Realidade aumentada une os mundos real e virtual

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Realidade aumentada está no Pokémon Go jogado por uma jovem no celular

É provável que você já usou o Google 3D no celular para ver dinossauros ou ursos em sua sala, não é mesmo? Afinal, esse recurso viralizou e se tornou diversão com o isolamento social causado pela pandemia. Essa interação acontece graças à realidade aumentada (RA), que junta os mundos virtual e real. Dessa maneira, a realidade aumentada pode ser mais do que diversão! Aliás, ela é importante para outras áreas desde a educação, cotidiano até a medicina.

Uma vez que agora você sabe o que é a realidade aumentada, saiba a diferença dela e da realidade virtual. Só para ilustrar, a primeira tem a sigla AR (Augmented Reality) e muda a realidade no ambiente em que você está. Já a realidade virtual está ligada somente aos cenários virtuais onde você pode interagir. Em seguida, confira um pouquinho de como a realidade aumentada está presente no dia a dia.

Diversão

Sem dúvida, você e a torcida do Flamengo já andou por aí caçando monstrinhos com o seu celular! Aliás, o Pokémon Go é uma febre e é um ótimo exemplo de jogo que usa a realidade aumentada. E que tal batalhar contra criaturas e feitiços? Essa é a ideia do game Harry Potter: Wizards Unite que também usa a AR para a diversão. E tem mais! Você pode aproveitar os filtros de AR para gravar seus vídeos ou fotos no Instagram e no TikTok.

Educação

Imagine só, você está em aula de biologia sobre o corpo humano. Daí tem um coração batendo bem na sua frente para você conhecer todas as artérias e como esse órgão funciona! Essa experiência fantástica é possível com a realidade aumentada. Outra forma de aprender são cards com QR Code. Você lê esse código com o celular e consegue enxergar conteúdos extras. Em resumo, a realidade aumentada aproxima o aluno do conteúdo e torna as informações mais atraentes!

Saúde

Essa mistura dos mundos real e virtual pode beneficiar a saúde das pessoas e ajudar no tratamento de fobias também! Só para exemplificar, você tem pavor de aranhas, ratos ou baratas? Com a realidade aumentada é possível fazer o tratamento desses medos usando óculos especiais ou celular. Aliás, se você já assistiu Grey’s Anatomy ou Good Doctor com certeza já viu as simulações de cirurgia ou estudos de casos. Essas e outras situações usam a realidade aumentada e também já ultrapassaram a ficção.

Cotidiano

No momento em que você resolve fazer uma tatuagem, fica com muitas dúvidas, principalmente se ela vai ficar legal ou não. Agora, imagine usar um aplicativo para visualizar como ela vai ficar no local que escolheu? Isso hoje é possível por meio da realidade aumentada. Do mesmo modo que você queira saber de onde vem a alface que compra no mercado. É só apontar para o QR Code que terá as informações ali ao seu alcance.

E aquela música internacional que você adora, mas não sabe o significado? Com o app do Google Tradutor é possível escanear a letra e ter a sua tradução. Enfim, são diversas as situações em que a realidade aumentada está presente.

Seja expert!

Quer saber tudo sobre a realidade aumentada e estar por traz dessa tecnologia? Você pode fazer uma graduação na área de informática que dá conhecimentos bem aprofundados do assunto. Então clique nos seguintes cursos para saber mais: Ciência da ComputaçãoSistemas de InformaçãoAnálise e Desenvolvimento de SistemasJogos Digitais. Mas se você já é da área e quer se especializar? Então veja as oportunidades aqui.

Ah! Outra dica interessante é estudar em uma instituição que tem bons conceitos no MEC. Acesse esse post para entender mais sobre esse tema. Conheça também outras possibilidades de graduação em uma das melhores universidades do estado de São Paulo clicando aqui.

2 Comentários


  1. Que bacana… Agradecemos a sua visita e o seu comentário! Nosso Blog sempre tem novidades, acompanhe sempre que quiser. Abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *