Quanto tempo dura a faculdade de Design de Interiores? Veja aqui! 

Quanto tempo dura a faculdade de Design de Interiores? Veja aqui! 

Tempo de leitura: 9 minutos

Vamos lá… Você entrou na casa ou apartamento de alguém, ou em qualquer outro lugar, e a sua primeira reação foi reparar na decoração e em tudo que está relacionado a isso. Não surpreendentemente, esse é o assunto que mais prende a sua atenção ou faz você querer se aprofundar cada vez mais. É, com esses sintomas, inegavelmente, já sei qual o seu diagnóstico: designer de interiores! He, he, he… Brincadeiras à parte, se esse post apareceu como um passe de mágica ou se você chegou até ele, certamente está buscando informações sobre a área e também procurando saber quanto tempo dura a faculdade de design de interiores. Muito mais que essa info e curiosidades sobre esse mundo, vou te apresentar um curso de excelência, o da Unoeste. Então, bora de leitura!  

Quanto tempo dura a faculdade de design de interiores? 

Sem muita enrolação, logo de cara você já vai ter a informação que busca, que é quanto tempo dura a faculdade de design de interiores. Ao todo, serão 2 anos, ou seja, 4 semestres. Com toda a certeza, esse período vai passar voando. Aliás, na Unoeste, a graduação é dividida em dois módulos, sendo o primeiro como desenvolvedor de interiores e o segundo como projetista de usabilidade e conforto. Se liga em algumas disciplinas que farão parte do seu dia a dia como estudante de design de interiores. 

Desenho Técnico  

Só pra exemplificar, essa matéria é praticamente o Instagram dos projetos, mas em versão técnica! Nela, você vai desenvolver o superpoder de comunicar ideias e projetos por meio de desenhos precisos. Escalas, projeções e símbolos específicos são os filtros dessa disciplina. 

Projeto de Ambientes Residenciais 

Aqui, a vibe é criar o lar dos sonhos para a galera! Focada em projetos de interiores para casas, essa disciplina considera desde a funcionalidade até a estética, ergonomia e as necessidades dos moradores. É como transformar cada casa em um pedaço do Pinterest! 

Projeto de Ambientes Corporativos e Eventos 

Para quem curte a pegada mais corporativa e agitada dos eventos, essa disciplina é o ponto de encontro. Ela cria projetos de interiores para empresas e eventos, pensando na identidade visual da “firma”, na movimentação de pessoas, na funcionalidade do espaço de trabalho e nas necessidades específicas de cada rolê. 

Maquete Eletrônica 

Essa disciplina é a Pixar do design de interiores! Em resumo, você desenvolverá maquetes virtuais tridimensionais com softwares irados de modelagem e renderização. Ah, e tudo para visualizar e apresentar projetos de forma tão realista que parece que você já está dentro deles. 

Projeto de Paisagismo em Pequena Escala 

Se você tem um dedinho verde e ama deixar os lugares mais bonitos, essa disciplina é para você! Ela foca em planejar e criar projetos de paisagismo para espaços pequenos, como jardins residenciais e áreas de lazer. Escolha de plantas, design de mobiliário externo e integração com o ambiente são as estrelas aqui. 

Ergonomia 

Essa disciplina é praticamente o Tinder entre o ambiente de trabalho e o corpo humano! Aqui, você vai estudar a relação entre os dois para criar espaços e móveis que são verdadeiros matches com as características do corpo humano. Conforto, saúde e produtividade são os matches perfeitos! 

Luminotécnica 

É hora de dar aquele brilho nos ambientes! Essa disciplina estuda a iluminação artificial, considerando quantidade de luz, qualidade, temperatura de cor e até sustentabilidade. O objetivo é criar ambientes que sejam funcionais, esteticamente agradáveis e, claro, com uma eficiência energética de causar inveja. 

Processo Construtivo e Materiais 

Aqui, você vai estudar os bastidores do design de interiores. Desde os processos construtivos até os materiais, acabamentos e revestimentos. Essa disciplina é como o script que guia toda a produção, proporcionando o conhecimento necessário para escolher os materiais certos e entender todas as etapas do rolê. 

Viu só? Em resumo, podemos dizer que na faculdade de Design de Interiores da Unoeste as disciplinas são como peças-chave para montar o quebra-cabeça da sua formação. Afinal, são diversas matérias que, além de manterem você sempre no topo das tendências, te preparam para encarar os desafios do mercado de trabalho. A ideia é que você saia pronto para desenvolver projetos supercriativos e inovadores. Ah, assim como essas, tem muitas outras durante os dois anos, oks?! 

Estrutura top? A Unoeste TEEEM!  

Você já sabe quanto tempo dura a faculdade de Design de Interiores da Unoeste, agora vai levar um spoiler da estrutura que utilizará nesse período de 2 anos… Se você curte colocar a mão na massa, o Lab de Maquetaria é o point perfeito para você! Equipado com marcenaria e até uma máquina de corte a laser, esse espaço permite a criação de maquetes detalhadas e projetos incríveis. Mas as maravilhas não param por aí! No LabDesign, você solta a imaginação com equipamentos de impressão, realidade virtual e desenho, dando vida às suas ideias e criando peças únicas. 

Sentiu falta de cereja do bolo? Agora, não mais… As salas de aula são pensadas para estimular metodologias ativas de ensino. Na Unoeste, nada de só ouvir aulas, você vai participar ativamente do aprendizado. Além disso, os auditórios são modernos e aconchegantes, garantindo o melhor ambiente para palestras e eventos. Isso é só um spoiler, oks?! Se quiser saber um pouco mais, tem várias vantagens por aqui!  

Habilidades? 

Depois que conheceu algumas disciplinas e viu também quanto tempo dura a faculdade de Design de Interiores da Unoeste, certamente você está se perguntando quais habilidades e competências desenvolverá durante os 2 anos de estudo, peraí que já te conto. Aliás, são muitas, oks?! Desde a criatividade para pensar de forma inovadora até o conhecimento técnico em desenho, representação gráfica e software de modelagem 3D… E muito além disso, a ideia é aprimorar seu senso estético ao combinar cores, materiais e elementos decorativos para que absolutamente tudo que você criar, encantar não só os olhos do cliente, como também de qualquer um que entrar naquele ambiente. Igualzinho a você quando entra em algum lugar e os olhos brilham para tudo que vê, sabe?!  

Nesse sentido, se a ideia é encantar o cliente, você precisará apresentar, e vender, aquele projeto. Assim, durante a faculdade de Design de Interiores da Unoeste, você desenvolverá uma comunicação eficaz para expressar ideias oralmente, e visualmente, para apresentar e negociar projetos.  

Com toda a certeza, você já se ligou que sairá da faculdade de Designer de Interiores da Unoeste com todas as competências necessárias para atuar de forma criativa e inovadora. Vai ser sucesso!  

Vai rolar trampo? 

Uma vez que você já sabe quanto tempo dura a faculdade de Design de Interiores, levou um spoiler sobre a estrutura utilizada e até mesmo sobre as competências, está tudo bem se preocupar com os jobs e a graninha ao final do mês. E te digo uma coisa: a empregabilidade na área está bombando! Inegavelmente, o mercado imobiliário em crescimento, o que faz com que o design de interiores seja valorizado. Fala a verdade, quem é que não quer um espaço personalizado? Nesse sentido, vai rolar trabalhar em escritórios de arquitetura, empresas de design, construtoras, fábricas de móveis e decoração, ou até mesmo empreender com o próprio negócio, sendo de forma autônoma ou até mesmo com consultoria ou freelas. Aliás, tem umas dicas de como dar play na vida de empreendedor. E como não é só lendo que se aprende, rola se inspirar vendo filmes também!  

Partiu, Design de Interiores na Unoeste!  

Logo depois que você conferiu infos sobre algumas disciplinas e já tem em mente quanto tempo dura a faculdade de designer de interiores, só me resta uma última pergunta: partiu, Unoeste? Aliás, se você está se perguntando o porquê de um diploma superior, aqui vão mais alguns detalhes para dar aquele empurrãozinho que estava faltando… 

Conhecimento Aprofundado  

A faculdade de Design de Interiores da Unoeste vai te proporcionar uma base sólida em teoria do design, história da arte e técnicas avançadas de projetos de ambientes. Certamente, você vai aprender a pensar de forma crítica e aplicar conceitos de design de maneira significativa. 

Networking  

Durante a faculdade de Design de Interiores da Unoeste, com toda a certeza você construirá uma rede de contatos valiosa, conectando-se com professores, colegas e profissionais da indústria. Essas conexões podem abrir portas para empregos e colaborações futuras. 

Portfólio Sólido  

O diploma permitirá que você trabalhe em projetos do mundo real, construindo um portfólio impressionante. Essencial para causar impacto em futuros empregadores ou clientes. Afinal, um portfólio bem feito será a vitrine do seu conhecimento, uma vez que ele mostrará tudo que você já fez!

Valorização no Mercado  

Muitas empresas preferem candidatos com diplomas, o que pode resultar em melhores salários e oportunidades de carreira, uma vez que o diploma de nível superior também é a comprovação de que você tem os conhecimentos técnicos sobre as ferramentas necessárias para mandar ver nos designs.

Mentoria Profissional 

Essa é meio óbvia, mas precisa ser dita… Na faculdade de Design de Interiores da Unoeste, você terá professores e mentores de excelência para orientá-lo. Claro, eles te ajudarão a desenvolver suas habilidades de maneira personalizada. 

Em conclusão…. Preparado para mergulhar em um universo repleto de cores, texturas e possibilidades? Com toda a certeza, os seus sonhos no mundo do Design de Interiores podem se tornar realidade! Fala sério… Investir no seu futuro nunca foi tão empolgante! Partiu, Unoeste?!  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *