Projetos de Extensão da Unoeste 

Projetos de Extensão da Unoeste 

Tempo de leitura: 12 minutos

Você sabia que no dicionário Aurélio, um dos significados para a palavra extensão é o ato ou efeito de se estender ou de se ampliar. Mas o que isso pode ter a ver com o seu sonho de fazer uma facul? Exatamente, tudo! Só para ilustrar… todos os conhecimentos que aprender na universidade poderão ser estendidos ou ampliados para a comunidade. Aliás, é justamente esse plus que te dá a chance de aprender de uma forma diferenciada! Quer saber o mais legal? Na Unoeste, os projetos de extensão ocorrem há décadas e já ajudaram milhares de pessoas. Confira todos os detalhes sobre esse assunto no post de hoje! 

A importância da extensão 

Em resumo, a extensão é um dos pilares da universidade, junto com o ensino e a pesquisa. A ideia é que a faculdade esteja integrada com a sociedade, fazendo a diferença na vida das pessoas e da comunidade onde ela está inserida. Uma vez que a Unoeste está nos campi de Presidente Prudente, Jaú e Guarujá, ela promove ativamente projetos de extensão que possam atender as necessidades locais e também contribuir com a formação dos universitários.  

Agora, vou te contar um segredo… no momento em que você resolve participar desse tipo de iniciativa tem a chance de conquistar conhecimentos e habilidades diferenciadas para a sua carreira. Sabe o porquê? É que durante esses projetos você vivencia a futura profissão e desenvolve características importantes para o mercado. A melhor parte é que pode fazer isso de forma segura, pois os professores estão ao seu lado para o que der e vier. 

Já deu pra entender que participar dos projetos de extensão só acrescenta ao seu currículo, não é mesmo?! Aliás, uma ótima ideia é fazer uma faculdade que proporciona essas experiências aos estudantes, como a Unoeste!  

Projetos de extensão na Unoeste  

Uma vez que você já tem em mente que os projetos de extensão são a cereja do bolo da sua formação, saiba que a Unoeste manda muito bem nisso. Só para exemplificar, em 50 anos de existência, a universidade já realizou mais de 1 milhão de atendimentos. Todo ano surgem novas iniciativas e existem outras que já se tornaram tradição. Veja alguns destaques! 

Saúde Visual do Escolar 

Se acaso você usa óculos, já sentiu alguma dificuldade para ler alguma informação, não é mesmo? Agora, imagine crianças que não conseguem enxergar o que a professora escreve na lousa e nem têm grana para ir ao oftalmo. Tenso, né? Nesse sentido, a Unoeste realiza há mais de 12 anos o projeto Saúde Visual do Escolar e já prestou mais de mais de 25 mil atendimentos. 

E como a união faz a força, essa ação tem outros parceiros que viabilizam a produção dos óculos de acordo com as necessidades. Em primeiro lugar, os alunos de Medicina realizam o teste de acuidade visual e a galera que precisar é encaminhada para consulta e acompanhamento médico. Então, se você sonha em ser médico já pode aprender uma prática profissional ajudando crianças. Que tal, hein?  

Anjos da Unoeste 

Desde que a pandemia surgiu como uma onda na vida das pessoas, a Unoeste também se sentiu parte desse cenário. Ao passo que o projeto Anjos da Unoeste produziu mais de 4 mil refeições para pessoas em vulnerabilidade social. Sabe o mais legal? Foi um momento que envolveu os estudantes de toda a universidade e foi uma ótima maneira de praticar a empatia. Com toda a certeza, assim que estiver por aqui, poderá participar de ações como essa. 

Atendimentos em unidades de saúde 

Uma vez que você tem vontade de fazer um curso da área da saúde, prepare-se para uma experiência incrível com a comunidade. Ao mesmo tempo em que aprenderá muita coisa nas aulas práticas e nos modernos laboratórios, também poderá vivenciar a futura profissão. Sem dúvida, esses atendimentos também são uma ótima forma de desenvolver habilidades como a empatia e o trabalho em equipe.  

Se você tiver vontade de estudar na capital do calçado, mais conhecida como Jaú, poderá dar o seu melhor nas unidades de saúde de lá. Já se a sua onda for, literalmente, pegar uma praia, a Unoeste tem várias parcerias com a rede de saúde de Guarujá. Por outro lado, em Presidente Prudente, esse tipo de serviço já criou raízes e a universidade é uma grande parceira do serviço público. Aliás, você sabia que a Unoeste possui um ambulatório médico top que oferece dezenas de serviços gratuitos? Isso mesmo, você ajuda as pessoas e conquista conhecimentos únicos para a sua carreira. 

Trote do Bem 

Já ouviu aquele ditado: “A primeira impressão é a que fica”? De fato, aqui na Unoeste a sua chegada é um momento especial! Inclusive, já tem spoiler pra você! Com o propósito de já te inserir no mundo da extensão, a universidade realiza o seu Trote do Bem. É provável que você se reúna com a galera para arrecadar litros de leite para uma gincana ou até fazer o plantio de mudas na cidade. A princípio, saiba que a extensão pode ir além de ajudar as pessoas, como também contribuir com o meio ambiente. Sustentabilidade que fala, né? 

Meninas na STEM 

Você sabia que 75% dos empregos do futuro exigirão competências STEM e STI – siglas em inglês para ciências, tecnologia e inovação? De tal forma, a Unoeste tem um projeto que incentiva estudantes do ensino médio a se interessarem por cursos nessas áreas. Sabe por quê? É que as mulheres ainda são uma fatia menor nessas horas e a ideia aqui é mostrar um cenário em potencial. Se você tiver interesse por alguma graduação dessa área, poderá ser voluntário nesse projeto de extensão. A melhor parte será compartilhar um pouco da sua vivência universitária, e já te adianto, que é uma sensação única. 

Dias de campo 

Você sabia que a Unoeste tem uma fazenda cheia de plantações e experimentos? Portanto, se o seu sonho é ser do team agro vai ter oportunidades incríveis de mostrar o que sabe para a comunidade externa. Inclusive, pode até se envolver em projetos de extensão que visam aumentar a renda dos agricultores. Sabe qual é a melhor parte? O networking que você poderá adquirir nesses momentos. E te adianto, tem aluno que já faz contatinho para futuros estágios, viu? De fato, os dias de campo tornam a Unoeste mais animada e cheia de visitantes. 

Mutirão Lixo Eletrônico 

É provável que você já teve algum celular que não usava mais ou um notebook que ficou desatualizado. Com toda a certeza, esses equipamentos foram úteis pra você em algum momento, mas e agora?  Você sabe como fazer o descarte correto deles? Sem dúvida, cuidar do meio ambiente é um lance importante e dá pra cada um fazer a sua parte. Isso significa dar o destino final adequado. Mas… se o lixo comum não é este local, saiba que tem projeto de extensão que junta todos esses materiais e manda para a área correta. Só para ilustrar, será um rolê incrível em que uma galera se junta em prol do meio ambiente! Aliás, já vejo você participando dessa experiência, ganhando vários conhecimentos e conhecendo outras pessoas.  

Reabilitação Equestre 

Não apenas para passeios ou práticas esportivas, os cavalos também são aliados na busca pelo bem-estar. Como você já sabe, vários projetos de extensão da Unoeste ocorrem por meio de parcerias, e esse é mais um. Só que dessa vez, o apoio vem da Polícia Militar para a idealização do programa de Reabilitação Equestre. Só para exemplificar, estão envolvidos os cursos de Fisioterapia, Psicologia e Zootecnia. Além disso, são atendidas crianças e adolescentes que têm alguma deficiência, seja física, intelectual ou necessidades especiais. 

Mutirões de saúde 

Surpreendentemente, os projetos de extensão da Unoeste vão além das fronteiras das cidades que sediam os seus campi. Já pensou conhecer uma outra cidade e ainda colocar em prática a futura profissão? Aqui isso é possível! E, mais que a prática, a melhor parte é ver o rostinho de gratidão e alegria de toda a população que é beneficiada por ações como essas. Aliás, aqui existem parcerias com o poder público, como as prefeituras, e também com outras instituições privadas em prol de levar saúde, educação e conhecimento para todos. 

Rally dos Sertões 

Já deu pra perceber que a Unoeste manda muito nas suas parcerias, né? Aliás, a sua grande abrangência permite estar em importantes eventos, como, por exemplo, o Rally dos Sertões. Só pra você entender, essa grande competição que percorre todo o Brasil também leva atendimentos de saúde por onde passa. Mas a gente sabe que uma andorinha só não faz verão e nada como ter a universidade como parceira para a prestações de serviços. Saiba que em eventos desse tipo você tem a chance de ajudar e, de quebra, ganhar um networking incrível. Isso porque o contato com profissionais de outros lugares é bem legal e traz vivências únicas. 

Au, au, miau, miau! 

E quem disse que os projetos de extensão da Unoeste não envolvem os pets? Inclusive, existem várias iniciativas que se destacam. Uma delas é a arrecadação de ração que os calouros de Medicina Veterinária fazem. Então, se você tem o sonho de ser veterinário, saiba que já vai mandar super bem ajudando nessa ação. Surpreendentemente, essa ação acontece desde 2014 e já foram arrecadadas mais de 11 mil toneladas de ração, demais, né? 

Em contraste com essa ideia, tem o projeto Castração é a Solução. Você sabia que os bairros carentes são os que mais têm pets pelas ruas. Mas como reduzir essa densidade populacional? Por meio da castração! Fato é que essas pessoas não possuem grana para isso ou muitos dos animais não têm dono. Nesse sentido, a Vet tem essa iniciativa que castra os animais gratuitamente e contribui com o cenário local. Por mais que os alunos aperfeiçoem essa técnica cirúrgica, os pets e a sociedade também agradecem. 

Projetos de extensão: o que você ganha?

Ao participar de projetos de extensão você desenvolve diversas habilidades que serão úteis para a sua vida profissional e pessoal. Desse modo, vou te mostrar hoje as cinco principais. Confira! 

1. Networking 

Desde que você se propõe a participar de projetos de extensão terá a chance de conhecer muitas pessoas e ter contato com profissionais de diferentes áreas. Atualmente, essa rede de contatos pode fazer muita diferença no seu futuro no mercado.   

2. Soft Skills 

O nome parece complicado, mas na verdade diz respeito às habilidades comportamentais. Em resumo, são características que você mostra ao lidar com várias situações. Na carreira, essas habilidades são bem valorizadas e estão ligadas às empresas. Afinal, mais do que conhecimento técnico, o bom relacionamento é essencial.   

3. Hard Skills 

Ao contrário da anterior, as Hard skills são as competências técnicas, ou seja, toda a bagagem que você ganha na facul para as atividades ligadas à sua futura profissão. Essas características são essenciais para que você mande bem em um processo de recrutamento e se diferencie dos seus concorrentes.   

4. Aprendizado na prática 

É sobre isso e está tudo muito bem, sim! Tenha essa nota mental como a sua melhor amiga durante a facul. Afinal, nada mais do que ter a chance de colocar em prática tudo o que aprende nas aulas de laboratórios. Aliás, durante os projetos de extensão, vai conquistando mais segurança e autonomia em situações que podem ser bem parecidas com o que irá encontrar.   

5. Enriquecimento do currículo 

Antes de mais nada, saiba que tem uma galera que chega na universidade sem nadinha no currículo. Mas calma… isso é perfeitamente normal e é na facul que você terá a chance de preencher essas lacunas. Acima de tudo, saiba que os projetos de extensão permitem ampliar as suas atividades e enriquecer o currículo. Quer mais informação privilegiada? Muitas empresas olham com bons olhos o fato desse trabalho espontâneo. Demais, não é mesmo?! 

Partiu, projetos de extensão! 

Já deu pra perceber que aqui na Unoeste tem projetos de extensão pra todos os gostos e cursos, né?! Agora que você já conheceu o lado extensivo da universidade. Que tal ver um material exclusivo que tem vários outros motivos para estudar em uma das instituições mais top do Brasil? Clique abaixo e confira! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.