Quanto tempo dura uma faculdade de direito?

Tempo de leitura: 3 minutos

Quanto tempo dura uma faculdade de direito com mulher pele escura pensando

Só para ilustrar, já parou para pensar como seria o mundo sem leis ou regras? O termo “está tudo liberado” pode assustar um pouco. Mas, calma… O Direito está aí para estabelecer normas e dar aquela organizada na vida. Aliás, você sabia que a advocacia é uma área cheia de possibilidades de trabalho? Antes de mais nada, você precisa saber mais sobre o curso. Inclusive, uma das principais dúvidas é quanto tempo dura a Faculdade de Direito. Se liga neste post que trago essa e outras dicas bem legais!

O que vou estudar?

Ao mesmo tempo que vai mergulhar nos livros para conhecer desde a história do direito até os seus diferentes segmentos, também terá muita atividade prática. É provável que um dia você sinta na pele como ser um juiz ou até um promotor. Ah! Também pode ser o advogado de defesa ou de acusação em casos bem complexos. Como isso é possível? Por meio de audiências simuladas e, olha só… tem faculdade que tem até um Tribunal do Júri para essas atividades.

Para que você já vá se preparando pelo que vem pela frente vou te contar algumas das disciplinas que você vai estudar na Faculdade de Direito. Como a área é bem complexa, desde o início já vai aprender sobre Direito Penal ou Civil. Também terá o Tributário, Medicina Legal e Prática Jurídica Trabalhista. Se bem que essas são apenas algumas das matérias que vão proporcionar um conhecimento e tanto. Ah! Ainda tem os estágios supervisionados que lhe permitirão vivenciar a profissão e ainda ter contato com a comunidade. Sensacional, não é mesmo?

Quanto tempo dura a Faculdade de Direito?

Em resumo, você estará com o diploma em mãos após cinco anos de estudos e uma viagem impressionante pelo mundo das leis. De fato, durante a faculdade vai adquirir uma formação ampla e bem dinâmica. A sua visão sobre o mundo jurídico será crítica e, principalmente, compromissada com a sociedade. Isto é, com tudo o que você aprender poderá fazer a diferença na vida das pessoas e ajudá-las de muitas formas. Veja aqui como é uma Faculdade de Direito!

Direito sentido na pele!

Por certo, entender o Direito em sua essência é muito importante, entretanto, a prática te dá algo fundamental que experimentar as situações. Isso porque, vivenciar a advocacia te ajudará a ter uma carreira sucesso! Mas se você tem outro foco, não se preocupe! Tudo o que fizer na Faculdade de Direito te ajudará a chegar aonde deseja.

Nesse sentido, é importante ter contato com a comunidade que pode ser por meio de um Escritório Piloto. Só para ilustrar, nesse espaço terá a chance de colocar em prática as áreas cível e criminal. Enquanto a primeira envolve o direito de família, sucessório e das obrigações. Também é no cível os segmentos contratual, de empresas e das coisas. Já a segunda área está ligada ao que entendemos como crime. Só para exemplificar, é aquilo que está na lei penal.

Além disso, tem Faculdade de Direito que possui parceiras em prol do conhecimento. Isso quer dizer conhecer de perto o trabalho de órgãos públicos como o Tribunal Regional do Trabalho até de empresas privadas e escritórios de advocacia.

Possibilidades do Direito

De fato, ao terminar uma Faculdade de Direito você receberá o diploma de bacharelado. Inclusive, pode tentar concursos públicos ou seguir na advocacia prestando o Exame da Ordem dos Advogados, a conhecida OAB. Para você ter uma ideia, vou listar aqui alguns campos de atuação do Direito:

  • Ambiental;
  • Civil;
  • Comercial;
  • Digital;
  • Penal;
  • Contratual;
  • Tributário
  • Diplomacia;
  • Promotoria;
  • Defensoria Pública.

Gostei! Quero fazer Direito!

Agora que você já sabe quanto tempo dura uma Faculdade de Direito e já conhece mais detalhes sobre o curso que tal começar a estudar? Clique aqui para saber como funciona o vestibular de uma universidade de qualidade! Aliás, aperte o play para ter uma dose extra de Direito. Confira!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.