Quanto tempo dura uma Faculdade de Enfermagem

Tempo de leitura: 5 minutos

Quanto tempo dura uma faculdade de enfermagem:  parte de um estetoscópio em cima de uma calendário

É possível, que você já tenha se perguntado quanto tempo uma pessoa passou estudando para desempenhar uma função. Mas, o que você e muita gente não sabe é que os profissionais que estão atuando no mercado não param de estudar nunca. Para que você entenda, o profissional que cuida de você em uma clínica ou em um hospital, passou anos estudando para ofertar inúmeros cuidados às pessoas que precisam de atenção com a saúde. A constância dos cuidados e ações realizadas em vários turnos é de responsabilidade de um enfermeiro. Esse profissional dedicou anos de sua vida na formação e com toda certeza busca aprimoramento constante. Portanto, será que você consegue dizer quanto tempo dura uma faculdade de enfermagem?

Só para ilustrar, quando você chega ao hospital ou em uma clínica, o primeiro profissional da saúde que você encontra é o enfermeiro. Ele fará tudo para que sua consulta ou procedimentos sejam realizados com a maior eficácia. Além disso, está apto para atuar nessa área após uma formação completa e bem estruturada. Para que o enfermeiro se torne um bom profissional, precisa passar por alguns anos de formação. Pois, trabalhar na área da saúde requer dedicação e muito comprometimento, já que o setor está cada vez mais em expansão. Fato confirmado durante a pandemia da Covid-1 com inúmeras contratações devido a necessidade de profissionais qualificados para atender a população. Além disso, essa área sempre é cheia de possibilidades e cada vez mais emprega profissionais.

Quanto tempo dura uma faculdade de Enfermagem?

Certamente, se você quer ser um enfermeiro, precisa fazer uma faculdade. Inclusive, durante 4 anos mergulhará no universo do cuidado e aprenderá muita coisa legal. Ah! É isso mesmo que você leu neste post. São 4 anos de formação para que a pessoa se torne um enfermeiro, seja ele integral ou noturno o curso proporcionará amplo conhecimento da área. Em outras palavras, no curso o aluno vai saber como dar assistência à todas as idades, desde um recém-nascido até um idoso. Clique aqui para conhecer mais sobre uma Faculdade de Enfermagem! Agora, se prepare para esse lindo universo de muito carinho e dedicação!

A princípio, as aulas vão ensinar tudo sobre a anatomia humana e a biologia celular. Ao mesmo tempo, aprenderá sobre a gestão do cuidado e primeiros socorros. De tal forma que ficará expert sobre os processos de saúde que envolvem crianças, homens, mulheres e idosos. Em resumo, todo o universo da enfermagem estará ali bem diante dos seus olhos.

Quer saber o mais legal? A enfermagem é um curso muito dinâmico e prático. Em outras palavras, toda a teoria será visualizada e aprofundada em laboratórios e aulas especiais. Uma vez que essas vivências são fundamentais, também irá a campo para sentir na pele a profissão. Isto é, muitas oportunidades de estágios em diversos ambientes como hospitais, unidades básicas de saúde e até projetos sociais. O que achou? Conseguiu esclarecer um pouco sobre quanto tempo dura a faculdade de enfermagem?

Disciplinas da área de enfermagem

Durante a graduação, os alunos terão inúmeras atividades e aulas relacionados com a área da saúde. Abaixo constam apenas algumas das disciplinas que o aluno terá deverá obter aprovação para que o curso chegue ao status de concluído. Confira:

– Anatomia;

– Atenção à Saúde da Pessoa e Família em Situação de Risco;

– Avaliação Clínica e Psicossocial em Enfermagem;

– Biologia, Histologia e Embriologia;

– Bioquímica;

– Epidemiologia;

– Farmacologia Aplicada à Enfermagem;

– Microbiologia, Imunologia e Parasitologia, além de outras disciplinas.

Área da enfermagem

Uma vez que a enfermagem é sinônimo de humanização e cuidado, tem habilidades que você pode levar em conta na hora de escolher a profissão. A primeira delas é o comprometimento! Logo que você está com o diploma em mãos assumirá um compromisso com a saúde e o bem-estar das pessoas. Então, se no seu dia a dia você já tem essa postura, já está no caminho!

Em seguida, a estabilidade emocional é uma habilidade preciosa. Assim como tantas outras profissões da saúde terá que lidar com situações como a morte inesperadas. Daí, é preciso não deixar a peteca cair! Isto é, dar conforto e ter empatia. Sob o mesmo ponto de vista, a comunicação é muito importante, pois você precisa saber falar com os pacientes, familiares e até com a sua equipe.

Por fim, a liderança, empatia e atualização constante são características bem positivas para quem deseja a enfermagem. E, aí, possui essas características? Agora, saiba que tudo começa na faculdade e lá que você terá uma jornada incrível em busca pelo conhecimento. Veja só!

Atuação profissional na área da enfermagem

Só para que você entenda, a área da saúde possui mais de 40 cursos em diversas modalidades em diversas modalidades e você pode escolher qual mais se encaixa com o seu perfil. São muitos avanços tecnológicos que influenciam a rotina desses profissionais. E para ajudar você a conhecer e descobrir se é realmente a carreira de enfermeiro que vai fazer com que você seja um grande profissional, separamos diversas informações sobre o curso de enfermagem. Quer saber tudo sobre um curso de enfermagem? Clique aqui, e fique por dentro de toda a estrutura oferecida por um dos melhores cursos de enfermagem do país.

Bom, se você chegou até aqui, já conseguiu muitas informaçõs sobre a carreira profissional na enfermagem. Mas lembre-se, essa áre precisa de muito estudo e não para na graduaçaõ. São inúmeras as opções de cursos de pós-graduação que são oferecidos. Quer saber quais áreas você pode se especializar? Clique no link, e confira!

Mas, olha só! Só para ajudarmos você um poquinho mais, assista ao vídeo e conheça um pouco mais sobre a carreira, o que faz esse profissional e quanto tempo dura uma faculdade de enfermagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *