Quanto tempo dura a Faculdade de Fisioterapia

Tempo de leitura: 7 minutos

Uma pessoa segurando o peso de academia com e um fisioterapeuta ao lado ajudando no exercício

Em primeiro lugar, é preciso que você entenda que a área da saúde é imensa e cheia de oportunidades. Só para ilustrar, se você estava andando pela rua e machucou o pé e por isso teve que ficar até dois meses sem trabalhar e realizar qualquer tipo de atividade. Certamente, para voltar a sua rotina normal precisará de uma ajuda. Mas, e aí, quem recorrer? O profissional que poderá ajudar você a se recuperar é o fisioterapeuta. Ele é essencial para esse processo de reabilitação. Que tal saber um pouquinho mais sobre essa atuação e quanto tempo dura a Faculdade de Fisioterapia? A propósito, essa graduação te dá muitas possibilidades que vão além dos cuidados com as lesões musculares. Confira!

Em primeiro lugar, existem alguns fatores que ajudam o mercado da fisioterapia estar sempre em alta. Por exemplo, as pessoas querem mais qualidade de vida, praticam mais esportes e estão envelhecendo mais. São três pontos muito importantes que mostram a importância dessa carreira. Em resumo, o profissional trabalha na prevenção, promoção, proteção e reabilitação de pessoas. Essa atuação pode ser em várias especialidades e em diferentes setores, públicos ou privados.

Como é o curso de Fisioterapia?

Sem dúvida, um fisioterapeuta sabe tudo sobre a anatomia dos músculos e dos ossos do corpo. Inclusive, já no primeiro termo você vai ter a matéria anatomia do aparelho locomotor, ou seja, vai saber como é e funciona as suas queridas pernas. Aliás, esse é apenas o primeiro passo, pois vai ter muita coisa legal desde biologia, química ou biotecnologia. Quer saber o mais legal? Com o passar dos termos, a fisioterapia fica mais viva e você aprende muitas formas de atuar. Afinal, a reabilitação de uma pessoa em uma piscina é bem diferente da que usa aparelhos de musculação, sabia?

Agora que você sabe dessas informações básicas sobre essa carreira e já se imaginou na profissão saiba que é legal buscar uma Faculdade de Fisioterapia de qualidade e que tenha uma estrutura top. Agora vou te contar um segredo… que tal clicar aqui e conhecer um curso top? Bacana, não acha?

Quanto tempo dura uma Faculdade de Fisioterapia?

Certamente, se você quer ser um fisioterapeuta, precisa fazer uma faculdade. Inclusive, durante 4 ou 5 anos mergulhará no universo do cuidado e aprenderá muita coisa legal. Ah! É isso mesmo que você leu neste post. São 4 ou 5 anos, o que irá definir o tempo será o período em que você escolher para os estudos. No período integral são 4 anos, já no noturno são 5 anos de formação para que a pessoa se torne um fisioterapeuta. Em outras palavras, no curso o aluno vai saber como dar assistência à todas as necessidades de cada paciente.

A princípio, as aulas vão ensinar tudo sobre a anatomia humana e a biologia celular. Ao mesmo tempo, aprenderá tudo sobre essa carreira. De tal forma que ficará apto a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e até reabilitação nos diferentes níveis de atuação da Fisioterapia no Sistema Único de Saúde (SUS). Em resumo, todo o universo da fisioterapia estará ali bem diante dos seus olhos.

Quer saber o mais legal? A fisioterapia é um curso muito dinâmico e prático. Em outras palavras, toda a teoria será visualizada e aprofundada em laboratórios e aulas especiais. Uma vez que essas vivências são fundamentais, também irá a campo para sentir na pele a profissão. Isto é, muitas oportunidades de estágios em diversos ambientes como hospitais, unidades básicas de saúde e até projetos sociais. O que achou? Conseguiu esclarecer um pouco sobre quanto tempo dura a faculdade de fisioterapia?

Mercado de Trabalho

A fim de ajudar você escolher esse curso, a atuação do fisioterapeuta é comum em hospitais, unidades de saúde, clínicas, centros de reabilitação e atendimentos em casa. Porém, ele também está presente em clubes esportivos, empresas, asilos e casas de repouso. Quem faz fisioterapia ainda pode se tornar professor em universidade. Uma área bem ampla, concorda?

Tem mais! A pessoa formada na Faculdade de Fisioterapia pode se especializar em diversas segmentos da profissão e também em áreas parceiras. Só para exemplificar, confira algumas ações:

Idosos

Antes de mais nada, saiba que estamos vivendo cada vez mais! Desse modo, a população está ficando idosa e também existe um campo para que faz o curso de fisioterapia atuar: a gerontologia. Nesse sentido, vai ajudar o pessoal da terceira idade a ter mais qualidade de vida e mobilidade!

Esporte

Logo que começa uma partida de futebol é chute para tudo quanto é lado. Mas, existem momentos que os jogadores podem dar aquela trombada e se machucarem. Nesse meio tempo, adivinhe quem está sentado lá com a equipe técnica? Isso, aí o fisioterapeuta. Em outras palavras, com o diploma na mão também poderá trabalhar na área esportiva sempre pensando no bem-estar do atleta e no desempenho da equipe.

Alongamento x trabalho

Já que você se tornará um fisioterapeuta de sucesso que tal ajudar as pessoas que trabalham horas e horas sentadas em frente ao computador? Sem dúvida, a fisioterapia do trabalho ajuda na prevenção daquelas conhecidas doenças ocupacionais. Além disso, já ouviu falar da ginástica laboral? Então, ela também pode ser feita por um fisioterapeuta.

Cérebro e movimento

Em virtude de um acidente ao saltar para nadar em um rio, uma pessoa pode machucar a medula e ficar com sérios problemas para se movimentar. Tanto para esse caso, quanto para quem tem uma doença degenerativa, o fisioterapeuta faz um importante trabalho.

Coração agradece!

Tum, tum, tum… são as batidas do coração agradecendo o trabalho do fisioterapeuta que atua desde a prevenção de doenças cardiovasculares até na recuperação de quem passou por um infarto, por exemplo. É aqui que você vai usar todo o seu conhecimento para que esse público tenha melhores condições físicas e, até mentais. Os profissionais atuam também com a recuperação de pacientes após um acidente vascular cerebral, por exemplo.

Adeus às gordurinhas!

Só para ilustrar ao fazer o curso de fisioterapia você também pode trabalhar no setor da beleza e estética. Que tal colocar toda a sua expertise para tratar a gordura localizada, a flacidez da pele e até algumas cicatrizes? Demais, não é mesmo?

Ortopedia

Essa especialidade é para quem gosta de trabalhar com os ossos literalmente…. Afinal, aqui você vai acompanhar e cuidar das disfunções causadas por doenças, traumatismos ou lesões ortopédicas.

Saúde da Mulher

A fisioterapia também é importante aliada na saúde da mulher! Você sabia que com a fisioterapia pélvica a gestante pode se preparar para o parto normal? E, tem mais, mulheres mais velhas ou até novas tem problemas de incontinência urinária que podem ser tratados com a fisioterapia. Fala verdade, se você não está ficancod cada vez mais empolgado com a área.

Confira mais informações sobre o mercado de trabalho, neste link!

Em síntese, tudo isso está atrelado a formação na área de Fisioterapia! Gostou desse conteúdo e quer saber mais sobre um curso Top? Clique aqui e confira todas mais informações sobre o curso, sobre a a estrutura e qualidade de um dos melhores cursos de Fisioterapia da país! Agora que você já sabe quanto tempo dura uma Faculdade de Fisioterapia, dê play no vídeo abaixo e confira mais detalhes dessa profissão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *