Profissional da saúde: saiba as características essenciais

Profissional da saúde: saiba as características essenciais

Tempo de leitura: 6 minutos

Chegou a hora de prestar vestibular, momento este aguardado por muitos e temido por alguns também! Seja qual for a sua expectativa, é normal que muitas vezes você ainda não saiba qual curso de graduação escolher. E tá tudo bem, ok?! No entanto, se você pensa em ser um profissional da saúde e está quase dando match com a área, já é bom ficar ciente de que ela é bem ampla. Vai da Medicina à Fisioterapia, passando, por cursos como a Odontologia, Psicologia e Educação Física.  

Embora seja uma área com profissões diversas, uma coisa elas têm em comum: cuidar das pessoas, seja da saúde física, emocional ou mental. E para ser um bom profissional da saúde, tem algumas características e habilidades importantes que você deve observar para desempenhar o trabalho do dia a dia da melhor maneira possível. Neste post, você confere algumas. Bora lá?! 

Habilidade com pessoas 

Essa, sem sombra de dúvida, é a competência mais importante que um profissional da área da saúde deve ter. Isso porque, durante qualquer atendimento, ele precisará ser atencioso e resiliente, uma vez que lidará com pessoas em diversas situações, sendo, em sua maioria, de dor física ou emocional. E, nesses casos, sabemos que muitos acabam ficando angustiados ou estressados, não é mesmo? Dessa forma, o profissional da saúde é quem deverá saber, além de ajudá-los, tranquilizá-los.  

Boa comunicação 

Durante o atendimento ao paciente, o profissional da saúde, necessariamente, deve ter uma boa comunicação, uma vez que ele precisará explicar sobre os procedimentos, como tratamento, medicação, autocuidados, e outros detalhes. E não para por aí… Em muitos casos, caberá ao profissional dar notícias ruins, como morte de algum familiar, por exemplo. Assim sendo, é necessário, além da boa comunicação, saber ter empatia e ser sensível para passar a informar para todos.  

Da mesma forma, a boa comunicação também será necessária para lidar internamente com a equipe, para sempre ter clareza com todos os demais envolvidos, e até mesmo explicar sobre os procedimentos que serão realizados ou qual a medicação deverá ser aplicada. E óh, a boa comunicação deve ser tanto a verbal quanto a escrita, ok? Nada de letra inelegível, hein!  

Estabilidade emocional  

Sabemos que nunca é fácil receber uma notícia ruim, não é mesmo? Da mesma forma, ser a pessoa que transmite essa informação também não é uma tarefa fácil. E, apesar de ter empatia, ou seja, saber se colocar no lugar do outro, o profissional da saúde precisa ter estabilidade emocional para que tal acontecimento não cause algum dano mental ou emocional. Em outras palavras, você precisará estar preparado para as adversidades do dia a dia da profissão escolhida.  

Foco 

Essa habilidade já deve começar desde a faculdade, ok? Seja para focar nas aulas e até mesmo na entrega dos trabalhos e nas provas. Certamente, todos os detalhes passados em sala de aula, na teoria e na prática, são os que você aplicará, futuramente, no seu dia a dia como profissional da saúde. Já desempenhando a função escolhida, o foco deve ser redobrado, pois você estará lidando com a saúde das pessoas, seja ela física, emocional ou mental. É aquele velho ditado: todo cuidado é pouco! Afinal, lidar com vidas é uma grande responsabilidade!  

Saber trabalhar em equipe!  

Isso, com certeza, é indispensável! Como profissional da saúde, é quase impossível trabalhar sozinho, viu? Assim como você já deve ter percebido nos vários filmes da área da saúde que deve ter assistido, uma cirurgia, por exemplo, precisa de profissionais de diferentes áreas, como o cirurgião, o instrumentador cirúrgico e o anestesista. Pois bem… Por isso é fundamental e indispensável saber trabalhar em equipe. Lembra da boa comunicação? Nessas situações ela é de fundamental importância.  

Só para exemplificar e te mostrar que todo profissional da saúde, até aquele que normalmente trabalha de forma mais autônoma, precisa saber atuar em equipe. Vamos supor que você é um psicólogo, atendeu um paciente e percebeu que ele precisa de alguma medicação. Nesses casos, o profissional da psicologia não tem essa autonomia. Assim sendo, é fundamental que você tenha uma parceria com algum psiquiatra. Dessa forma, você poderá encaminhar o paciente, para que o seu colega, também profissional da saúde, consiga identificar a medicação correta e receitá-la. Sacou a importância do trabalho em equipe? 

Gostar de estudar!  

Hoje, praticamente todas as profissões estão em constante evolução, e até mesmo sendo impactadas e impulsionadas pelo avanço da tecnologia. Com a área da saúde isso não é diferente. Em um passado não muito distante, quando teve início a pandemia do novo Coronavírus, a Covid-19, logo também chegaram as vacinas. Isso porque sempre tem profissionais empenhados em estudar. Não que você precise se tornar um cientista ou pesquisador, mas, necessariamente, é uma boa ideia acompanhar a evolução da área escolhida. Pra mandar ainda melhor no mercado, você pode festar em constante atualização sobre mudanças nos procedimentos ou novas descobertas. 

Paciente em primeiro lugar!  

É óbvio que, independentemente de qual for a sua escolha, para ser um bom profissional da saúde você precisa colocar o paciente em primeiro lugar, pois é em razão dele que existe a profissão. Com toda a certeza, todas as outras características e habilidades citadas neste post refletirão positivamente no seu atendimento ao paciente. Então, bora de resumão pra fixar bem como ser um bom profissional da saúde? 

  • Habilidade com as pessoas, ser atencioso e resiliente; 
  • Ter boa comunicação, clara, objetiva, sensível e empática;  
  • Estabilidade emocional, estar preparado para adversidades do dia a dia; 
  • Foco, afinal, você estará lidando com a saúde física, emocional ou mental;  
  • Saber trabalhar em equipe;  
  • Gostar de estudar, ou seja, estar em constante atualização.  

E aí, se identificou com alguma competência ou habilidade? Agora, sua dúvida é qual curso da graduação tem mais a sua cara? Então bora de material exclusivo com detalhes sobre todos para te ajudar!  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *