Saiba mais sobre o que é a enfermagem

Tempo de leitura: 6 minutos

O que é enfermagem com profissional segurando paciente pelas mãos

O que um profissional da área da saúde tem na sua essência? O cuidado com as pessoas! Quer saber o mais legal? A enfermagem é uma dessas carreiras. Só para ilustrar, quantas vezes você foi atendido por um enfermeiro? Acredito que várias vezes, pois o enfermeiro é essencial! Geralmente, é ele quem acolhe e faz os primeiros atendimentos em uma unidade de saúde. Inclusive, preparei esse post especial para que você saiba tudo sobre o que é a enfermagem.

Habilidades para seguir na área da enfermagem

Uma vez que a enfermagem é sinônimo de humanização e cuidado, tem habilidades que você pode levar em conta na hora de escolher a profissão. A primeira delas é o comprometimento! Logo que você está com o diploma em mãos assumirá um compromisso com a saúde e o bem-estar das pessoas. Então, se no seu dia a dia você já tem essa postura, já está no caminho!

Em seguida, a estabilidade emocional é uma habilidade preciosa. Assim como tantas outras profissões da saúde terá que lidar com situações como a morte inesperadas. Daí, é preciso não deixar a peteca cair! Isto é, dar conforto e ter empatia. Sob o mesmo ponto de vista, a comunicação é muito importante, pois você precisa saber falar com os pacientes, familiares e até com a sua equipe.

Por fim, a liderança, empatia e atualização constante são características bem positivas para quem deseja a enfermagem. E, aí, possui essas características? Agora, saiba que tudo começa na faculdade e lá que você terá uma jornada incrível em busca pelo conhecimento. Veja só!

Primeiros passos: a faculdade

Certamente, se você quer ser um enfermeiro, precisa fazer uma faculdade. Inclusive, durante 4 anos mergulhará no universo do cuidado e aprenderá muita coisa legal. Em outras palavras, vai saber como dar assistência à todas as idades, desde um recém-nascido até um idoso. Clique aqui para conhecer mais sobre uma Faculdade de Enfermagem! Agora, se prepare para esse lindo universo de muito carinho e dedicação!

A princípio, as aulas vão ensinar tudo sobre a anatomia humana e a biologia celular. Ao mesmo tempo, aprenderá sobre a gestão do cuidado e primeiros socorros. De tal forma que ficará expert sobre os processos de saúde que envolvem crianças, homens, mulheres e idosos. Em resumo, todo o universo da enfermagem estará ali bem diante dos seus olhos.

Quer saber o mais legal? A enfermagem é um curso muito dinâmico e prático. Em outras palavras, toda a teoria será visualizada e aprofundada em laboratórios e aulas especiais. Uma vez que essas vivências são fundamentais, também irá a campo para sentir na pele a profissão. Isto é, muitas oportunidades de estágios em diversos ambientes como hospitais, unidades básicas de saúde e até projetos sociais.

Atuação na enfermagem

Uma vez que você está com o diploma em mãos, saiba que a enfermagem te dará muitas possibilidades de atuação. Separei para você os principais segmentos da enfermagem, confira!

Geral

Com toda a certeza, o enfermeiro geral tem presença garantida nas clínicas e hospitais. Nesse sentido, o seu trabalho consiste no atendimento dos pacientes desde a emergência até os que precisam de cuidados básicos. Quer mais? Você poderá contribuir com a realização de exames e prestar assistência em procedimentos como cirurgias.

Saúde Coletiva

Por certo, a enfermagem também é importante na saúde coletiva. Só para ilustrar, uma unidade básica de saúde do seu bairro verifica que existem muitos casos de hipertensão. Nesse sentido, o enfermeiro pode desenvolver programas de conscientização da doença e ensinando a comunidade a se cuidar em casa.

Obstétrica

Em suma, essa área da enfermagem é dedicada ao cuidado de gestantes, mamães e recém-nascidos. Aliás, a enfermeira obstetra também pode ajudar com o pré-natal e os partos natural e normal.

Resgate

Nesse segmento, a ideia é ajudar no atendimento e no cuidado de pacientes que estão nas suas casas ou que sofreram acidentes. Só para exemplificar, já encontrou alguma ambulância em uma festa? Então, o enfermeiro de resgate faz parte dessa equipe que está preparada para situações de emergência.

Trabalho

De fato, muitas empresas possuem um setor chamado medicina do trabalho. Nesse sentido, o enfermeiro do trabalho faz parte dessa equipe! Ele atende os funcionários e até auxilia nos primeiros socorros de acidentes de trabalho. Quer uma outra função para esse profissional? Desenvolver campanhas de prevenção e de conscientização aos colaboradores.

Gestão de Enfermagem

Se você chegou até aqui, já deu para perceber o que é a enfermagem, não é mesmo? Aliás, outra possibilidade é ser gestor de enfermagem. Com toda a certeza, você pode liderar uma equipe de profissionais, ser responsável pelos medicamentos e até cuidar da parte operacional!

Pesquisa

Do mesmo modo, as áreas do ensino e da pesquisa científica são alternativas para quem tem interesse em continuar os estudos ou até integrar centros de pesquisa.

Enfermagem x empreendedorismo

Quer saber o mais legal? Já ouviu falar sobre empreendedorismo na enfermagem? Você sabia que o enfermeiro tem se dedicado mais a entender sobre gerenciar sua própria carreira? Isso porque, recentemente, o Conselho Federal de Enfermagem regulamentou o funcionamento dos consultórios e clínicas de enfermagem. Com isso, esses profissionais estão autorizados a atuarem de forma autônoma, ampliando o atendimento no âmbito individual, coletivo e domiciliar.

Gostei! Quero fazer Enfermagem!

Surpreendentemente você descobriu ao longo desse post sobre o que é a enfermagem! Em resumo, é uma profissão que tem em sua essência a dedicação e o cuidado com os pacientes. Um olhar humanizado também é uma característica marcante do enfermeiro que lida com vidas, histórias e pessoas!

Certamente, para que você atue com excelência precisa de uma formação top. Por isso, vou te dar algumas dicas na hora de escolher uma faculdade de enfermagem.

  • Busque uma instituição que tenha um curso reconhecido pelo MEC. Isso significa que você pode estudar com toda a tranquilidade, pois ao final receberá um diploma que será bem visto pelo o mercado.
  • Tradição no ensino. Sem dúvida, estudar em uma universidade que já formou milhares de profissionais traz uma segurança a mais. Ainda mais se você encontrar ex-alunos da sua faculdade bem colocados no mercado.
  • Investimento constante. É claro que a cada ano surgem novidades e novas formas de ensinar. Não dá para ficar parado no tempo, né! Por isso, tenha em mente uma faculdade que ousa nas maneiras de proporcionar o aprendizado ao seu aluno. O que isso quer dizer? Muita tecnologia, laboratórios de ponta e estruturas diferenciadas. Aliás, clique aqui para conhecer uma faculdade de enfermagem referência.

Quer mais informações sobre o que é a enfermagem? Aperto o play!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.