tal? Os alunos vão super curtir e você será o prof antenado! Aliás, rola usar a tecnologia para te dar aquele help nos estudos. Inclusive, se liga em alguns apps para ajudar a melhorar os estudos

Criatividade 

É claro que usar a tecnologia ao seu favor vai ser ótimo, mas a criatividade também pode fazer de você um professor de biologia diferenciado. Já pensou em ensinar sobre animais em um parque ou realizar uma pesquisa de campo sobre o impacto do lixo com os alunos? Eles vão pirar! E ser criativo também nos seus trabalhos de facul irá garantir notas excelentes!  

Empatia 

É claro que dar aulas diferenciadas será o máximo como professor de biologia e os alunos vão adorar você, mas ter empatia vai te tornar ainda mais especial. Compreender as características e as dificuldades de cada um, fará de você um prof diferenciado! Ah, essas mesmas características farão de você um colega de sala especial.  

Atualização constante 

Durante a facul, isso aqui vai ser muito fácil, pois você estará estudando e dia após dia será abastecido de informação e buscará por muitos conteúdos também. Porém, com o diploma em mãos e já podendo ser chamado de professor de biologia, terá de continuar buscando por atualização. Isso é muito valorizado na área da educação e fará com que você esteja sempre por dentro de novos estudos e tecnologias.  

Conta aí… Chegou até aqui mais inspirado? Espero que sim! Entretanto, caso ainda não esteja tão seguro que quer seguir a carreira como professor de biologia, é o momento ideal para conferir os motivos para se jogar na licenciatura em Ciências Biológicas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *